Carro antigo da Toyota ganha destaque no mercado automotivo em 2025. Conheça o Toyota Paseo 1.5 16v, carro da Toyota que faz até 15 km/l por menos de R$ 30 mil.
A linha da Toyota na década de 90 é muito mais lembrada no Brasil por modelos como o médio Corolla e a picape Hilux. Contudo, a marca japonesa também ofereceu por aqui modelos que destoam da imagem conservadora que a empresa asiática construiu ao longo das décadas. Neste artigo, vamos falar do carro antigo da Toyota, isto é, o Toyota Paseo 1.5 16V, que vem ganhando força no mercado de usados em 2025.
Um pouco da história do carro da Toyota no mercado de veículos
O Toyota Paseo, também conhecido por Toyota Cynos no Japão, era um coupé lançado em janeiro de 1991, situando-se na base dos coupés da marca nipônica. Partilhava a plataforma e componentes com o Toyota Tercel e o Starlet. A primeira geração do Toyota Paseo 1.5 16v, com o código interno de EL40, esteve em produção até Agosto de 1995.
Estava equipada com o motor de quatro cilindros em linha 5E-FE, de 1,5 litros de cilindrada, 16 válvulas e dupla árvore de cames à cabeça, entregando uma potência de 101 cv às 6.400 RPM e 123 Nm de binário às 3.200 RPM.
-
Citroën Basalt Dark Edition estreia no Brasil com estilo esportivo, motor 1.0 turbo de 130 cv e aposta no custo-benefício para superar rivais nacionais
-
Especialistas destacam as 4 piores armadilhas ao comprar carro usado que geram muita dor de cabeça
-
BMW X7 ganha nova versão de 381 cv e chega ao Brasil como versão mais “barata”. O carro de luxo está por menos de R$ 1 milhão
-
A ascensão da BYD ameaça revirar a indústria automotiva: especialistas projetam que até 100 montadoras podem desaparecer do mercado global nos próximos anos, incluindo marcas famosas que atuam no Brasil
Em 1993, devido às normas impostas em certos estados, como a Califórnia, os motores do carro antigo da Toyota foram alterados nessas regiões para debitarem apenas 94 cv, mas tinha um binário superior de 135 Nm.
Acoplado ao motor do carro da Toyota, estava uma caixa manual de cinco velocidades, podendo ser pedida uma caixa automática de quatro velocidades, que enviavam a potência para as rodas frontais. O peso desta primeira geração do Toyota Paseo 1.5 16v está entre os 870 e os 950 quilos, dependendo do equipamento.
Ainda vale a pena comprar o carro antigo da Toyota?
Com uma média de preços de R$ 30 mil, é possível encontrar boas unidades do carro da Toyota. Em dimensões, o modelo conta com 4145 mm de comprimento, 1.656 mm de largura, 1275 mm de altura e 2376 de distância entre-eixos.
Caso opte pela segunda geração do carro antigo da Toyota, o design foi muito mais aperfeiçoado e os níveis de equipamento eram a base ST e o melhor Si, com rodas de 14 polegadas, rádio Sony de CD, spoiler traseiro e ABS. Esta segunda geração viu seu peso aumentar, situando-se entre os 910 e os 1000 kg, dependendo do equipamento.
Em termos de desempenho, a primeira geração do Toyota Paseo 1.5 16v entrega uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 11s e chega a uma velocidade máxima de 180 km/h. Já o consumo pode chegar a 10 km/l no urbano e 15 km/l no rodoviário, com autonomias declaradas em 450 km e 675 km, respectivamente.
Principais defeitos
Mesmo apresentando ótimos números em questão de desempenho e consumo, o modelo ainda conta com alguns contras. Segundo a opinião de alguns donos do carro antigo da Toyota, entre os principais contras do Toyota Paseo 1.5 16v estão a embreagem e a suspensão desconfortável.
Ainda segundo alguns donos, o motor do carro se torna um pouco fraco em algumas ocasiões. Vale mencionar que este é um carro que foi pouco vendido no Brasil. Se não preparar um plano de manutenção preventiva e importar as peças, será necessário pagar caro comprando nas concessionárias Toyota do Brasil, além de ter que esperar bastante em alguns casos.
Automóvel de preço acessível, com a garantia Toyota! É D+