Obras da Termoelétrica em Macaé da Shell e Mitsubishi já estão preparando o terreno do CLIMA

Macaé Termoeletrica Mitsubishi Shell vagas

O CLIMA está preparando o terreno para implementação das termoelétricas em Macaé que serão geridas pela joint venture que inclui a Shell e outras prestadoras de serviços

O Complexo Logístico e Industrial de Macaé (CLIMA) têm seu ponta pé inicial e as máquinas já estão na localidade executando os trabalhos para preparar a locação e o canteiro de obras. Este empreendimento se trata  da implementação da Usina Termoelétrica Marlim Azul, que foi orçado em 2 bilhões de reais pela joint venture formada entre as empresas, Mitsubishi, Pátria Investimentos e Shell, conforme publicamos  no dia 12 de fevereiro aqui.

Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu  a licença de instalação deste projeto em Macaé em 2018, permitindo que a prefeitura da cidade já deliberasse também o alvará. 

Com este marco, todas as especulações sobre a instalação ou não do empreendimento na cidade a partir de hoje(22) “caem por terra”, o projeto já começou para gerar um novo portfólio de campos de gás no município.

A EBTE Engenharia é quem detém estes 6 milhões de áreas sob licenciamento ativo em sua responsabilidade, porque além deste projeto,  ainda haverá a instalação de mais 2 termoelétricas, um heliponto para embarque e desembarque de aeronaves está incluso também.

Após a preparação do terreno, efetivamente em março, as obras de estrutura da termoelétrica em Macaé irão iniciar, com término previsto para 31 de dezembro de 2021.


O gás produzido pela Shell virá de seus ativos da Bacia de Campos. A empresa diz em nota que a capacidade para geração de energia poderá abastecer confortavelmente 12 milhões de pessoas.

Este empreendimento “puxará” outros em Macaé

O início da operação das máquinas marca também a viabilização da construção da Transportuária, estrada que conectará a RJ 168 (Estrada da Serra) até a RJ 106, no trecho do São José do Barreto, cortando ao meio as terras do CLIMA.

Através desta nova rota, a EBTE Engenharia viabiliza também a construção do Tepor – Terminal Portuário de Macaé, cuja licença prévia deve ser emitida pelo Inea nas próximas

Fiquem atentos ao Click Petróleo e Gás, já estamos conversando com algumas pessoas “ligadas diretamente”  ao setor. Quando houverem contratações em massa para estes empreendimentos, avisaremos em primeira mão. Ativem as notificações e sigam-nos nas redes sociais para que sejam notificados.

Curso de Salvatagem + HUET

Paulo Nogueira

About Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.