1. Início
  2. / Uncategorized
  3. / Nova parede de turbinas eólicas pode se esconder à vista de todos, integra perfeitamente os ambientes urbanos, é segura e produz mais de 10.000 kWh
Tempo de leitura 4 min de leitura

Nova parede de turbinas eólicas pode se esconder à vista de todos, integra perfeitamente os ambientes urbanos, é segura e produz mais de 10.000 kWh

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 25/01/2022 às 09:18
turbinas - vortex - Nordex - ge - usina
parede discreta das turbinas eólicas pode se esconder à vista de todos e produzir mais de 10.000 kWh por ano

Energia eólica: parede de turbinas eólicas é segura para animais e crianças e pode funcionar como um sistema autônomo ou ser emparelhada com um painel solar para gerar energia em horários sobrepostos

A energia eólica desempenhou um papel fundamental em ajudar as redes nacionais em todo o mundo a reduzir a dependência de combustíveis fósseis para gerar energia, mas as turbinas eólicas para a casa encontraram uma absorção muito lenta devido, em parte, à sua estrutura não muito atrativa.

Leia também

Nesta linha, graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos, a energia eólica está começando a acumular cada vez mais destaque, de grandes geradores projetados para serem colocados em alto mar a pequenas soluções focadas em edifícios, onde designers e arquitetos têm muito a dizer sobre isso.

Eles são inegavelmente impressionantes de se olhar! A parede discreta das turbinas eólicas pode se esconder à vista de todos e produzir mais de 10.000 kWh

De acordo com o designer, a parede discreta de turbinas eólicas pode se esconder à vista de todos e produzir mais de 10.000 kWh por ano, o suficiente para alimentar uma casa americana.

Nova turbina integra perfeitamente os ambientes urbanos atuais e não tem nada a ver com geradores eólicos tradicionais

Precisamente de Nova York, o estúdio de design liderado por Joe Doucet criou uma parede composta por pequenas turbinas eólicas e que pode ser colocada tanto na cerca quanto na frente de uma parede para gerar eletricidade. Uma solução que se integra perfeitamente aos ambientes urbanos atuais e não tem nada a ver com geradores eólicos tradicionais.

Uma das razões apontadas por este estúdio de design é precisamente a aparência deste tipo de gerador. Ao contrário dos painéis solares, que geralmente são camuflados em telhados, as turbinas eólicas têm um impacto visual muito grande para serem desperdiçadas em cima de uma casa.

Para tornar a geração de eletricidade a partir do vento menos intrusiva, os designers criaram o que chamam de “parede cinética”. É composta por uma matriz de hélices rotativas que giram individualmente, por sua vez acionando um mini gerador que fornece eletricidade. A parede “é projetada para ser agradável tanto estética quanto funcionalmente”, apontam eles.

Parede cinética pode funcionar como um sistema autônomo ou ser emparelhada com um painel solar para gerar energia em horários sobrepostos

Cada parede contaria com cerca de 25 turbinas verticais, cada uma conectada a um gerador de 400 watts para uma potência de pico total de 10 kW. Como uma configuração solar no telhado, elas podem ser conectadas à rede ou passar por um sistema de bateria para armazenamento. Doucet diz que elas serão “quase silenciosas”, produzindo “não mais ruído do que um giro suave”, além de serem seguras para ambientes com animais e crianças, já que não há pontos de aperto na rotação e até mesmo um pequeno poderia facilmente impedir que as lâminas leves girem.

Capazes de pegar o vento de qualquer direção, exceto a vertical, eles poderiam funcionar como um sistema autônomo ou serem emparelhados com um painel solar para gerar energia em horários sobrepostos. Doucet diz que quer manter essas paredes “muito acessíveis”

A Doucet prevê uma estrutura feita de alumínio, que pode ser revestida com qualquer material leve. O designer também disse que está em negociações com fabricantes que poderiam ver o produto lançado ao mercado mais cedo do que o esperado. Um projeto engenhoso, que poderia ser uma resposta ecológica quando é impossível implementar uma turbina eólica tradicional.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos