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O plano da nova ferrovia e rodovia que vai oferecer a oito nações uma rota 40% mais rápida

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 06/06/2025 às 15:46
IMEC: a nova ferrovia e rodovia da Índia à Europa que se propõe a desafiar a China no comércio global
IMEC: a nova ferrovia e rodovia da Índia à Europa que se propõe a desafiar a China no comércio global

Anunciado no G20, o Corredor Econômico Índia-Oriente Médio-Europa (IMEC) é um ambicioso plano multimodal. Conheça sua arquitetura, seus parceiros estratégicos e os desafios para sua concretização.

Um ambicioso plano para criar uma nova ferrovia e rodovia para ligar a Índia à Europa, atravessando o Oriente Médio, foi lançado. O Corredor Econômico Índia-Oriente Médio-Europa (IMEC) é uma iniciativa geoeconômica que busca transformar o comércio global e fortalecer laços estratégicos entre os países participantes.

Lançado na Cúpula do G20 de 2023, o projeto visa ser uma alternativa à Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) da China. Este artigo explora os detalhes do IMEC, sua arquitetura, os parceiros envolvidos, os desafios e o futuro desta que pode ser uma das mais importantes rotas comerciais do século.

O que é o IMEC? O plano para uma nova artéria comercial ligando três continentes

O IMEC é um corredor multimodal de transporte, energia e dados. Seu memorando de entendimento foi assinado por Índia, EUA, Arábia Saudita, União Europeia, Emirados Árabes Unidos, França, Alemanha e Itália. A iniciativa faz parte da Parceria para Infraestrutura e Investimento Global (PGII), um esforço do G7 para contrapor a BRI chinesa.

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Os objetivos do IMEC são ambiciosos. Busca-se aumentar a eficiência, reduzir custos e tempos de trânsito, e garantir a estabilidade das cadeias de suprimentos. Além disso, visa fomentar a cooperação econômica, gerar empregos, promover a segurança energética e impulsionar a transformação digital.

Muito mais que uma nova ferrovia e rodovia

IMEC a nova ferrovia e rodovia da Índia à Europa que se propõe a desafiar a China no comércio global

Embora o foco seja em uma nova ferrovia e rodovia, a arquitetura do IMEC é mais complexa e integrada, com quatro pilares:

Pilar de transporte terrestre: Prevê a criação de uma rede de ferrovias e estradas que conectará os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Jordânia e Israel, com trens de carga de alta velocidade.

Pilar marítimo: Inclui a modernização e o desenvolvimento de portos estratégicos, como Vadhavan na Índia, Jebel Ali nos EAU e Haifa em Israel, além de portos europeus.

Pilar de energia: Planeja a construção de dutos para exportação de hidrogênio verde e cabos para interconectar redes elétricas entre os continentes.

Pilar digital: Inclui cabos de dados de alta velocidade e fibra óptica, como o sistema Blue-Raman, para aumentar a conectividade e a cibersegurança.

Uma aliança estratégica para um novo equilíbrio global

O IMEC é amplamente visto como uma alternativa apoiada pelo Ocidente à Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) da China. O corredor busca promover uma abordagem baseada em regras para o desenvolvimento de infraestrutura, com mais transparência e sustentabilidade financeira.

Para os principais atores, os interesses são estratégicos:

  • Índia: Busca impulsionar exportações e fortalecer sua imagem como ator global.
  • Estados Unidos: Visa contrabalançar a influência da China no Oriente Médio.
  • União Europeia: Busca diversificar rotas comerciais e reduzir a dependência da China.
  • Arábia Saudita e EAU: Veem uma oportunidade para diversificar suas economias.

O status do projeto em 2025 e os próximos passos para a nova ferrovia e rodovia

Apesar dos desafios, o engajamento diplomático com o IMEC continua. Um acordo-quadro entre Índia e EAU foi assinado em fevereiro de 2024 para cooperação no corredor, com foco em logística e portos. Outros países, como Itália e França, nomearam enviados especiais para o projeto.

As crises regionais, como os ataques Houthi no Mar Vermelho, embora tenham desacelerado algumas negociações, também reforçaram a necessidade estratégica de rotas alternativas como o IMEC. A iniciativa se alinha a outros esforços globais, como a Parceria para Infraestrutura e Investimento Global (PGII) do G7. O avanço do corredor, embora ainda em fase de planejamento, continua sendo uma prioridade para seus membros.

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Bruno Teles

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