Assinado por Alessandra Morais | Diretora Técnica, de Segurança e Qualidade da Atlas Schindler
Em um mundo cada vez mais verticalizado, elevadores e escadas rolantes tornaram-se elementos indispensáveis para a locomoção diária. Mais de 2 bilhões de pessoas utilizam elevadores diariamente no mundo, e esse número só tende a crescer. Embora seja uma indústria invista em tecnologias avançadas, a garantia de uso seguro dos equipamentos não reside apenas nos fabricantes, instaladores ou empresas de manutenção, mas também nos passageiros.
Dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de 2022 indicam que cerca de 20% dos incidentes com elevadores no Brasil são causados por mau uso. Isso significa que 1 em cada 5 poderia ser evitado se os passageiros seguissem práticas seguras de utilização. O indicador ressalta a importância de campanhas educativas e ações de conscientização para promover a segurança no país. Adotar medidas simples faz toda a diferença, como por exemplo:
1. Atenção aos avisos e instruções: Leia e siga as placas de sinalização e orientações nos equipamentos. Também é indicado observar a fila e aguardar sua vez tanto para o elevador quanto para a escada rolante.
- Maior motor do mundo é do tamanho um prédio de três andares e 108.920 cavalos de potência — Potência equivalente a 1200 carros populares
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
2. Respeite a capacidade máxima indicada: Esteja atento ao limite de carga indicado, seja no elevador ou na escada rolante, para evitar paradas repentinas dos equipamentos.
3. Use o elevador sempre: se você estiver carregando algum objeto como caixas, malas, carrinhos de bebê e de mercado ou similares, nunca a escada rolante.
4. Cuidado ao embarcar e desembarcar: Aguarde que as pessoas saiam antes de entrar na cabina ou que estejam no degrau acima, na escada rolante. Isso evita possíveis tropeços ou quedas.
5. Comportamento responsável: Evite atitudes arriscadas nesses arquivos, pode ser perigoso em qualquer idade.
6. Elevador não é brinquedo: Adultos são responsáveis pelas crianças. É papel deles orientar os pequenos na utilização correta, sem brincadeiras que podem ser perigosas. Além disso, crianças menores de 10 anos não devem usar o elevador ou a escada rolante sozinhas.
7. Comunicação em caso de problemas: Ao detectar qualquer situação incomum, acione imediatamente o botão de emergência ou entre em contato com a equipe de manutenção. Não tente resolver a questão por conta própria.
8. Não interrompa o fechamento da porta ou degrau com objetos não permitidos: Chame o elevador ou espere pacientemente na escada rolante, contribuindo para a eficiência operacional e um fluxo suave de passageiros.
Em situações de passageiros retidos no elevador, os síndicos e porteiros podem seguir os procedimentos recomendados:
- Tranquilize os passageiros, informando que o resgate ou o profissional da manutenção já foi acionado.
- A cabina do elevador é segura e com saídas de ar, não permite a saída de passageiros sem auxílio.
- Aguarde a chegada do técnico ou Profissional do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.
- Em situações de falta de energia, evite realizar intervenções técnicas nos equipamentos.
Além disso, investir em uma manutenção periódica de qualidade e modernização no tempo certo é crucial para garantir a segurança dos usuários. Essas práticas, além de prevenir acidentes e falhas, aumentam a vida útil dos equipamentos, reduzem custos e consumo de energia, melhoram o desempenho e a estética, valorizam o patrimônio e benefícios para a sustentabilidade.
Portanto, a segurança de elevadores e escadas rolantes é responsabilidade compartilhada. Ao seguir as práticas indicadas, os passageiros desejam um ambiente mais seguro e eficiente.