O Porto de Itapoá, em Santa Catarina, se tornou o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar RTGs (guindastes móveis sobre pneus) por controle remoto. Através de um investimento de mais de 25 milhões de dólares, o porto adquiriu 10 equipamentos que serão controlados remotamente com maior agilidade e segurança para os colaboradores.
Em maio de 2022, o Porto de Itapoá recebeu os primeiros equipamentos, enquanto a segunda leva foi programada para novembro do mesmo ano. Esses guindastes têm capacidade para empilhar até seis contêineres e são híbridos, com consumo de combustível três vezes menor do que um RTG convencional movido a diesel.
Contudo, o porto de Itapoá adquiriu um Portêiner (guindaste que movimenta contêineres entre o cais e o navio) com uma lança com 70 metros de alcance avaliado em 11 milhões de dólares. O Terminal possui já seis portêineres, sendo 4 com 55 e dois com 65 metros de lança.
Os novos RTGs são parte de uma estratégia global da ZPMC para modernizar os terminais operacionais. Segundo Sérgio Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações Portuárias, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, “já estamos capacitando os operadores que vão trabalhar nestas máquinas e também preparando a sala onde eles passarão a trabalhar”.
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Para complementar as novas tecnologias adquiridas pelo Porto de Itapoá, chegará em março deste ano um scanner móvel para inspeção de contêineres adquirido por cerca de 10 milhões de reais. Em 2022, o porto adquiriu duas empilhadeiras Reach Stacker com capacidade para movimentar 45 toneladas. Para finalizar as aquisições recentes, foram adquiridos nove caminhões terminal tractors (TTs), fabricados pela Rucker, capazes de carregar 65 toneladas cada.
Com essas aquisições tecnológicas modernas, é possível concluir que o Porto de Itapoá tem se tornado referência na América do Sul quando se trata de inovação. A expectativa é que todos esses equipamentos contribuam para melhorias significativas na operação logística do porto resultando em maior agilidade e segurança para os trabalhadores.
Porto Itapoá
O Porto de Itapoá, localizado no litoral norte de Santa Catarina, é considerado um dos mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina, completando oito anos de operação em junho deste ano. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) classifica-o como um dos maiores e mais importantes do país na movimentação de cargas conteinerizadas.
Vale lembrar que o Porto de Itapoá é um dos portos mais privilegiados do Brasil devido à sua localização privilegiada na Baía da Babitonga. As águas calmas e profundas da região permitem que embarcações de grande porte atraquem com facilidade no local, trazendo segurança e agilidade para os importadores e exportadores que atuam nos diversos segmentos empresariais.
Com seu moderno terminal de contêineres, o Porto de Itapoá tornou-se palco da rota marítima internacional entre o Brasil, a América do Sul e a Europa. Desse modo, possui infraestrutura completa para movimentação de cargas gerais, como minério de ferro, soja, fertilizantes, cimento, açúcar e outros produtos sólidos.
De acordo com os últimos dados apresentados pela ANTAQ, o Porto de Itapoá tem movimentado em média 1 milhão de TEUs (unidades equivalentes a contêineres) por ano desde 2013. Nos últimos 12 meses até maio do ano passado, passaram pelo porto 888 mil TEUs. O número é 18% superior ao registrado durante igual período do ano anterior (2018).
O Porto de Itapoá também vem investindo na modernização da infraestrutura para oferecer serviços cada vez mais ágeis e competitivos. Recentemente, foram construídos novos galpões logísticos para armazenamento de mercadorias, além da ampliação da plataforma de manobras para embarcações de maior porte.
Atualmente, o porto conta com duas berçarista para recebimento das embarcações – uma delas é dotada dos modernos sistemas de amarração rápida “Tween Deck”; três guindastes hidráulicos com capacidade para içar até 52 toneladas; três grupos geradores; três guindastes elétricos; dois auxiliares mecânicos; além dos equipamentos necessários à operação normal dos terminais.
Outra vantagem do Porto de Itapoá é estar próximo à BR 101 – rodovia que liga São Paulo a Curitiba – possibilitando uma melhor conectividade com as principais cidades do estado e facilitando o escoamento das cargas transportadas pelas embarcações que atracam no local.
Além disso, o Porto de Itapoá é reconhecido internacionalmente por ter obtido a certificação ISO 14001:2015 que avalia os compromissos socioambientais do terminal catarinense. Com essa certificação, o porto mantém rigorosamente as diretrizes estabelecidas pela ANTAQ quanto à preservação ambiental do litoral norte catarinense durante as operações realizadas no local.
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