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O bombardeiro supersônico XB-70 Valkyrie: 3x a velocidade do som, surfando em uma onda de choque

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 05/07/2024 às 13:02
O bombardeiro supersônico XB-70 Valkyrie: 3x a velocidade do som, surfando em uma onda de choque
Bombardeiro supersônico XB-70 Valkyrie Imagem: Mustard/Divulgação

Conheça o bombardeiro supersônico XB-70 Valkyrie, que alcança 3x a velocidade do som e revoluciona a aviação

Hoje vou falar sobre uma verdadeira lenda da aviação: o bombardeiro supersônico XB-70 Valkyrie. Esse monstro dos ares foi projetado pelos Estados Unidos nas décadas de 50 e 60 e era capaz de alcançar três vezes a velocidade do som. Vamos entender como ele conseguia essa façanha incrível e por que ele é tão especial!

O XB-70 Valkyrie foi criado para substituir o bombardeiro B-52. A ideia era ter um bombardeiro nuclear intercontinental que pudesse voar a velocidades supersônicas. Mas, com o avanço dos mísseis balísticos intercontinentais e dos sistemas de defesa antiaérea com mísseis terra-ar, o papel do Valkyrie mudou. Ele acabou sendo usado pela NASA para experimentos em velocidades supersônicas, ajudando a desenvolver tecnologias para futuras aeronaves de transporte supersônico de passageiros.

Inovações do bombardeiro supersônico XB-70 Valkyrie

Esse avião gigante tinha 56,6 metros de comprimento, 32 metros de envergadura e incríveis 9,14 metros de altura. Ele pesava até 246 toneladas na decolagem e podia alcançar Mach 3 a uma altitude de 23 km, com uma autonomia de 6.900 km. Para a época, isso era algo de outro mundo!

Surfando em uma onda de choque

O bombardeiro supersônico XB-70 Valkyrie: 3x a velocidade do som, surfando em uma onda de choque

O que tornava o bombardeiro supersônico XB-70 Valkyrie tão especial era sua capacidade de “surfar” em sua própria onda de choque. Até Mach 0,9, as pontas das asas operavam a 0°. Quando alcançava Mach 1,4, elas dobravam para 25°, e a partir daí, até Mach 3, elas ficavam a 65°. Essa manobra aumentava a sustentação em 30%, permitindo um voo mais eficiente.

Ao dobrar as pontas das asas, o XB-70 criava uma zona de alta pressão que aumentava a sustentação. Isso permitia que ele voasse com menor ângulo de ataque, reduzindo o arrasto. Essa tecnologia avançada fez do Valkyrie um verdadeiro pioneiro na aviação supersônica.

O legado do XB-70 Valkyrie

Infelizmente, apenas dois protótipos do XB-70 Valkyrie foram construídos, com o terceiro sendo cancelado. Em 1966, um dos protótipos foi destruído em um acidente. Apesar disso, o projeto do Valkyrie deixou um legado importante para a aviação. Sua capacidade de usar ondas de choque para aumentar a sustentação influenciou o desenvolvimento de mísseis hipersônicos e outras tecnologias avançadas.

Hoje, o conceito de “Wave Rider”, usado pelo Valkyrie, está de volta com mísseis hipersônicos como o Boeing X-51 e o brasileiro 14-X. Mesmo que o projeto do bombardeiro supersônico XB-70 Valkyrie tenha sido encerrado, seu impacto na engenharia e na aviação continua a ser sentido.

O XB-70 Valkyrie não era apenas um avião, mas uma revolução nos céus. Ele mostrou o que era possível fazer com a tecnologia da época e abriu caminho para futuras inovações na aviação.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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