1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / O futuro sustentável da humanidade pode ser fortalecido através da promissora energia híbrida
Tempo de leitura 3 min de leitura

O futuro sustentável da humanidade pode ser fortalecido através da promissora energia híbrida

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 06/03/2022 às 20:41
Atualizado em 07/03/2022 às 01:22
energia, híbrida, sustentável
Foto: Reprodução Google Imagens (via Futuro Eléctrico)

Por meio da junção de diversas fontes, a energia híbrida ganha destaque entre pesquisadores por contribuir para uma sociedade mais sustentável

Mesmo que sempre tenha existido uma grande variedade de recursos naturais na Terra, somente agora, com o rápido e avançado desenvolvimento de estudos e tecnologias quanto à geração de energia sustentável, é possível criar técnicas para usufruir de toda essa diversidade energética de maneira híbrida. Portanto, a hibridização de uma sociedade é hipoteticamente proporcional ao grau de desenvolvimento tecnológico desta sociedade.

Leia também:

Nesse caso, a hibridização se trata de eficiência energética, como a exploração da complementaridade das mais variadas fontes, por meio de tecnologias que revolucionam o setor e são capazes de reconhecer a melhor combinação sustentável, a fim de otimizar o rendimento. Assim, numa situação em que existe vento, é a vez da energia eólica; já em casos em que não há vento, entra automaticamente outra fonte para substituir a produção.

Conforme afirma Ricardo Lagares, da PUC Rio, ao site Exame, por meio de algoritmos de inteligência artificial (IA), é possível estabelecer a sustentabilidade como foco prioritário, desde que o sistema funcione de forma totalmente segura para isso. Desse modo, a geração de energia funcionará de forma sustentável e contribuirá para o desenvolvimento de um modelo mais adequado, não só para a humanidade, mas para o planeta como um todo, marcando uma verdadeira evolução.

De acordo com Lagares, para um futuro próximo, num período de alguns anos e décadas, é importante que estejamos preparados enquanto sociedade para receber um sistema de energia que conta com a geração, distribuição e transmissão de forma híbrida.

Como será o funcionamento desse sistema híbrido de energia?

Na geração, serão conectadas diversas fontes em conjunto a fim de promover uma energia “flat” no fio. Quanto à distribuição híbrida, haverá um mercado com mais liberdade e proatividade, com muitos players, amparados pela geração distribuída. Na transmissão, por sua vez, também ocorrerá o processo de hibridização, levando em conta os estudos e indicações preliminares de Nikola Tesla e, atualmente, de diversos pesquisadores que estudam, ainda, métodos inovadores de transmissão de energia.

Por que a escolha da hibridização?

A energia híbrida transmite a ideia de equilíbrio. De acordo com grandes pensadores da história, este seria o meio de conduta mais positivo e saudável para a humanidade ou qualquer outro indivíduo. Dentro da ciência, o equilíbrio seria a origem da estabilidade de sistemas químicos e físicos. Portanto, utilizar uma cadeia energética híbrida através da tecnologia e recursos de forma sustentável garante um futuro melhor para todos. Atualmente, já se consegue conectar variadas fontes térmicas, solares, eólicas, gás natural, hidrelétricas, biomassa, energia advinda de rejeitos, e outras, promovendo vastas opções de combinações possíveis, de acordo com o local e o contexto em que está inserido. Assim, se forma uma matriz de energia mais sustentável, segura e confiável.

Com projeto bilionário de autoprodução, siderúrgica Usiminas divulga assinatura de acordo com empresa internacional de energia Canadian Solar

Com objetivo de intensificar sua autoprodução de energia, a siderúrgica Usiminas concretizou acordo com a empresa Canadian Solar na última quinta-feira de fevereiro, dia 24. A resolução da parceria conta com 30 megawatts médios (MW médios) de energia renovável, o que corresponde a, aproximadamente, 12% da quantidade total necessária para abastecer a empresa. Para ler mais, clique aqui e confira esta matéria na íntegra.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos