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O Ford F-8500 é lembrado como um dos maiores fracassos da marca no Brasil; Este caminhão, lançado com grandes expectativas, acabou não conquistando o mercado e foi descontinuado após apenas dois anos de produção

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 13/06/2024 às 15:14
O Ford F-8500 é lembrado como um dos maiores fracassos da marca no Brasil; Este caminhão, lançado com grandes expectativas, acabou não conquistando o mercado e foi descontinuado após apenas dois anos de produção
O Ford F-8500 foi introduzido como o primeiro cavalo mecânico da Ford no Brasil. Equipado com um motor Detroit 6V53, que gerava 202 cavalos de potência a 2800 RPM e um torque de 61 kgfm a 1800 RPM, o F-8500 parecia promissor. No entanto, problemas técnicos e falta de aceitação do público selaram seu destino. Imagem: Apaixonados por estradas/Divulgação

O Ford F-8500 foi introduzido como o primeiro cavalo mecânico da Ford no Brasil. Equipado com um motor Detroit 6V53, que gerava 202 cavalos de potência a 2800 RPM e um torque de 61 kgfm a 1800 RPM, o F-8500 parecia promissor. No entanto, problemas técnicos e falta de aceitação do público selaram seu destino.

Mesmo que a Ford não fabrique mais caminhões no Brasil, é importante lembrar a história de modelos como o Ford F-8500. Este caminhão foi lançado na década de 70, quando a Ford tentou recuperar seu espaço no mercado com uma nova linha de caminhões, incluindo o F-350 e o F-700.

O Ford F-8500 destacava-se pelo motor Detroit 6V53, que operava em um ciclo de dois tempos. Isso significava que as quatro etapas do funcionamento do motor – admissão, compressão, combustão e escape – eram executadas em uma única rotação do virabrequim, o que tornava o processo mais eficiente em teoria. No entanto, na prática, essa característica exigia mudanças de marcha em rotações mais altas, o que não agradou aos motoristas brasileiros.

Além disso, o F-8500 possuía uma capacidade de tração máxima de 30,5 toneladas e uma massa de 4712 kg quando pronto para operar

Ele poderia transportar até 19.785 kg de carga útil, além do combustível e do condutor. A suspensão dianteira utilizava feixes de mola semi-elípticas e amortecedores telescópicos, enquanto a traseira tinha um arranjo de molas que suportava até 10.430 kg.

Mesmo com essas especificações impressionantes, o Ford F-8500 enfrentou dificuldades significativas. O motor de dois tempos não foi bem aceito, possivelmente por causa da necessidade de operar em rotações mais altas e pela falta de profissionais qualificados para mantê-lo. Além disso, a falta de suporte técnico adequado e a resistência do mercado nacional contribuíram para seu fracasso.

O Ford F-8500 foi descontinuado em 1979, após apenas dois anos de produção. Embora tenha sido um projeto ambicioso, não conseguiu alcançar o sucesso desejado pela Ford. Esta história destaca como até mesmo grandes empresas podem enfrentar desafios inesperados ao introduzir novas tecnologias no mercado.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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