1. Início
  2. / Economia
  3. / Nubank está vendo mais clientes atrasarem o pagamento das dívidas no Brasil, especialmente aqueles que ficam mais de 90 dias sem pagar
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 5 comentários

Nubank está vendo mais clientes atrasarem o pagamento das dívidas no Brasil, especialmente aqueles que ficam mais de 90 dias sem pagar

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 14/08/2025 às 20:33
Nubank tem alta na inadimplência no Brasil, mas diz que todos os ativos performam conforme o previsto nos três países em que atua
Nubank tem alta na inadimplência no Brasil, mas diz que todos os ativos performam conforme o previsto nos três países em que atua
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
657 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Nubank tem alta na inadimplência no Brasil, mas mantém planos de expansão do crédito até o fim do ano. Fintech registrou aumento nos atrasos acima de 90 dias, mas aposta em ajustes no modelo de crédito para sustentar crescimento

O Nubank tem alta na inadimplência no Brasil, mas afirma que seguirá com a estratégia de expansão da oferta de crédito até dezembro. No segundo trimestre, a taxa de atrasos acima de 90 dias subiu para 6,6%, avanço de 10 pontos-base em relação aos três primeiros meses do ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (14) pela instituição. Apesar da deterioração, a empresa destacou que os indicadores permanecem dentro do previsto pelos analistas.

Os atrasos entre 15 e 90 dias caíram para 4,4%, enquanto o cenário macroeconômico considerado desafiador não teria impactado de forma relevante a carteira de crédito. A fintech opera no Brasil, México e Colômbia e vê espaço para ampliar limites e atender mais clientes, principalmente no seu maior mercado: o brasileiro.

Qualidade do crédito sob pressão

A elevação da inadimplência acompanha um movimento mais amplo no Brasil. Segundo o Banco Central, o atraso de pessoas físicas chegou a 4,3% em junho, 0,7 ponto percentual acima do registrado no ano anterior. Cartões de crédito e empréstimos pessoais, dois dos principais produtos do Nubank, lideram a piora dos índices.

Mesmo com o cenário adverso, a empresa afirma que “todas as classes de ativos estão performando igual ou melhor do que o esperado” nos três países em que atua. Para sustentar essa resiliência, a instituição ajustou seu modelo de concessão de crédito para cerca de um terço da base de clientes no Brasil, permitindo ampliar limites de forma seletiva.

Estratégia de crescimento

A meta é aplicar esse novo modelo a toda a carteira brasileira até o final do ano. A abordagem busca equilibrar expansão e controle de risco, mantendo a rentabilidade e evitando aumentos abruptos nas provisões para perdas.

Apesar da alta na inadimplência, o Nubank mantém perspectiva positiva de negócios. Com valor de mercado de US$ 57,6 bilhões, a fintech perdeu recentemente o posto de banco mais valioso da América Latina para o Itaú, mas segue entre as instituições financeiras mais relevantes da região.

Mudanças na liderança e reações do mercado

O ano de 2025 também tem sido marcado por saídas de executivos de alto escalão, incluindo o diretor de tecnologia (CTO), Vítor Olivier, e o diretor de operações (COO), Youssef Lahrech. Essas mudanças geram atenção entre investidores, mas não alteraram a recuperação das ações, que acumulam alta de 15% no ano.

Os papéis se recuperam de fortes quedas registradas em fevereiro, quando a fintech perdeu US$ 12 bilhões em valor de mercado após resultados abaixo das expectativas no quarto trimestre de 2024. Desde então, a confiança vem sendo reconstruída com a entrega de números alinhados às projeções.

Na sua opinião, a estratégia do Nubank de seguir expandindo o crédito mesmo com alta na inadimplência é um sinal de confiança ou um risco desnecessário? Compartilhe sua visão nos comentários.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Lih
Lih
17/08/2025 08:38

Nao é de hoje, que a analise de credito no Brasil tem sido uma ****. Com a imllantacao do score, tem tirado oportunidade de investidores e consumidores potencial para dar na mao de recem chegados no mercado. Aume tando a inadimplencia, e estagnando o mercado. A analise feita para concessao de credito precisa ser revista urgentemente. So passar nas casas bahia, marabraz da vida. Vendas de veiculos que e nitido o vazio. Bens que antes era simples conseguir, hoje em dia se tornou extremamente dificeis. Ter nome limpo, renda ja nao e o suficiente. Anitta nao conseguiria credito. E acreditam e tentam sustentar que nao existe nada de errado!

Maurício
Maurício
17/08/2025 05:01

Sinal de confiança

Eduardo Costa da Silva
Eduardo Costa da Silva
16/08/2025 21:54

Bom tenho uma boa relação com a instituição, saber equilibra os gastos financeiros, organizando as questões que a própria instituição te dar como opção faz bem para saúde financeira, isso aprendi com a mesma, estou aprendendo administrar melho, um banco que confiou mesmo eu estando inadimplente com outros bancos, não por minha culpa, hoje trabalho com essa conta é não empresto meu nome a mas ninguém fico sendo fiel mesmo achando as taixas de juros altas, e sou agradecido, e uma pena que no Brasil temos estes costumes de ser infiel as instituições que nos ajuda a melhorar de vida

Tags
Fonte
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x