1. Início
  2. / Indústria
  3. / O CMA CGM Paraty, um navio porta-contêineres de alta tecnologia da China, chegou ao Brasil, destacando-se por ser movido a biocombustível
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

O CMA CGM Paraty, um navio porta-contêineres de alta tecnologia da China, chegou ao Brasil, destacando-se por ser movido a biocombustível

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 15/06/2024 às 14:38
O CMA CGM Paraty, um navio porta-contêineres de alta tecnologia da China, chegou ao Brasil, destacando-se por ser movido a biocombustível
O navio porta-contêineres CMA CGM Paraty, de 336 metros de comprimento, é o terceiro movido a biocombustível a fazer escala no Brasil. Este gigante da construção naval chinesa é um exemplo de inovação e tecnologia sustentável no setor marítimo. Imagem: Prasa Vlogs/Divulgação

O navio porta-contêineres CMA CGM Paraty, de 336 metros de comprimento, é o terceiro movido a biocombustível a fazer escala no Brasil. Este gigante da construção naval chinesa é um exemplo de inovação e tecnologia sustentável no setor marítimo.

O CMA CGM Paraty é um navio moderno, projetado para reduzir o impacto ambiental. O navio porta-contêineres faz parte de uma série de seis navios gêmeos movidos a gás natural liquefeito (GNL), encomendados pela empresa francesa CMA CGM. Além do Paraty, outros dois navios da mesma série, o CMA CGM Bahia e o CMA CGM Búzios, também foram lançados ao mar recentemente.

Esses navios são construídos na China, em estaleiros de alta capacidade, que empregam milhares de trabalhadores. A construção de cada navio porta-contêineres envolve uma enorme logística e recursos, evidenciando a força da construção naval chinesa.

Uma das principais características do CMA CGM Paraty é seu sistema de recirculação de gases de escape

Essa tecnologia inovadora reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 28%. Além disso, o navio possui um defletor de vento na proa, que melhora a aerodinâmica e aumenta a eficiência energética.

O navio chegou ao Brasil para operar na rota entre o Extremo Oriente e a costa leste da América do Sul. Ele pode transportar até 13.200 TEUs, uma medida equivalente a 20 pés de comprimento de um contêiner, destacando-se como um dos maiores e mais eficientes navios em operação na região.

A saída do navio porta-contêineres de alta tecnologia da China do porto é um espetáculo de precisão

Rebocadores auxiliam na desatracação, puxando e empurrando o navio para que ele possa navegar pelo canal portuário. Esse processo é cuidadosamente coordenado para garantir a segurança e eficiência da operação.

A chegada e operação de navios como o CMA CGM Paraty são cruciais para o comércio exterior brasileiro. Empresas especializadas em logística, como a Conexo, garantem que a carga seja transportada de forma eficiente e segura, impulsionando a economia local.

A construção naval chinesa continua a liderar com inovações tecnológicas e eficiência operacional

A capacidade de construir e lançar ao mar navios porta-contêineres como o CMA CGM Paraty demonstra a força e a importância da China no setor marítimo global.

O CMA CGM Paraty representa o futuro da navegação sustentável, combinando alta tecnologia com eficiência ambiental. A operação desse navio no Brasil destaca a importância da inovação na construção naval e o compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para um futuro mais verde no transporte marítimo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x