Os novos navios-tanque serão integrados a frota atual da Petrobras que atualmente conta com 20 embarcações que realizam cerca de 1.800 offloadings por ano
Petrobras informa nesta quinta-feira, que o navio Eagle Petrolina, a primeira de quatro embarcações contratadas, deixou a Coreia do Sul neste dia (4/6), onde realizou testes em alto mar, para navegar até Singapura, onde será entregue à estatal. Petrobras terá que rebatizar o campo de Lula
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O primeiro de quatro navios contratados para atender à demanda de longo prazo em operações de offloading – escoamento de óleo das plataformas será recebido pela Petrobras no dia 14/06/2020.
De acordo com a Petrobras, a previsão é que o navio chegue ao Brasil no início de julho para operar na Bacia de Santos. As demais embarcações serão entregues em julho, agosto e outubro. No início do ano, a estatal contratou mais três navios-tanque, com entrega prevista para 2022.
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Os novos navios-tanque serão integrados a frota atual da estatal que atualmente conta com 20 embarcações que realizam cerca de 1.800 offloadings por ano.
“Com a alta produtividade apresentada pelos campos do pré-sal, estamos investindo e preparando nossa infraestrutura logística para o aumento da produção de petróleo nos próximos anos. É fundamental sermos competitivos e a logística tem papel essencial interligando, com eficiência, os diversos elos da cadeia produtiva”, destaca André Chiarini, diretor de Logística.
A capacidade atual de escoamento das plataformas é de 2.067 mil bbl/dia e aumentará para 2.262 mil barris de petróleo dia em 2022.
Sobre o navio Eagle Petrolina construído para afretamento Petrobras
A Eagle Petrolina foi construída na Samsung Heavy Industries (SHI), na Coreia do Sul, onde suas três irmãs estão atualmente em construção e devem ser entregues ainda este ano.
Com capacidade de armazenamento de 1 milhão de barris de petróleo, o Eagle Petrolina foi projetado sob medida para a Petrobras pela AET. O navio é do tipo Suezmax Dynamic Positioning (DP2), com propulsores de alta potência e sistema de posicionamento dinâmico.
Esse mecanismo permite estabilizar o navio de forma automática para que ele fique parado enquanto recebe o petróleo escoado dos tanques das plataformas, garantido a segurança e aumentando a eficiência da operação.