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O CMA CGM Paraty, um navio porta-contĂȘineres de alta tecnologia da China, chegou ao Brasil, destacando-se por ser movido a biocombustĂ­vel

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 15/06/2024 Ă s 14:38
O CMA CGM Paraty, um navio porta-contĂȘineres de alta tecnologia da China, chegou ao Brasil, destacando-se por ser movido a biocombustĂ­vel
O navio porta-contĂȘineres CMA CGM Paraty, de 336 metros de comprimento, Ă© o terceiro movido a biocombustĂ­vel a fazer escala no Brasil. Este gigante da construção naval chinesa Ă© um exemplo de inovação e tecnologia sustentĂĄvel no setor marĂ­timo. Imagem: Prasa Vlogs/Divulgação

O navio porta-contĂȘineres CMA CGM Paraty, de 336 metros de comprimento, Ă© o terceiro movido a biocombustĂ­vel a fazer escala no Brasil. Este gigante da construção naval chinesa Ă© um exemplo de inovação e tecnologia sustentĂĄvel no setor marĂ­timo.

O CMA CGM Paraty Ă© um navio moderno, projetado para reduzir o impacto ambiental. O navio porta-contĂȘineres faz parte de uma sĂ©rie de seis navios gĂȘmeos movidos a gĂĄs natural liquefeito (GNL), encomendados pela empresa francesa CMA CGM. AlĂ©m do Paraty, outros dois navios da mesma sĂ©rie, o CMA CGM Bahia e o CMA CGM BĂșzios, tambĂ©m foram lançados ao mar recentemente.

Esses navios sĂŁo construĂ­dos na China, em estaleiros de alta capacidade, que empregam milhares de trabalhadores. A construção de cada navio porta-contĂȘineres envolve uma enorme logĂ­stica e recursos, evidenciando a força da construção naval chinesa.

Uma das principais características do CMA CGM Paraty é seu sistema de recirculação de gases de escape

Essa tecnologia inovadora reduz as emissĂ”es de gases de efeito estufa em atĂ© 28%. AlĂ©m disso, o navio possui um defletor de vento na proa, que melhora a aerodinĂąmica e aumenta a eficiĂȘncia energĂ©tica.

O navio chegou ao Brasil para operar na rota entre o Extremo Oriente e a costa leste da AmĂ©rica do Sul. Ele pode transportar atĂ© 13.200 TEUs, uma medida equivalente a 20 pĂ©s de comprimento de um contĂȘiner, destacando-se como um dos maiores e mais eficientes navios em operação na regiĂŁo.

A saĂ­da do navio porta-contĂȘineres de alta tecnologia da China do porto Ă© um espetĂĄculo de precisĂŁo

Rebocadores auxiliam na desatracação, puxando e empurrando o navio para que ele possa navegar pelo canal portuĂĄrio. Esse processo Ă© cuidadosamente coordenado para garantir a segurança e eficiĂȘncia da operação.

A chegada e operação de navios como o CMA CGM Paraty são cruciais para o comércio exterior brasileiro. Empresas especializadas em logística, como a Conexo, garantem que a carga seja transportada de forma eficiente e segura, impulsionando a economia local.

A construção naval chinesa continua a liderar com inovaçÔes tecnolĂłgicas e eficiĂȘncia operacional

A capacidade de construir e lançar ao mar navios porta-contĂȘineres como o CMA CGM Paraty demonstra a força e a importĂąncia da China no setor marĂ­timo global.

O CMA CGM Paraty representa o futuro da navegação sustentĂĄvel, combinando alta tecnologia com eficiĂȘncia ambiental. A operação desse navio no Brasil destaca a importĂąncia da inovação na construção naval e o compromisso com a redução das emissĂ”es de gases de efeito estufa, contribuindo para um futuro mais verde no transporte marĂ­timo.

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Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gås. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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