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Início O fascinante motor que pesa apenas 10 kg, possui a capacidade de operar com diferentes tipos de combustíveis, incluindo etanol, hidrogênio e metanol, revoluciona a indústria

O fascinante motor que pesa apenas 10 kg, possui a capacidade de operar com diferentes tipos de combustíveis, incluindo etanol, hidrogênio e metanol, revoluciona a indústria

6 de maio de 2024 às 20:10
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motor - combustíveis - etanol - hidrogênio - indústria automotiva - metanol - gasolina
Conheça o Aquarius: o motor de 10kg que funciona sem óleo e aceita metanol, etanol e hidrogênio. Revolução na indústria automotiva

Conheça o motor de 10kg que funciona sem óleo e aceita metanol, etanol e hidrogênio. Revolução na indústria automotiva

No mundo vanguardista da tecnologia automotiva, onde inovação e sustentabilidade se entrelaçam cada vez mais, surge uma proposta que promete definir um marco na indústria: o motor Aquarius. Este motor, notável por seu design sem óleo e surpreendente leveza de apenas 10 kg, capturou a atenção global por sua ousada promessa de revolucionar o setor.

Com foco em eficiência, redução das emissões poluentes e simplificação da manutenção, o motor Aquarius não apenas se apresenta como uma solução promissora para veículos elétricos de autonomia estendida, mas também para uma ampla gama de aplicações em transporte e geração de energia.

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Um motor de apenas um pistão e cerca de 10,5 quilogramas.

O motor Aquarius Two Sided Free Piston Linear Engine (FPLE) se caracterizava por sua estrutura simplificada, com um pistão que se move horizontalmente em um ciclo de dois tempos, injetores em ambas as extremidades e portas de admissão e exaustão integradas no eixo.

Com apenas 20 componentes móveis, e anéis de grafite para reduzir o atrito, este motor elimina a necessidade de óleo, reduzindo assim suas emissões poluentes e a manutenção.

O motor projetado pela Aquarius Engines prometia funcionar com apenas 20 componentes móveis e eliminando a necessidade de usar óleo, sendo uma solução mais do que promissora para aplicações de geração ou até mesmo veículos elétricos de autonomia estendida.

Um motor de manutenção reduzida.

Desde o início de seu desenvolvimento em 2014 pela empresa israelense Aquarius Engines, este motor nos apresentou seu potencial para uma ampla gama de aplicações: desde extensores de autonomia em veículos híbridos e elétricos até seu uso em barcos, drones e como fonte de energia auxiliar no transporte pesado. Além disso, sua capacidade de operar com diferentes tipos de combustíveis, incluindo metanol, etanol e hidrogênio, expande ainda mais suas possíveis aplicações.

Esta tecnologia não buscava apenas transformar o mundo dos veículos, mas principalmente oferecer soluções de energia estacionária eficientes, compactas e de manutenção reduzida.

Estimava-se que poderia funcionar por 1.000 horas entre períodos de manutenção. Em um carro, como extensor de autonomia, a empresa estimava que seria o equivalente a percorrer 50.000 quilômetros.

Uma solução inovadora para a mobilidade e geração de energia com baixa manutenção e alta eficiência.

O motor que queria revolucionar a indústria.

Nos últimos anos, a informação a respeito deste motor e seus avanços se diluiu e está longe dos avanços em sua industrialização anunciados em 2021. Aquarius Engines chegou a assinar um memorando de entendimento com a dubaita Kampac International para erguer uma fábrica nos Emirados Árabes Unidos e uma opção de compra de 10% com uma avaliação de 5 bilhões de dólares (Globes). Nenhum dos projetos chegaria a ser executado (CTech).

Nos últimos anos, a Aquarius Engines também assinou acordos para desenvolver sistemas para o Exército dos Estados Unidos, que chegaram a ser estendidos no verão de 2022 (PR Newswire).

Até o momento, a ação da Aquarius Engines é negociada na bolsa de Tel Aviv a 2,36% do máximo que atingiu em fevereiro de 2021. Um bom exemplo de como é complicado, mesmo tendo uma ideia tão promissora, levar adiante um projeto como este.

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