Com chegada prevista para 2026, o SUV elétrico é o modelo de entrada da Cadillac, mas sua tecnologia e sofisticação estão longe de serem básicas.
O Cadillac Optiq, um novo SUV de luxo da General Motors, tem chegada confirmada ao Brasil para 2026. Embora posicionado como o carro de entrada da marca, o modelo elétrico impressiona pelo acabamento, desempenho e por uma tecnologia de condução semiautônoma avançada. Contudo, sua principal função não estará disponível no mercado brasileiro.
Um “carro de entrada” que redefine o luxo
Modelos de entrada costumam ser simples, como o Fiat Mobi ou o Renault Kwid. No universo das marcas premium, a história é outra. O Cadillac Optiq é a prova disso. Oficialmente, ele ocupa o degrau mais baixo da gama da fabricante, mas rejeita qualquer rótulo de básico.
Essa postura começa no preço. Nos Estados Unidos, o SUV parte de US$ 50.900. No Brasil, o valor deve ser bem mais alto. Considerando que seu irmão de plataforma, o Chevrolet Equinox EV, já custa R$ 440 mil, é esperado que o Cadillac seja lançado próximo dos R$ 500 mil.
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Design imponente e espaço interno generoso
O visual do Optiq segue a receita da Cadillac: muito luxo e elegância. Os faróis são interligados e a grade possui detalhes gravados a laser. A traseira é ousada, com lanternas que lembram o design do Volvo EX30.
Com 4,82 metros de comprimento, o Optiq oferece ótimo espaço. O porta-malas tem 744 litros (medido no padrão americano) e conta com abertura e fechamento elétricos. Na fileira de trás, o entre-eixos de 2,95 metros e o assoalho plano garantem conforto até para passageiros mais altos.
O acabamento interno é minimalista e sofisticado. O destaque é a tela de 33 polegadas que une painel de instrumentos e central multimídia. Para facilitar o uso, o ar-condicionado de duas zonas possui botões físicos. O pacote de sofisticação se completa com um teto solar panorâmico.
Desempenho elétrico e autonomia para o dia a dia
O Cadillac Optiq é equipado com dois motores elétricos, que garantem tração integral. Juntos, eles entregam 300 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. Segundo a fabricante, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.
O desempenho é mais que suficiente, mas o peso de 2,3 toneladas é perceptível em curvas e frenagens. A bateria de 85 kWh proporciona uma autonomia de 486 km no ciclo EPA. Em carregadores rápidos (DC), é possível adicionar cerca de 125 km de alcance em apenas dez minutos.
Super Cruise: a tecnologia que não teremos no Brasil
O que mais impressiona no Optiq é o sistema Super Cruise. Ele permite que o carro acelere, freie, troque de faixa e siga rotas do mapa sem ajuda do motorista. Não é preciso manter as mãos no volante, a menos que o sistema detecte falta de atenção.
A parte ruim é que, por questões de legislação, o sistema não estará disponível no Brasil. No entanto, todos os outros auxílios de segurança estarão ativos, como frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de ponto cego e câmeras 360 graus.
Previsão de chegada e o desafio no mercado nacional
A ausência do seu principal recurso tecnológico é um ponto negativo para o Optiq no Brasil. Ainda assim, seus pontos positivos são claros: luxo, autonomia, desempenho e sofisticação. O modelo é um “carro de entrada” apenas no papel. Resta saber qual estratégia a Cadillac usará para competir com marcas de luxo já consolidadas no mercado brasileiro.