O Clio E-Tech, novo carro híbrido da Renault, foi flagrado nas ruas brasileiras e poderá chegar ao Brasil no próximo ano. O modelo ganha destaque pela sua alta economia de combustível e tecnologia de ponta
O Clio E-Tech, novo carro híbrido da Renault, foi visto recentemente em testes nas ruas brasileiras. O modelo da atual geração, que é vendido na Europa, vem equipado com um trem de força híbrido não recarregável e ganha destaque pela sua alta economia de combustível. O flagra do Renault Clio no Brasil vem após a montadora francesa anunciar seu novo plano estratégico para o país, focado em modelos mais equipados e caros e também na eletrificação, com a promessa da chegada de carros híbridos, híbridos plug-in e carros totalmente elétricos.
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Novo carro híbrido da montadora Renault entrega 140 cavalos de potência
Até então, os únicos carros elétricos da marca no mercado nacional são o Renault Kangoo e Zoe e-Tech e não há nenhum carro híbrido sendo comercializado por aqui. Durante o anúncio da nova estratégia, a montadora afirmou também a vinda do Renault Kwid 100% elétrico ao Brasil no próximo ano.
Voltando ao flagra do Renault Clio E-Tech Europeu, o modelo conta com um motor a combustível 1.6 litro com 91 cavalos de potência ligado a dois motores elétricos, que geram 20 e 49 cavalos, respectivamente.
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O primeiro motor impulsiona o veículo e o outro funciona como um gerador, para uma potência combinada de 140 cavalos. Sua bateria possui 1,2 kWh e o modelo também conta com um botão EV, que de acordo com a Renault proporciona uma autonomia de 5 km a mais com o motor elétrico a uma velocidade máxima de 75 km/h. Desta forma, o motorista poderá acompanhar o fluxo de energia através de indicadores no painel.
Apenas 4 litros de combustível consumidos em 100 km
De acordo com dados do Motor1 Espanha, o novo carro híbrido pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos e ganha destaque pelo consumo médio de 4 litros de combustível a cada 100 km, ou 25 km/l, um ótimo alcance, se levarmos em consideração que se trata de um carro híbrido convencional e não um carro híbrido plug-in, este último conta com baterias maiores que permitem uma maior autonomia no modo elétrico e um consumo ainda melhor.
De qualquer forma, ainda não há nenhum anúncio sobre a chegada do modelo da montadora de forma oficial no Brasil, o que pode ou não ocorrer nos próximos meses. No caso deste flagra, o mais provável é que a marca esteja testando o motor para avaliar sua aplicação no país.
Na Europa, o Renault Captur pode vir equipado com este mesmo sistema híbrido E-Tech ou ainda o E-Tech híbrido plug-in, que garante uma autonomia 65 km no modo elétrico e promete consumo de 66,7 km por litro de combustível com as baterias carregadas.
Renault planeja trazer modelos elétricos mais baratos ao Brasil
A montadora francesa anunciou o lançamento do Kwid elétrico para o próximo ano, e ele pode chegar às concessionárias como o carro elétrico mais barato do Brasil e tirar o título do JAC E-JS1, que atualmente está com um preço que gira em torno de R$ 159.9 mil.
De acordo com dados, o modelo poderá chegar no valor de R$ 130 mil. Além disso, é possível que o modelo seja equipado com um motor de 33 kW, gerando uma potência de 45 cavalos e um torque de 12,6 kgfm.