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Início O motor de hidrogênio de 563 CV e 650 NM que bate recordes: novo tipo de combustão e potência inédita

O motor de hidrogênio de 563 CV e 650 NM que bate recordes: novo tipo de combustão e potência inédita

5 de maio de 2024 às 16:26
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Descubra o motor de hidrogênio Bosch de 563 CV! Eficiência e potência inédita sem emissões. Saiba mais sobre o futuro da mobilidade sustentável

Descubra o motor de hidrogênio Bosch de 563 CV! Eficiência e potência inédita sem emissões. Saiba mais sobre o futuro da mobilidade sustentável

Os planos para o futuro das companhias automotivas têm o hidrogênio verde como horizonte. É por isso que todas as iniciativas e avanços tecnológicos se concentram em gerar maior rendimento e eficiência para substituir os combustíveis fósseis. Neste contexto, a empresa Bosch planeja para este ano o lançamento de seu motor de hidrogênio de 563 CV de potência.

As companhias de automóveis estão em competição para liderar o mercado com veículos que ofereçam conforto, velocidade e potência sem emissões de carbono. Por sua vez, Toyota, BMW e Honda já contam com modelos elétricos a bateria, hidrogênio e gasolina híbridos.

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Agora, a marca Bosch, junto com Ligier, trabalham no lançamento, para o final deste 2024, do Ligier JS2 RH, um protótipo de motor de hidrogênio com uma potência superior ao modelo anterior, o Ligier JS2 R, com um motor V6 biturbo de 3.0 litros. Aqui você pode obter mais informações.

Ligier JS2 RH

Esta revolucionária inovação apresentada na CES deste ano pretende consolidar o motor de hidrogênio para o futuro como uma excelente alternativa à combustão de recursos fósseis, superando em potência e resistência os motores convencionais e com zero emissões.

Antecedentes ao motor de hidrogênio 3.0

Os projetos das automotivas baseados em motor de hidrogênio vêm se superando ano a ano. No início deste século, a BMW foi uma das pioneiras ao lançar no mercado o 750hL, série 7 com um motor V12 com combustão a gasolina ou hidrogênio e com uma engenharia única.

Esta frota de veículos oferecia uma autonomia de hidrogênio de até 400 km e depois poderia continuar com gasolina. No entanto, não se mostrou tão bem-sucedida pela dificuldade de encontrar uma estação de abastecimento que oferecesse ambos os serviços, somado ao alto custo do veículo.

Felizmente, vinte anos depois, já podemos ver nas estradas e cidades automóveis elétricos, com motor de hidrogênio e híbridos com gasolina, e se adicionaram maior quantidade de estações de abastecimento aptas para cada tipo de demanda.

Bosch e Ligier revolucionam as pistas

O projeto conjunto das firmas Bosch Engineering e Ligier Automotive agora consiste em lançar um protótipo baseado no Ligier JS2 R de competição, apresentado no ano passado para o centenário das 24 horas de Le Mans.

Esta inovação otimiza o modelo anterior oferecendo 240 CV mais que os motores a gasolina e os responsáveis pelo projeto afirmam que com este protótipo pretendem demonstrar que o motor de hidrogênio pode ser tão ou mais competitivo utilizando energia sustentável.

O presidente da Ligier, Jacques Nicolet, afirmou que o maior desafio do protótipo foi manter uma combustão ininterrupta equilibrada e sem pré-ignição em uma situação de demanda constante e a altas rotações como se espera em uma corrida esportiva.

O motor de hidrogênio da Bosch que entrega 563 CV de potência e 650 NM demonstra que se pode ser respeitoso com o planeta ainda em circunstâncias de alta competição.

Ligier JS2 RH. Fonte: Ligierautomotive

Perspectiva de futuro para o motor de hidrogênio

Segundo o CEO do gigante alemão, os projetos para o futuro próximo os encontram trabalhando em um motor de hidrogênio capaz de transformar o combustível diretamente em energia sem necessidade da conversão em eletricidade prévia.

Esta inovação poderia estar disponível a curto prazo, enquanto que, paralelamente, se começam as estruturas necessárias para abastecer com combustível ao motor de hidrogênio e existam mais estações de abastecimento ao alcance do consumidor.

Enquanto isso, ainda a competição está nas mãos dos motores elétricos e híbridos com gasolina e hidrogênio que são as respostas mais confiáveis à substituição de emissões de carbono. Comprovada sua eficiência nas pistas, espera-se que o motor de hidrogênio seja produzido em grande escala em paralelo ao aumento de surtidores de energia verde.

Fonte: Ligierautomotive

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