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O lado obscuro dos veículos elétricos: até mesmo a opção “verde” tem seus custos ambientais devido à bateria de íons de lítio

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 11/09/2022 às 18:03
carro elétrico vermelho EV com sua bateria de ions de lítio sendo carregada 2
Carro elétrico sendo recarregando para fins de demontração | Fonte: HT Auto

Muitos apostam que os veículos elétricos serão a solução para a questão climática do planeta, mas poucos sabem que este mercado já teve 3 tentativas de implementação e todas acabaram falhando em algum momento da nossa história recente

Veículos a combustão emitem uma enorme quantidade de poluição para atmosfera, mas os veículos elétricos têm seus próprios problemas. Para resolver a crise climática, precisamos parar de emitir gases de efeito estufa. 

Os carros populares produzem muitos deles, então a solução é substituí-los por carros elétricos. E essa é uma ótima solução para os fabricantes de automóveis, porque eles podem continuar vendendo veículos para a população.

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Mas esses carros ainda causam muita poluição, ainda atropelam e matam pessoas nos cruzamentos e ainda exigem recursos maciços de produção de carbono para construí-los. E isso antes mesmo de chegarmos às baterias, que dependem de recursos escassos que precisam ser extraídos através da mineração.

“A realidade é que fabricar um grande número de baterias para veículos elétricos, embora formidável, é um desafio e tanto”, disse Ron Cogan , editor e editor do Green Car Journal.

A bateria ainda é o grande problema do EV

Os veículos elétricos (EVs) são muito melhores do que os carros a gasolina de várias maneiras. Eles não sujam o ar da cidade. Eles são muito mais silenciosos em baixas velocidades e podem funcionar com fontes renováveis ​​de energia, como eólica e solar. Mas eles são apenas “verdes” quando comparados aos veículos movidos a combustíveis fósseis hoje em dia. Construir um carro elétrico ainda é construir um carro. O maior problema de um EV são suas baterias . 

Os EVs funcionam com o mesmo tipo de baterias de íons de lítio que alimentam seu laptop e smartphones, só que são muito, muito maiores. O principal material necessário é o lítio, proveniente da mineração ou dos desertos de sal. E como qualquer recurso natural, a quantidade é limitada. 

“Toda grande montadora está migrando para carros elétricos em alguma capacidade, seja híbrido ou totalmente eletrônico. A questão que isso coloca é: como podemos ter lítio suficiente? Isso depende de como podemos reconstruir nossa rede elétrica e encontrar outras soluções e Também depende se estamos dispostos a reciclar essas baterias (o que é possível) para serem reaproveitadas e reutilizadas”, disse John Shegerian , CEO do provedor de reciclagem eletrônica ERI, à Lifewire por e-mail. 

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A reciclagem de baterias pode ser a coisa mais importante que podemos fazer ao fazer a transição para os veículos elétricos

As baterias já são um grande negócio. Eles não são apenas usados ​​em eletrônicos de consumo e carros, mas também são necessários para compensar a compensação entre a oferta e a demanda de eletricidade renovável. Ou seja, as baterias armazenam o excesso de energia quando o vento está soprando e o sol está brilhando e a guardam para quando não estiver. 

“Os principais fabricantes de baterias para veículos elétricos, como a Panasonic, já estão investindo bilhões de dólares em instalações de fabricação de baterias nos EUA.

A reciclagem de baterias pode ser a coisa mais importante que podemos fazer ao fazer a transição para os veículos elétricos. 

“Um dos desenvolvimentos tecnológicos mais críticos será a captura de materiais de baterias reciclados de sucata de produção e veículos em fim de vida nos EUA”, disse Anthony DeOrsey , líder da equipe de pesquisa do Cleantech Group, à Lifewire por e-mail. 

Criar um mercado de veículos elétricos sem projetar a infraestrutura para atende-la pode ser um erro

A suposição em tudo isso é que temos que ter veículos pessoais exatamente iguais aos que temos agora, apenas com baterias. Mas como cidades como Londres, Paris, Barcelona e Copenhague trabalham para tirar o carro da vida urbana, não deveríamos repensar inteiramente o papel do carro? Mesmo que as baterias não sejam tão sustentáveis ​​quanto esperávamos, ainda temos que construir uma infraestrutura de carregamento para alimentar todos esses carros elétricos

Em vez disso, devemos reduzir os carros e aumentar as alternativas, especialmente em cidades onde a densidade populacional e as distâncias relativamente pequenas que percorremos tornam isso viável. 

“Serviços de carona como Uber e Lyft diminuirão a necessidade de veículos pessoais para algumas pessoas. Felizmente, opções de transporte aprimoradas, como trens elétricos leves, ônibus elétricos e até bicicletas elétricas para transporte urbano, complementarão a conveniência dos veículos de uso pessoal, trabalhando em harmonia para alcançar objetivos ambientais cruciais”, diz Cogan. 

Na Alemanha, há esquemas de compartilhamento de carros, compartilhamento de bicicletas, transporte público e bicicletas são formas populares e normalizadas de se locomover. E essa pode ser a maior barreira – fazer as pessoas desistirem de seus carros.

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

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