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Novo SUV brasileiro é mais potente que Toyota Corolla Cross, mais barato que um mini SUV completo e faz 705 km com um único tanque

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 02/08/2025 às 22:06
Atualizado em 03/08/2025 às 11:46
corolla cross - toyota - suv - mini suv - kia niro - hyundai Kona
Mais espaço, mais potência e mais carro por menos dinheiro: GAC GS4 desafia o Corolla Cross e entrega o dobro de potência com preço de SUV compacto
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Mais espaço, mais potência e mais carro por menos dinheiro: GAC GS4 desafia o Corolla Cross e entrega o dobro de potência com preço de SUV compacto

Imagine um SUV híbrido que entrega mais potência que o Toyota Corolla Cross, tem porte de modelo médio como o BYD Song Plus e GWM Haval H6, mas custa o mesmo que um SUV compacto completo. Parece impossível? Pois o GAC GS4 está batendo de frente com os gigantes, prometendo desempenho, tecnologia e um pacote de equipamentos que vai deixar muito concorrente caro com inveja.

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Adeus Toyota Corolla Cross: GAC GS4 chegou com dois pés na porta trazendo potência de SUV grande com preço de compacto

O GAC GS4 chegou com dois pés na porta do segmento de híbridos, trazendo motor forte, tecnologia desenvolvida com a Toyota e preço agressivo. Enquanto rivais como Hyundai KonaKia NiroCorolla Cross e Haval H6 HEV2 estão na faixa dos R$ 215 mil a R$ 220 mil, o GS4 aparece por R$ 189.990 na versão Premium e R$ 199.990 na versão Elite.

Mesmo posicionado com preço de compacto, o GS4 tem porte de médio: são 4,68 metros de comprimento1,90 m de largura e um entre-eixos de 2,75 m. Para efeito de comparação, o Toyota Corolla Cross tem 4,46 m de comprimento. Ou seja, o GAC entrega mais espaço, mais potência e mais carro por menos dinheiro.

Mecânica afiada com DNA Toyota desbanca Corolla Cross

O segredo está na tecnologia G-MC 2.0, desenvolvida em conjunto com a Toyota, e que equipa o GS4 com um sistema híbrido completo. O modelo traz sob o capô um motor 2.0 aspirado a gasolina, ciclo Atkinson, com injeção direta, que gera 140 cv e 18,3 kgfm. Mas o verdadeiro trunfo está no motor elétrico, que entrega 182 cv e 30,6 kgfm de torque.

Juntos, os dois motores somam 235 cv de potência combinada. Só para comparar, o Corolla Cross Hybrid gera apenas 122 cv no total — ou seja, o GAC GS4 entrega quase o dobro de força.

O câmbio é automático de duas marchas, com tração dianteira, e o motor elétrico é integrado ao próprio câmbio, o que melhora a eficiência nas arrancadas. A bateria de íons de lítio tem 2,1 kWh, recarrega por regeneração e permite rodar alguns trechos em modo 100% elétrico, especialmente no trânsito urbano ou em velocidade constante.

Aceleração empolgante e suspensão bem calibrada

Segundo a ficha técnica da própria montadora, o GAC GS4 vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos e alcança velocidade máxima de 180 km/h. Mas mais do que números, o desempenho no dia a dia chama a atenção: o motor elétrico assume boa parte do trabalho nas acelerações, entregando torque quase instantâneo e mantendo o fôlego em retomadas e subidas.

A suspensão dianteira do tipo McPherson e a traseira multilink garantem conforto nas ruas e controle em curvas. Ela filtra bem as imperfeições do asfalto e segura a carroceria quando a condução exige mais. O único ponto de atenção vai para a direção elétrica: leve demais no modo normal. Só no modo esportivo ela ganha peso e passa mais segurança.

Interior cheio de surpresas e tecnologia embarcada

Se o visual externo já chama atenção, o interior do GS4 não fica para trás. A cabine mistura ousadia e praticidade, com detalhes que surpreendem. Um bom exemplo é o sistema de climatização, que tem os controles de temperatura embutidos nas saídas de ar centrais — uma solução bonita, mas que exige um tempo de adaptação.

Outro destaque é a base de carregamento de smartphone por indução: quando em uso, ela literalmente desce e se esconde, deixando a cabine mais limpa visualmente.

A versão Elite vem recheada de equipamentos premium: teto solar panorâmico, bancos elétricos revestidos em couro, porta-malas com abertura elétrica, rodas aro 19”, head-up display e quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas. E para todos os modelos, o pacote de segurança inclui piloto automático adaptativo de série.

Ficha técnica completa do GAC GS4

  • Preço: R$ 199.990 (versão Elite)
  • Motorização: motor 2.0 aspirado (140 cv e 18,3 kgfm) + motor elétrico (182 cv e 30,6 kgfm)
  • Potência combinada: 235 cv
  • Câmbio: automático de 2 marchas
  • Tração: dianteira
  • Suspensão: McPherson (dianteira) e multilink (traseira)
  • Freios: a disco ventilado na frente e sólido atrás
  • Pneus: 235/55 R19
  • Desempenho: 0 a 100 km/h em 8 s | Velocidade máxima: 180 km/h
  • Consumo: 14,1 km/l e autonomia total estimada em torno 705 km
  • Dimensões:
    • Comprimento: 4,68 m
    • Largura: 1,90 m
    • Altura: 1,66 m
    • Entre-eixos: 2,75 m
    • Peso: 1.673 kg
    • Porta-malas: 638 litros

Por que o consumo do GAC GS4 faz sentido: potência compensa litros a mais

É verdade que o GAC GS4 Hybrid não é o SUV híbrido mais econômico do Brasil. GS4 registra cerca de 14,1 km/l e autonomia total estimada em torno 705 km, dependendo do perfil de uso urbano ou rodoviário. Mas antes de julgar só pela média de combustível, vale olhar o conjunto completo e, principalmente, o que ele entrega em potência e desempenho por litro de combustível.

Potência que justifica cada gota de combustível

Olhar apenas o consumo declarado pode enganar. Sim, o GAC GS4 faz 14,1 km/l na cidade, o que parece inferior ao que entregam Hyundai Kona HybridToyota Corolla Cross e Kia Niro, todos superando os 17 km/l. Mas aí vem o detalhe que muda o jogo: nenhum deles sequer chega perto dos 235 cv de potência do GS4.

Vamos colocar em números. O Corolla Cross tem 122 cv e faz 17,8 km/l. O Kona e o Niro oferecem 141 cv com cerca de 18,3 km/l. Só que o GS4, com quase o dobro da potêncianão consome nem 30% a mais de combustível.

Ou seja, se os rivais tivessem o dobro da eficiência, aí sim estariam no mesmo nível técnico. Mas isso não acontece: o GS4, mesmo sendo mais potente e pesado, tem um dos melhores consumos por cavalo de potência do segmento. É o que os engenheiros chamam de eficiência energética relativa — entregar mais desempenho com menor penalização no consumo.

Segundo dados do Inmetro, o GAC GS4 chega a 16,66 cv para cada litro de gasolina consumido na cidade, enquanto o Corolla Cross fica em 6,85 cv/litro. É mais que o dobro de potência por litro.

Essa relação mostra que, embora não seja o mais econômico em números absolutos, o GS4 é mais eficiente no que entrega por litro abastecido.

Novo SUV é uma surpresa positiva num mercado automotivo brasileiro dominado por opções caras e com menos desempenho

GAC GS4 é uma surpresa positiva num mercado dominado por opções caras e com menos desempenho. Mesmo sendo “diferentão” no estilo, entrega um conjunto difícil de bater: design marcante, muita força, tecnologia de ponta e preço competitivo.

E o mais interessante: vem se consolidando como uma alternativa real para quem pensava apenas em Toyota, Hyundai Kona ou Kia Niro. Segundo o especialista Rodrigo Ferreira, da InsideEVs Brasil, “o GS4 mostra como a nova geração de híbridos chineses pode reconfigurar o mercado brasileiro nos próximos anos, especialmente pela boa relação entre custo, potência e espaço interno.”

E aí, o que você achou do GAC GS4? Você trocaria seu SUV por ele? Acha que o GS4 vai incomodar Toyota, Hyundai e Kia no mercado de híbridos? Deixe sua opinião nos comentários ou compartilhe este artigo com aquele amigo que está pensando em trocar de carro.

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San
San
05/08/2025 14:21

Freio a tambor na traseira em um veículo de 200 mil. É rir da cara do brasileiro.

Diego
Diego
Em resposta a  San
08/08/2025 16:04

Acredito que você não tenha lido direito, na traseira é freio a disco, porém o disco é sólido.

Luiz Geraldo
Luiz Geraldo
05/08/2025 09:49

O motor a combustão não é flex e vai usar nossa mijolina portanto vai ter problemas cedo. Não é turbo , meu Tcross 1.4 faz 18km/ litro na estrada e pesa 300 kg a menos. É importado da China e vai ter problema de peças e pós venda porque as css vão ser muito poucas. Revenda ruim … daqui 6 meses muda do jeito dos chinas e a revenda ficará ainda pior…

Edgard
Edgard
Em resposta a  Luiz Geraldo
05/08/2025 20:48

Tive um t-cross highline 1.4, fazia 16/18 km por litro, 0 a 100 em menos de 8 segundos e vel final de 202 km por hora. Disco nas 4 rodas, teto solar, todos os opcionais de fábrica. Muito mais carro.

Enio Dario de Oliveira
Enio Dario de Oliveira
05/08/2025 08:51

Acredito que o que importa é o consumo final, não adianta ter grande potência, e gastar mais, tenho HRVEXL 2025 menos potência mas, mais econômico, trabalho e passeio com o carro, e ele me entrega 16km/litro.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

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