1. Início
  2. / Economia
  3. / Nova função anunciada por Haddad, chamada Pix Crédito para 2023
Tempo de leitura 3 min de leitura

Nova função anunciada por Haddad, chamada Pix Crédito para 2023

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 21/02/2023 às 14:38
Pix Crédito
Pix Crédito (Foto/divulgação)

O Banco Central (BC) anunciou o lançamento do novo serviço de transferência bancária instantânea, o Pix Crédito, com previsão para o segundo semestre de 2023. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a iniciativa durante uma reunião com o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

A nova funcionalidade visa facilitar o acesso a empréstimos e financiamentos para pequenas empresas e pessoas físicas. Por meio do Pix Crédito, os usuários poderão realizar transferências bancárias instantâneas e gratuitas para outras contas, além de pagamentos de cobrança de contas e utilização de cartões de crédito e criptomoedas. 

Renato Aragon, diretor associado da consultoria Xsfera, explica que o Pix Crédito tem o alicerce sólido de pagamento rápido e que a novidade está sendo discutida em fóruns do Banco Central. “Na prática, sabemos poucas coisas ou temos pouca expectativa de como vai ser”, diz ele. Ainda não há informações oficiais a respeito do assunto.

Os especialistas acreditam que essa será uma alternativa de crédito mais barata do que as existentes atualmente no mercado brasileiro. Atualmente, 77,9% das famílias brasileiras declaram ter dívidas em 2022. Com a alta da Selic para controlar a inflação, o crédito está mais caro no país. O governo Lula já havia criticado essa taxa antes mesmo do anúncio da nova funcionalidade. 

Tiago Severo, sócio coordenador da prática de banking do Caputo, Bastos e Serra Advogados, afirma que “não é o Pix que vai dar o crédito e sim o banco por meio de um contrato de crédito”. Ele acrescenta que a vantagem é eliminar intermediários permitindo transações mais baratas. 

Bruno Samora, da Matera Consulting Group, ressalta que os lojistas podem ter uma vantagem com esse serviço pois receberão o valor na hora, diferentemente dos cartões tradicionais que levam alguns dias para cair na conta. Ademais, os usuários terão mais facilidade para parcelar compras virtuais e físicas com baixos custos operacionais. 

Já Renato Aragon afirma que esse serviço poderia funcionar como um empréstimo tradicional com tarifas mais baixas, tornando-se um concorrente ainda mais forte dos cartões de crédito. No entanto, é preciso tomar cuidado pois é possível que existam cobranças indevidas quando se tratar de atrasos nos pagamentos, pois juros altíssimos são cobrados pelos cartões tradicionais (409,3% ao ano). 

Alguns bancos já oferecem um serviço similar chamado Pix Parcelado, através do qual os usuários têm acesso a linhas de crédito com cobrança de juros mas sempre focando na prevenção contra golpes online. O Santander começou a ofertar essa modalidade desde março do ano passado, enquanto o Itaú promete lançar em abril de 2023. 

Com o Pix Crédito do BC, os consumidores brasileiros ganham mais flexibilidade nas formas de pagamentos e maior segurança para realizar transações financeiras online, potencializando assim as suas experiências digitais sem medos nem preocupações!

Fernando Haddad debate perspectiva econômica brasileira  

Via BTG Pactual 

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos