Novo carro elétrico “barato” da China está prestes a chegar ao mercado europeu. O carro elétrico popular entrega 380 km de autonomia e chega aos 100 km/h.
Entre os diversos veículos elétricos da China que estão se preparando para entrar no mercado europeu, um deles ganha destaque no momento. Trata-se do Jiayuan Komi, um “carro elétrico popular” e ultracompacto com foco no ambiente urbano de 3 metros que pode transportar até quatro passageiros.
Novo carro elétrico popular da China entrega mais de 300 km de autonomia
Fabricado na China, o carro elétrico barato está sendo mostrado oficialmente no Salão de Munique (IAA 2023) visto que tem planos de conquistar uma boa posição nos principais mercados europeus. A estreia do veículo está prevista para acontecer em outubro, com preços reduzidos ao mínimo.
De fato, eles começam em 10 mil euros, o que é um valor muito baixo no ramo automotivo, até mesmo para os europeus. Ao contrário do Citroën Ami, do Fiat Topolino ou do XEV YoYo, o pequeno elétrico chinês de duas portas é um carro elétrico barato de verdade e pode alcançar até 100 km/h.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Com 3 metros de comprimento, 1,52 metros de largura e 1,56 metros de altura, o veículo conta com uma distância entre eixos de aproximadamente 2 metros e afirma ter um layout de suspensão que é nada menos que refinado, com um esquema MacPherson na frente e um multilink na traseira.
Totalmente elétrico, o veículo da China está disponível em dois tamanhos de bateria. O consumidor pode optar por uma bateria de 17 kWh, que garante 160 km de autonomia (NEDC), ou a bateria de 35 kWh, que chega a 320 km. Ambas alimentam um motor de 46 cavalos de potência e 11,2 kgfm de torque. O Jiayuan Komi recarrega em cerca de 7 horas, entretanto, a montadora não informa a potência máxima de recarga em AC ou DC.
Carro elétrico popular chinês conta com tecnologia de ponta e sistema de infoentretenimento
O preço mais alto na China oferece aos compradores uma cabine muito agradável, com itens como volante multifuncional, seletor de marcha rotativo na consola central, painel de instrumentos digital, estofamento e acabamentos brilhantes, assim como iluminação ambiente.
Seu sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de sete polegadas também disponibiliza o CarLife, que é a alternativa do Baidu ao Apple CarPlay.
O equipamento disponível para o carro elétrico barato da China inclui dois airbags, sensores de ré, câmera de ré, entrada e partida sem chave, ar condicionado manual, retrovisores laterais aquecidos, ESC, assistente de partida em subida, freio de estacionamento eletrônico, pressão dos pneus sistema de monitoramento, faróis com projeto de halogênio, controle de cruzeiro e lanternas de LED.
Mercado de elétricos brasileiro ganha novos modelos
A BYD, montadora da China, está trazendo diversas novidades para o mercado nacional, gerando uma grande queda nos preços. A multinacional já conta com vários modelos à venda no Brasil e já está atuando no lançamento do seu carro elétrico barato Seagull por aqui, o que deve acontecer no primeiro semestre de 2024.
O subcompacto é uma novidade até mesmo para o mercado da China e chegará ao Brasil custando menos que o Dolphin, listado a R$ 150 mil.
A estimativa é que este seja o carro elétrico mais barato do país, ficando na casa dos R$ 110 mil a R$ 130 mil, abaixo dos rivais Caoa Chery iCar e JAC E-JS1.
Na China, a versão do modelo com bateria maior roda até 405 km levando em conta o ciclo do gigante asiático, com velocidade máxima de 130 km/h. No Brasil, essa autonomia, dentro do ciclo estabelecido pelo Inmetro, deve ficar na casa dos 350 km, entretanto, é apenas uma estimativa.