A empresa responsรกvel pela construรงรฃo do tรฃo sonhado braรงo de ferrovia que iria ligar o maior terminal portuรกrio do Nordeste desistiu do projeto, resultando numa grande polรชmica polรญtica com troca de farpas
A ferrovia Transnordestina foi projetada estrategicamente como uma soluรงรฃo integrada para o escoamento dos produtos da indรบstria mineral e do agronegรณcio como soja, milho e algodรฃo do Piauรญ e gesso de Pernambuco, passando pelo porto de Pecรฉm, em Sรฃo Gonรงalo do Amarante (CE), e o de Suape, no Cabo de Santo Agostinho (PE), o maior terminal portuรกrio do Nordeste. Porรฉm, a empresa que tem a concessรฃo da Uniรฃo para a implantaรงรฃo do empreendimento, devolveu ao poder concedente o trecho pernambucano que levaria a estrada de ferro atรฉ o terminal marรญtimo pernambucano.
A decisรฃo da Transnordestina Logรญstica em desistir do ramal que ligaria Suape causou bastante insatisfaรงรฃo no meio polรญtico de Pernambuco. A governadora do estado, Raquel Lyra, em uma de suas idas a Brasรญlia, conversou com o ministro do Desenvolvimento e Assistรชncia Social, Famรญlia e Combate ร Fome (MDS), Wellington Dias, que รฉ um dos articulares para a retomada do projeto da ferrovia, sobre alternativas de financiamento para o retorno dos trabalhos e para que seja cumprido o projeto inicial.
A desistรชncia do trecho da Transnordestina que ligaria Suape teve o aval do governo Bolsonaro. A mudanรงa do projeto passou pelas mรฃos do entรฃo ministro da Infraestrutura, Tarcรญsio de Freitas, atual governador de Sรฃo Paulo. A mudanรงa nรฃo gerou puniรงรตes ร empresa responsรกvel. Assim, a estrada de ferro por enquanto estรก projetada em 1.200 quilรดmetros, de Elizeu Martins, no Piauรญ, ร Pecรฉm, passando por Salgueiro (PE), eliminando o segundo trecho de 500 Km entre Salgueiro e Suape.ย
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O ex-governador de Pernambuco, Paulo Cรขmara, agora sem partido, foi apontado como culpado pela desistรชncia do trecho Salgueiro-Suape pela concessionรกria. De acordo com a controladora, hรก quatro situaรงรตes que fariam com que o projeto fosse modificado: as obras de uma barragem na chegada a Suape, que resultaria num desvio de mais de 42km e que para isso haveria que ter novo licenciamento ambiental e permissรฃo de desapropriaรงรฃo; um novo desvio (nรฃo detalhado em quantos quilรดmetros) para evitar os trechos urbanos; a construรงรฃo no meio do caminho de um empreendimento privado construรญdo com o aval do Governo de Pernambuco; o fato de que nรฃo haveria projeto executivo, linhas de acesso, licenรงas ambientais nem processos de desapropriaรงรฃo no acesso a Suape.
Por sua vez, Paulo Cรขmara disse a um blog local que a Transnordestina Logรญstica “em 16 anos de ‘trabalho’, sรณ executou 35% da obra” e que “querer culpar terceiros por sua ineficiรชncia, jรก atestada pelo Tribunal de Contas da Uniรฃo e pela ANTT, nรฃo parece atitude de quem se mostre disposta a resolver a questรฃo”. Em janeiro, foi suspenso a liberaรงรฃo de verbas federais ao ser constatado pelos รณrgรฃos reguladores, precariedade, informalidade e imprecisรฃo dos projetos da obra; descompasso entre a execuรงรฃo fรญsica e a financeira, com fortes indรญcios que atรฉ entรฃo os pagamentos realizados iriam ser superiores ao valor dos serviรงos concluรญdos; alรฉm de imprecisรฃo do orรงamento da obra.ย
Transnordestina: hรก 15 anos um sonho que nunca foi realizado
A ferrovia Transnordestina foi anunciada como um projeto estruturador para o Nordeste. Mas jรก sรฃo 15 anos do inรญcio das obras, mais de R$ 6,7 bilhรตes em investimentos e vรกrios imbrรณglios.
Se jรก tivesse sido concluรญda, o preรงo dos produtos teria caรญdo, porque boa parte das cargas teriam deixado de ser transportadas por rodovias para serem transportada por trens.
O grupo que tem a concessรฃo nรฃo investe mais no projeto. Boa parte do que jรก foi gasto atรฉ aqui tambรฉm veio do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor) da Superintendรชncia do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Em 2016 as obras foram paradas com 52% dos trabalhos concluรญdos. Um ano depois, oย Tribunal de Contas da Uniรฃoย orientou a paralisaรงรฃo dos repasses de dinheiro pรบblico, por descompasso entre os cronogramas de obras e os valores financeiros liberados.
Em 2019, as obras foram retomadas a partir de um investimento de R$ 257 milhรตes efetuados pelaย Companhia Siderรบrgica Nacionalย (CSN). Mas novos capรญtulos repletos de polรชmicas comeรงaram apรณs o anรบncio de abandono do trecho Salgueiro-Suape e da suspensรฃo das verbas federais.
O atual governo federal tenta articular a retomada das obras. โO quanto antes tivermos uma proposta capaz de dar mais agilidade para a conclusรฃo da obra, mais cedo conseguiremos abrir portas para a chegada de investimentos de outros setores. A riqueza que estรก naquela regiรฃo sรณ terรก chances de se tornar fator econรดmico com a entrega da ferroviaโ, declarou o ministro do Desenvolvimento e Assistรชncia Social, Famรญlia e Combate ร Fome, Wellington Dias, apรณs uma reuniรฃo com governadores dos estados por onde a ferrovia estรก projetada em passar.
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