O Ford F-8500 foi introduzido como o primeiro cavalo mecânico da Ford no Brasil. Equipado com um motor Detroit 6V53, que gerava 202 cavalos de potência a 2800 RPM e um torque de 61 kgfm a 1800 RPM, o F-8500 parecia promissor. No entanto, problemas técnicos e falta de aceitação do público selaram seu destino.
Mesmo que a Ford não fabrique mais caminhões no Brasil, é importante lembrar a história de modelos como o Ford F-8500. Este caminhão foi lançado na década de 70, quando a Ford tentou recuperar seu espaço no mercado com uma nova linha de caminhões, incluindo o F-350 e o F-700.
O Ford F-8500 destacava-se pelo motor Detroit 6V53, que operava em um ciclo de dois tempos. Isso significava que as quatro etapas do funcionamento do motor – admissão, compressão, combustão e escape – eram executadas em uma única rotação do virabrequim, o que tornava o processo mais eficiente em teoria. No entanto, na prática, essa característica exigia mudanças de marcha em rotações mais altas, o que não agradou aos motoristas brasileiros.
Além disso, o F-8500 possuía uma capacidade de tração máxima de 30,5 toneladas e uma massa de 4712 kg quando pronto para operar
Ele poderia transportar até 19.785 kg de carga útil, além do combustível e do condutor. A suspensão dianteira utilizava feixes de mola semi-elípticas e amortecedores telescópicos, enquanto a traseira tinha um arranjo de molas que suportava até 10.430 kg.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Mesmo com essas especificações impressionantes, o Ford F-8500 enfrentou dificuldades significativas. O motor de dois tempos não foi bem aceito, possivelmente por causa da necessidade de operar em rotações mais altas e pela falta de profissionais qualificados para mantê-lo. Além disso, a falta de suporte técnico adequado e a resistência do mercado nacional contribuíram para seu fracasso.
O Ford F-8500 foi descontinuado em 1979, após apenas dois anos de produção. Embora tenha sido um projeto ambicioso, não conseguiu alcançar o sucesso desejado pela Ford. Esta história destaca como até mesmo grandes empresas podem enfrentar desafios inesperados ao introduzir novas tecnologias no mercado.