Um novo motor da GM pode chegar ao mercado em breve. Trata-se de um motor em parceria com a Niron Magnetics – mais moderno, com tecnologia de ponta e que promete ser o futuro da mobilidade sustentável na indústria automotiva global.
A GM anunciou recentemente sua nova tecnologia de emissão zero que fará os carros elétricos ainda mais poderosos e os motores a combustão se tornarem obsoletos. Esta tecnologia revolucionária é considerada a próxima revolução no mundo automotivo e nos levará a um futuro completamente sustentável. A parceria estratégica com a Niron Magnetics, que envolve um investimento total de US$ 33 milhões, inclui contribuições de outros investidores notáveis como a Stellantis Ventures e a Volvo Cars Tech Fund. Originária da Universidade de Minnesota, esta startup norte-americana está focada em expandir e comercializar sua inovadora tecnologia de ímãs automotivos.
Novo motor da GM não utilizará terras raras
A Niron Magnetics adota uma abordagem inovadora ao utilizar nitreto de ferro na fabricação de ímãs permanentes para motores elétricos, uma escolha estratégica dada a acessibilidade e abundância deste material. Em contraste, os materiais tradicionalmente usados, como térbio, disprósio, praseodímio e neodímio — todos minerais de terras raras — não apenas são caros, mas também predominantemente extraídos na China, levantando preocupações sobre possíveis escassez.
Kai Daniels, diretor supervisor da GM Ventures, o braço de investimento em tecnologias futuristas da General Motors, destaca a relevância estratégica desta inovação:
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“Os minerais de terras raras são notoriamente difíceis de adquirir e quase exclusivamente produzidos no exterior, tornando-os caros e logisticamente complicados. Portanto, o desenvolvimento de ímãs permanentes utilizando nitreto de ferro representa uma oportunidade significativa para reduzir custos e impactos ambientais nos motores de veículos elétricos, além de nos permitir fortalecer nossa cadeia de suprimentos para veículos elétricos na América do Norte.”
Boatos também sugerem que a General Motors estaria desenvolvendo um motor de ar comprimido
Os veículos com ar comprimido funcionam de maneira muito diferente dos motores regulares. Em vez de ser um motor convencional acionado por pistão ou um motor elétrico, os veículos com ar comprimido utilizam motores pneumáticos especialmente projetados, também conhecidos como motores de ar comprimido.
Esse novo motor da GM é, do ponto de vista mecânico, muito semelhante aos motores de combustão interna regulares. O novo motor utiliza pistões assim como os motores à gasolina, porém ao contrário dos propulsores a explosão, os pistões de um motor pneumático são conectados a uma mola.
Em vez de contar com uma explosão que cria o movimento do pistão, os motores pneumáticos introduzem ar na câmara, aumentando a pressão dentro dela, o que empurra o pistão para o seu comprimento máximo.
O ar é então liberado e a mola, a qual o pistão está conectado, puxa de volta para sua posição original, completando assim o ciclo. Em termos gerais este novo motor da GM é muito semelhante aos motores de combustão interna e, portanto, pode utilizar uma ampla variedade de soluções técnicas, reduzindo o ciclo de desenvolvimento, o que também atraiu a GM.
Vantagens e desvantagens do novo motor da GM
O benefício mais notável deste novo motor de ar comprimido é claro o fato de ser 100% livre de poluição, o que significa que nenhum dano ambiental está sendo causado durante o funcionamento. O novo motor da GM é muito mais barato e não requer materiais de terras raras, ao contrário de baterias ou motores elétricos.
Contudo, o novo motor tem algumas desvantagens que impedem seu desenvolvimento e uso em uma escala mais ampla. O primeiro problema é o fato de que os motores a ar comprimidos são extremamente subpotentes e devido aos componentes leves e a baixa pressão produzida, o torque desses motores é extremamente fraco, o que os torna muito menos utilizáveis no mundo real.
Dito isso, a GM tem trabalhado muito para resolver esses problemas e tem tido bastante sucesso. Em primeiro lugar, o problema da potência do carro foi resolvido com a introdução de novos tanques de ar de alta pressão. Como resultado, o novo motor da GM alcança números de desempenho bastante comparáveis aos dos motores a gasolina regulares.