1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Nova picape média da Ram tem imagens e data de lançamento confirmados, 200 cv, série Nightfall e mira em Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10
Tempo de leitura 6 min de leitura Comentários 0 comentários

Nova picape média da Ram tem imagens e data de lançamento confirmados, 200 cv, série Nightfall e mira em Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10

Escrito por Ana Alice
Publicado em 11/08/2025 às 20:55
Atualizado em 12/08/2025 às 06:35
Nova picape média da Ram estreia em agosto com série Nightfall, motor 200 cv e produção na Argentina, mirando Hilux, Ranger e S10.
Nova picape média da Ram estreia em agosto com série Nightfall, motor 200 cv e produção na Argentina, mirando Hilux, Ranger e S10.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Primeiras imagens e detalhes da nova picape média da Ram revelam série especial, produção na Argentina e motor turbodiesel, com estreia marcada para agosto de 2025, mirando as líderes do segmento de picapes médias.

A nova picape média da Ram teve o primeiro teaser oficial divulgado e estreia marcada para 13 de agosto de 2025.

O vídeo confirma elementos de design da marca e exibe na tampa traseira a inscrição Nightfall, sinalizando o nome da série de lançamento.

Segundo a Stellantis, o anúncio “vai surpreender o mercado”, com posicionamento acima da Rampage e foco direto nas rivais Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.

Data oficial e teaser

O teaser divulgado pela fabricante mostra grade larga com o logotipo RAM centralizado, faróis em LED com luzes interligadas e acessórios como rack de iluminação no teto.

Há pneus de uso off-road e o emblema “Turbo” no capô, reforçando o apelo aventureiro.

Na traseira, a grafia Nightfall aparece com destaque, mas a Stellantis não confirmou se se trata do nome do modelo ou apenas de uma série especial de estreia.

Posicionamento e concorrentes

A nova picape média da Ram entra no portfólio da marca do carneiro para atuar acima da Rampage.

A proposta é disputar o segmento de picapes médias tradicionais, dominado por Hilux, Ranger e S10, com foco em robustez e conteúdo.

Nova picape Ram, em projeção, revela frente agressiva e acessórios na carroceria — Foto: Reprodução/Kleber Silva (KDesign AG)
Nova picape Ram, em projeção, revela frente agressiva e acessórios na carroceria — Foto: Reprodução/Kleber Silva (KDesign AG)

A estreia foi confirmada para 13 de agosto, com apresentação regional.

Plataforma, projeto e origem

O produto nasce do Projeto KP2, concebido para a América do Sul.

A arquitetura deriva da base desenvolvida pela chinesa Changan para as picapes Kaicene F70/Changan Hunter, a mesma família estrutural utilizada por Peugeot Landtrek e Fiat Titano.

A adoção dessa plataforma permite chassi sobre longarinas, cabine dupla e soluções de tração 4×2 e 4×4, com foco em resistência e custo de manutenção.

O que muda em relação à Titano?

Embora compartilhe a base técnica com a Fiat Titano, a nova picape Ram terá acabamento e ajustes próprios, como grade exclusiva, rodas, para-choques e assinatura luminosa, além de calibração específica de suspensão e direção.

Flagras recentes na Argentina mostram unidades pré-série do KP2 em testes e em processo de exportação para a região.

Produção na Argentina e investimentos

A produção na Argentina está confirmada no Polo Automotivo de Córdoba, onde a Stellantis estruturou um “hub de picapes” para abastecer a América do Sul.

O complexo recebeu investimento de R$ 2 bilhões entre 2025 e 2030 e também abrigará o desenvolvimento local do motor Multijet 2.2, com início de aplicação industrial previsto pela empresa para ciclos futuros.

O projeto criou 1.800 vagas e tem “foco na exportação para toda a região”, segundo comunicado corporativo.

Em paralelo, executivos da companhia também detalharam investimento de US$ 385 milhões na planta de Córdoba para nova linha veicular e produção de motores.

Trem de força: o que já se sabe

No campo mecânico, a referência mais concreta vem da Fiat Titano, irmã de base produzida no mesmo polo.

A Titano 2026 estreou o 2.2 Multijet turbodiesel de 200 cv e até 450 Nm (45,9 kgfm) com câmbio automático de oito marchas nas versões topo e opção manual de seis marchas nas configurações de entrada.

Também houve evolução de chassi e freios, com discos nas quatro rodas, além de um novo sistema de tração integral permanente (AWD) em versões selecionadas.

E na nova picape média da Ram?

Fontes do setor indicam que o conjunto 2.2 turbodiesel de 200 cv é o mais cotado para equipar o lançamento, possivelmente aliado a transmissão automática de oito marchas.

Contudo, a Stellantis ainda não divulgou a ficha técnica do modelo no teaser, e não é possível confirmar oficialmente todas as especificações no momento.

Na traseira, nova picape terá a grafia "Ram" em destaque — Foto: Reprodução/Kleber Silva (KDesign AG)
Na traseira, nova picape terá a grafia “Ram” em destaque — Foto: Reprodução/Kleber Silva (KDesign AG)

E os sistemas de assistência?

Na Titano, o pacote de ADAS inclui, conforme versões, frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo.

Por compartilhar engenharia e fornecedores, é plausível que a nova picape Ram herde parte desses recursos, mas a empresa não detalhou o conteúdo da Nightfall até agora.

Série Nightfall e equipamentos de estreia

O vídeo oficial destaca a inscrição Nightfall na tampa, rodas com acabamento escurecido e barras de teto com luzes auxiliares.

A combinação sugere uma configuração de apelo off-road e visual exclusivo para a primeira leva de vendas.

A marca, porém, não confirmou a lista de itens nem o pacote fechado da série.

Nome: Dakota, 1200 ou outro?

O nome comercial permanece em sigilo.

Parte da imprensa especula o resgate do histórico Dakota.

Há também movimentações de registro na região que citam possíveis denominações, como Ram 1800, ligadas ao Projeto KP2.

Até a apresentação, não há confirmação oficial de batismo.

Onde a Ram quer chegar?

O plano é claro: ampliar a cobertura no segmento e mirar diretamente Hilux, Ranger e S10 com um produto de chassi e proposta global, posicionado acima da Rampage.

Com fabricação em Córdoba e rede de exportação regional, a marca busca escala e agilidade logística para enfrentar as líderes de mercado.

Quando chega às lojas?

A primeira etapa é a revelação em 13 de agosto.

Pré-série e homologações estão em curso na Argentina, e a marca divulgou que haverá um “grande anúncio” na data.

Informações de preços, versões, capacidades de carga e reboque, consumo e pacotes completos de tecnologia serão detalhadas pelo fabricante na estreia.

Nova picape média da Ram estreia em agosto com série Nightfall, motor 200 cv e produção na Argentina, mirando Hilux, Ranger e S10.
Nova picape média da Ram estreia em agosto com série Nightfall, motor 200 cv e produção na Argentina, mirando Hilux, Ranger e S10.

Ponto a ponto: o que já está confirmado

  • Data de apresentação definida e teaser oficial publicado.
  • Nightfall aparece no vídeo como série ou assinatura visual inicial.
  • Projeto KP2 vinculado à base Changan/Kaicene F70 e parentesco com Fiat Titano/Peugeot Landtrek.
  • Produção na Argentina no polo de Córdoba, com investimento de R$ 2 bilhões e foco em exportação.

Ponto a ponto: o que ainda falta confirmar

  • Ficha técnica completa (motorizações, câmbios e capacidades).
  • Lista de versões e equipamentos da série Nightfall.
  • Nome comercial definitivo (Dakota, 1200, 1800 ou outro).

Detalhe importante sobre o motor

Algumas publicações mencionam que o 2.2 de 200 cv já “equipa Rampage, Toro e Commander”.

Não encontramos confirmação pública dessa aplicação nessas linhas no Brasil hoje.

O que está atestado oficialmente é a adoção do 2.2 Multijet de 200 cv na Titano 2026, com 8 marchas, freios a disco nas quatro rodas e ADAS.

Para a nova picape Ram, a ficha técnica oficial não foi divulgada até a publicação deste texto.

E você, acredita que a nova picape média da Ram com a série Nightfall e potencial motor de 200 cv chega com força para encarar Hilux, Ranger e S10, ou a nova picape Ram precisará de mais diferenciais para conquistar o público?

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ana Alice

Redatora e analista de conteúdo. Escreve para o site Click Petróleo e Gás (CPG) desde 2024 e é especialista em criar textos sobre temas diversos como economia, empregos e forças armadas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x