1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Novo ônibus elétrico da BYD chega ao mercado equipado com tecnologia que permite devolver energia à rede elétrica
Tempo de leitura 3 min de leitura

Novo ônibus elétrico da BYD chega ao mercado equipado com tecnologia que permite devolver energia à rede elétrica

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/02/2022 às 10:32
BYD - ônibus - ônibus elétrico - rede elétrica - energia
Type A roda até 225 km com uma única carga (BYD/Divulgação)

A BYD não para de inovar, e dessa vez decidiu entregar a solução perfeita: Um ônibus elétrico escolar que, além de oferecer 225 km de autonomia, consegue funcionar como uma “bateria” e devolver energia à rede elétrica

A BYD está atuando na criação de vários novos veículos e soluções voltadas para o setor elétrico e na última semana apresentou um novo ônibus elétrico escolar que conta com uma tecnologia capaz de devolver energia à rede elétrica. O novo modelo da BYD recebeu o nome de Type A e um dos seus principais destaques é a tecnologia V2G, que permite que o ônibus elétrico sirva como uma espécie de “bateria” quando não está transportando passageiros.

Leia outras noticias relacionadas

Modelo que pode devolver energia à rede elétrica entrega autonomia de 225 km

Sendo comercializado em três tamanhos diferentes, o modelo da BYD pode possuir as seguintes medidas: 8,13 metros, 7,46 metros e 6,97 metros. O modelo é capaz de transportar até 30 passageiros, sendo equipado com um pequeno “elevador” ADA, com força o suficiente para levantar mais de 360 kg.

O ônibus elétrico escolar tem como foco principal rotas com menos alunos e o transportes de Pessoas com Deficiência (PcD). O ônibus está equipado com uma bateria de fosfato de ferro lítio que, além de ser bastante utilizada por essa categoria de veículos, ainda consegue ofertar uma autonomia de 225 km com uma única carga.

De acordo com a Presidente da BYD North America, Stella Li, o ônibus elétrico que devolve energia à rede elétrica é a solução perfeita e foi projetado para estar no ambiente escolar 24 horas por dia, tanto como veículo quanto como uma forma de armazenamento de eletricidade.

A junção de aspectos de design inovador, desempenho confiável e segurança de primeira linha da BYD, afirma que o ônibus elétrico é uma solução acessível e prática que não emite nenhum poluente.

Ônibus da BYD é produzido com aço de alta resistência

No quesito de segurança, a BYD cita quatro aspectos importantes do ônibus elétrico, como seu controle eletrônico de estabilidade, cintos de segurança de três pontos para os estudantes, um sistema de frenagem eletrônico e também sua carroceria, que é produzida com aço de alta resistência.

A empresa também traz em seu veículo, que devolve energia de volta à rede elétrica, a tecnologia Predictive Stop Arm, que monitora todo o tráfego e notifica os estudantes para saírem do veículo quando é seguro atravessar.

Ainda de acordo com Stella, o ônibus pode ser carregado durante a noite, quando o uso de energia é pouco e durante o dia, o ônibus escolar pode devolver energia à rede elétrica enquanto está estacionado, gerando energia para as salas de aula e deixando os professores e alunos conectados.

Ônibus elétrico da BYD tem um grande futuro no mercado automotivo estadunidense

A BYD oferece dois tipos de soluções para carregamento para atender a várias necessidades, uma mais simples, com carga AC monofásica de 19,2 kW e outra mais potente e eficiente, em carga DC de 150 kW. A chinesa promete uma maior economia para as escolas, em 60% nos gastos com combustível e manutenção, quando comparado com ônibus com motores de combustão interna.

Este é um setor com ótimas oportunidades no mercado estadunidense, tendo em vista que, atualmente, há uma frota de aproximadamente 480 mil ônibus escolares em funcionamento e transportando cerca de 24 milhões de alunos todos os dias no país.  

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos