1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Nova bomba movida à energia solar funciona sem ligar na tomada, evita desperdícios na conta de luz e conta com 570W
Tempo de leitura 3 min de leitura

Nova bomba movida à energia solar funciona sem ligar na tomada, evita desperdícios na conta de luz e conta com 570W

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/04/2022 às 13:42
Atualizado em 03/04/2022 às 23:31
energia solar - bomba de água - energia elétrica - conta de luz
A bomba de água movida a energia solar da Rhebe Ecaros – imagem: Ilustração de funcionamento da bomba solar/Divulgação

A novidade da vez dentro do mercado de produtos renováveis é uma nova bomba de água que funciona apenas com o uso da energia solar, reduzindo o valor da conta de luz e gerando maior economia na residências de diversos consumidores brasileiros

A energia solar tem ganhado cada vez mais inovações, podendo alimentar equipamentos e outros produtos diversos. A novidade dessa vez se trata de uma bomba de água que possui uma conexão direta com o painel de energia solar, evitando desperdícios e reduzindo o valor final da conta de luz. O produto é da marca Thebe Ecaros e recebeu o nome de Tjet Ci 570 W. Vale ressaltar que o equipamento não vem com uma placa solar inclusa na caixa.  

Conheça melhor a bomba de água que utiliza energia solar como fonte primária

Nova Bomba Solar OffGrid QUE NÃO Gasta Energia Elétrica | TJET CI 570W Thebe Ebara – Reprodução/Youtube

A bomba auto-aspirante possui conexão direta na placa solar, conta com um controlador interno integrado, ou seja, não requer um controlador externo, e possui a ponta do eixo em inox. Ao utilizar a bomba solar, o fabricante destaca que os consumidores não precisam se preocupar com a conta de luz, e o produto também possui um rolamento de cobre em seu motor de corrente contínua. Na caixa, além da bomba de água, também vem uma válvula de retenção.  

Por ser auto-aspirante, a bomba de água movida à energia solar, que evita desperdícios na conta de luz, não apresenta problemas de escovação ou de entrada de ar, que gera vazão ou pressurização. Para isso, o produto conta com uma válvula de retenção, que tem como principal função reter a água na bomba, para evitar que o consumidor fique escovando a mesma em casos de manutenção, falta de água, ou imprevistos.

A peça conta com um filtro de aço inox, que evita a entrada de partículas dentro da bomba de água. Uma parte interessante que vale ressaltar é que seu motor é de corrente contínua e não com escovas, aumentando a vida útil do produto e prolongando os espaços de manutenção.

Entenda como funciona um sistema de bombeamento com energia solar

Bomba Solar Thebe Ecaros Auto-aspirante Tjet Ci 570w Pressurizadora – Divulgação

Com a grande alta na conta de luz não há quem não repense em meios de diminuir o consumo de eletricidade. Tanto nas empresas, quanto nas casas, o uso de energias renováveis vem sendo avaliado de forma ampla e implementado com o intuito de promover economia e sustentabilidade.

Uma dessas formas de reduzir o valor da conta de luz é por meio do bombeamento com energia solar. Trata-se de um sistema útil para bombear água e abastecer pequenas comunidades ou irrigar plantações por meio de uma bomba, que é alimentada por um módulo solar.

Entre os benefícios desse tipo de atividade, está a economia de 95% na conta de luz, sem falar na valorização do imóvel. Alguns municípios estão promovendo o IPTU Verde, diminuindo o valor do imposto de quem possui geração de energia renovável, como a fotovoltaica. Além disso, a implantação desse sistema de energia solar reduz a geração de gás carbônico na atmosfera, contribuindo com o meio ambiente.

Quanto custa uma bomba de água movida à energia solar?

Custando apenas R$ 1.518, a bomba de água pode ser utilizada em residências e prédios, poços de ponteira e rede de baixa pressão com foco no abastecimento de reservatórios, caixas d’água, cisternas e personalização de jardins.

Outras utilizações podem ser em poços semi artesianos, postos de praia e residências com deficiência no abastecimento de água proveniente da rua. Vale lembrar que a fabricante dá garantia de 1 ano contra defeito de fábrica, e o produto precisa de apenas duas placas solares de 370 Wp, sua tensão. No site do vendedor, também há painéis à venda, e existe a possibilidade da venda de kits com painéis solares voltados especificamente para alimentação da bomba de água.  

Tags
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos