1. Início
  2. / Economia
  3. / Obras para construção de ferrovias da Vale deverão criar 1,8 mil empregos no ES
Localização ES Tempo de leitura 2 min de leitura

Obras para construção de ferrovias da Vale deverão criar 1,8 mil empregos no ES

Escrito por Kelly
Publicado em 30/07/2020 às 14:14
Obras para construção de ferrovias da Vale deverão criar 1,8 mil empregos no ES
Malha ferroviária/ Divulgação

Vale renova contratos de ferrovias no ES e obras para construção de trecho Cariacica-Anchieta deve gerar muitos empregos no estado

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou ontem (29/07) a renovação da concessão de duas ferrovias administradas pela Vale: Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e na Estrada de Ferro Carajás (EFC). O investimento da mineradora é avaliado em cerca de R$ 21 bilhões e o ES deverá ser beneficiado com a geração de muitos empregos com as obras.

Veja também outras notícias

As expectativas é que a construção e as contratações para as obras da Ferrovia Litorânea Sul comecem entre o final de 2021 e o início e 2022.

O documento assinado com a Vale prevê R$ 3,2 bilhões para a construção de 383 quilômetros da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e um novo trecho de Cariacica a Anchieta (ES), que está incluído no projeto de viabilização do Porto de Ubu.

“A Litorânea Sul será um grande instrumento para o desenvolvimento do ES”, disse o governador do ES, Renato Casagrande.

Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, “é a consolidação de uma solução inovadora de fazer ferrovia no Brasil sem a utilização de recursos públicos. O investimento cruzado, utilizando outorgas de concessões ferroviárias, é uma das principais estratégias do Governo Federal para dobrar a participação desse modo na matriz de transportes nacional. Estamos mostrando que a restrição orçamentária não será um impeditivo para desenvolvermos a infraestrutura do país.”

As ferrovias EFC e EFVM são consideradas as mais seguras do Brasil e líderes em desempenho ambiental, de acordo com avaliação realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Governador do ES comemora ferrovia da Vale e afirma que projeto irá estimular desenvolvimento da estado

O Governador do Espírito Santo afirmou que o trecho Anchieta será primeiro passo para linha ferroviária moderna até o Rio de Janeiro. De acordo com ele, as obras irão trazer mais desenvolvimento para o ES e estimular operações de outras empresas, além da Vale.

“Desde o início do nosso mandato, estamos buscando a melhoria da nossa infraestrutura para que o Espírito Santo seja um estado mais competitivo, gerando renda e empregos para os capixabas”, acrecentou Casagrande.

Kelly

Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos