O propulsor turbo flex que equipa o novo Renault Kardian foi o grande vencedor na categoria Combustão da 58ª edição do prêmio “Carro do Ano Autoesporte”, um dos mais importantes da indústria nacional.
O mercado automotivo brasileiro conheceu no final de 2024 o grande vencedor de uma de suas premiações mais prestigiadas. O Renault 1.0 TCe Horse foi eleito o motor a combustão do ano de 2025 no prêmio “Carro do Ano”, organizado pela revista Autoesporte. A consagração do motor, que equipa o recém-lançado Renault Kardian, representa um marco para a fabricante francesa no Brasil.
O prêmio é significativo não apenas pela excelência em engenharia, mas também por quebrar um longo jejum da marca. Há 25 anos a Renault não conquistava uma distinção nesta categoria de motores, o que posiciona a empresa novamente como uma referência em inovação de powertrain. O sucesso é compartilhado com a Horse Powertrain, a desenvolvedora do motor.
A consagração na premiação “Carro do Ano Autoesporte 2025”
O anúncio oficial foi feito pela Renault em 27 de novembro de 2024, um dia após a cerimônia de premiação.
-
O alívio e o alerta: terremoto atinge a Rússia longe de cidades, mas perto dos submarinos nucleares
-
Nova BYD híbrida chega com 2.000 km de autonomia, consumo de até 31,7 km/l e preço de carro popular no Brasil; Seal 06 DM-i estreia na China
-
NASA registra rio que flui em duas direções e ele existe há milênios
-
Renault Fluence, um sedã francês com motor 2.0, 143 cv, 530 litros de porta-malas, equipamentos de ponta e espaço generoso para rivalizar com Corolla e Civic no mercado de usados
O motor 1.0 TCe Horse foi o escolhido em uma das três categorias de motores da edição: “Motor do Ano Combustão”. A escolha foi feita por um júri composto por seis renomados especialistas em engenharia e mecânica automotiva do Brasil.
Para a Renault, a vitória representa o sucesso de seu plano estratégico “Renaulution”, iniciado em 2021, que visa renovar a linha de produtos da marca no país.
O prêmio é visto como uma validação da qualidade e da tecnologia aplicada em seus novos veículos, especialmente no Renault Kardian.
Os segredos do motor a combustão do ano de 2025
O Renault 1.0 TCe Horse é um motor turboalimentado com tecnologia Flex Fuel. Embora os dados de potência e torque da versão brasileira premiada não tenham sido detalhados na fonte, o propulsor é consistentemente referido como o “motor turbo 1.0 mais potente do Brasil”.
Sua arquitetura de três cilindros em linha busca otimizar a eficiência e reduzir o peso. A tecnologia TCe (Turbo Control efficiency) da Renault é a chave para o seu desempenho, garantindo uma resposta rápida do turbo e uma entrega de potência e torque de forma linear e eficiente, tanto com gasolina quanto com etanol.
Em testes independentes, o Renault Kardian, equipado com este motor, demonstrou uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.
Quem é a Horse Powertrain, a nova gigante de motores por trás da Renault e Geely?
A desenvolvedora do motor a combustão do ano de 2025 é a Horse Powertrain. A empresa foi formalmente estabelecida em maio de 2024, como uma joint venture de propriedade igualitária entre o Grupo Renault e a chinesa Geely.
Em dezembro de 2024, a gigante de energia Saudi Aramco também se tornou acionista, adquirindo uma participação de 10%.
A missão da Horse Powertrain é desenvolver motores de combustão interna, sistemas híbridos e transmissões de baixas emissões.
A empresa opera uma rede global com oito fábricas e três centros de P&D, incluindo unidades no Brasil, Argentina e Chile. O prêmio recebido por um de seus primeiros grandes projetos serve como uma validação crucial de sua capacidade tecnológica.
O motor premiado que impulsionou o Renault Kardian
O sucesso do motor não pode ser analisado de forma isolada. O Renault Kardian, o SUV compacto que estreia o propulsor 1.0 TCe, também foi o grande vencedor da noite, levando o prêmio principal de “Carro do Ano 2025” em sua categoria (veículos até R$ 200.000).
Essa dupla vitória demonstra que a Renault alcançou uma sinergia bem-sucedida entre motor e veículo. O desempenho do motor premiado complementa as qualidades da plataforma do Kardian, resultando em um produto final reconhecido por sua excelência.
Em comparativos, o Kardian se destaca pelo consumo urbano de 13,2 km/l, superando rivais como o VW Nivus (12 km/l) e o Fiat Pulse (10,4 km/l).
O peso do título para a indústria automotiva
O “Carro do Ano Autoesporte” é a premiação mais importante e tradicional da indústria automotiva brasileira, chegando à sua 58ª edição em 2025. Vencer na categoria motor a combustão do ano de 2025 tem um peso significativo, pois a avaliação é feita por um júri de engenheiros e especialistas técnicos.
Isso significa que a vitória do 1.0 TCe Horse se baseia em méritos de engenharia, como inovação, eficiência e robustez. Para a Renault, o prêmio ajuda a reposicionar a marca como líder em tecnologia de motores, e para a Horse Powertrain, serve como uma poderosa ferramenta de marketing e prova de sua competência para futuros parceiros comerciais.
Cadê os dados????
Potência?
Torque?
Outros dados?
Parece o “melhor hambúrguer do mundo” do Madero.
Quem disse que é o melhor do mundo?????
O dono.
Estão de brincadeira.
O motor é interessante. Há muitas novidades nele, que é quase idêntico ao que será usado no novo kicks. Problema é que o istagiario está com preguiça de levantar os dados técnicos do motor em questão. Culpa do feriado!
Quais os números? Potência…? Torque? É por correia ou corrente. Material bem mais ou menos. Muito estranho isso. Tenho um Pulse 1.0 e duvido que seja mais potente.
Para quem não conhece as enganações até dos híbridos da marca, duvidar dos outros é fácil??? Chora Brasil.
Tenho Kardian e o motor e super econômico no etanol e na estrada sem ar condicionado faz média de 13 km por litro etanol e comparar Pulse beberão e brincadeira.
Parabéns a Renault e estou super satisfeito .