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O Ford F-8500 é lembrado como um dos maiores fracassos da marca no Brasil; Este caminhão, lançado com grandes expectativas, acabou não conquistando o mercado e foi descontinuado após apenas dois anos de produção

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 13/06/2024 às 15:14
O Ford F-8500 é lembrado como um dos maiores fracassos da marca no Brasil; Este caminhão, lançado com grandes expectativas, acabou não conquistando o mercado e foi descontinuado após apenas dois anos de produção
O Ford F-8500 foi introduzido como o primeiro cavalo mecânico da Ford no Brasil. Equipado com um motor Detroit 6V53, que gerava 202 cavalos de potência a 2800 RPM e um torque de 61 kgfm a 1800 RPM, o F-8500 parecia promissor. No entanto, problemas técnicos e falta de aceitação do público selaram seu destino. Imagem: Apaixonados por estradas/Divulgação
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O Ford F-8500 foi introduzido como o primeiro cavalo mecânico da Ford no Brasil. Equipado com um motor Detroit 6V53, que gerava 202 cavalos de potência a 2800 RPM e um torque de 61 kgfm a 1800 RPM, o F-8500 parecia promissor. No entanto, problemas técnicos e falta de aceitação do público selaram seu destino.

Mesmo que a Ford não fabrique mais caminhões no Brasil, é importante lembrar a história de modelos como o Ford F-8500. Este caminhão foi lançado na década de 70, quando a Ford tentou recuperar seu espaço no mercado com uma nova linha de caminhões, incluindo o F-350 e o F-700.

O Ford F-8500 destacava-se pelo motor Detroit 6V53, que operava em um ciclo de dois tempos. Isso significava que as quatro etapas do funcionamento do motor – admissão, compressão, combustão e escape – eram executadas em uma única rotação do virabrequim, o que tornava o processo mais eficiente em teoria. No entanto, na prática, essa característica exigia mudanças de marcha em rotações mais altas, o que não agradou aos motoristas brasileiros.

Além disso, o F-8500 possuía uma capacidade de tração máxima de 30,5 toneladas e uma massa de 4712 kg quando pronto para operar

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Ele poderia transportar até 19.785 kg de carga útil, além do combustível e do condutor. A suspensão dianteira utilizava feixes de mola semi-elípticas e amortecedores telescópicos, enquanto a traseira tinha um arranjo de molas que suportava até 10.430 kg.

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Mesmo com essas especificações impressionantes, o Ford F-8500 enfrentou dificuldades significativas. O motor de dois tempos não foi bem aceito, possivelmente por causa da necessidade de operar em rotações mais altas e pela falta de profissionais qualificados para mantê-lo. Além disso, a falta de suporte técnico adequado e a resistência do mercado nacional contribuíram para seu fracasso.

O Ford F-8500 foi descontinuado em 1979, após apenas dois anos de produção. Embora tenha sido um projeto ambicioso, não conseguiu alcançar o sucesso desejado pela Ford. Esta história destaca como até mesmo grandes empresas podem enfrentar desafios inesperados ao introduzir novas tecnologias no mercado.

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João Luiz de Almeida
João Luiz de Almeida
16/06/2024 21:37

Eu tinha um FT 8000 ele era trucado de fabrica com joguinho de mola pegueno por baixo do chassis, eu coloquei um motor Mercedes 352 A e caixa de mercecedas , transportava máquinas. E era um bicho na estrada no asfalto ninguém aguentava, ficava tudo pra traz , subia muito e nas estradas de chão também era respeitado,rodou ate 2005 depois desativei mais gostava muito dele.

Sérgio
Sérgio
15/06/2024 10:20

Bela história desse caminhão lembro me também dele .

Luiz Carlos Monteiro De Matos
Luiz Carlos Monteiro De Matos
14/06/2024 19:25

Tive um no toco.
Quem assobiava era ele.
Pra época era muito forte no toco.
Quebrei três diferenciais puchando cebola na Mostardas rs.
Não lembro mas parece que era FT 8500

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro. Sugestão de pauta: rafafabris11@gmail.com

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