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Nova bateria de zinco à base de água evita incêndio em carros elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/01/2023 às 17:16
Nova bateria de zinco à base de água evita incêndio em carros elétricos
Foto: Reprodução/Insideevs

Cientistas da Flórida desenvolvem bateria à base de água que pode evitar incêndios em carros elétricos. Apesar do projeto estar muito desenvolvido, ainda há alguns aperfeiçoamentos a serem feitos.

Os alagamentos sempre foram inimigos dos carros a combustão. Nunca foi recomendável enfrentar uma área alagada com seu veículo, mas este problema pode ser ainda mais sério caso seja um carro elétrico. Diversos casos aconteceram recentemente nos Estados Unidos, quando o furacão Ian atingiu a Flórida. Quando a água atingiu os carros, foram causados curtos-circuitos nas baterias que simplesmente incendiaram os veículos, mesmo cobertos por água.

Cientistas desenvolvem nova bateria à base de água

Pelo menos 12 incêndios de veículos elétricos já foram registrados nessas condições pela Administração de Bombeiros dos EUA. Segundo o professor Yang Yang, da Universidade da Flórida Central, durante o furacão, diversos carros elétricos pegaram fogo após ficarem encharcados pela água da enchente, isso porque a água salgada corrói a bateria e gera um curto-circuito, que inflama os solventes inflamáveis e outros componentes.

Para evitar este tipo de incidente, o professor e sua equipe estão trabalhando em um novo tipo de bateria com uma tecnologia que pode evitar incêndios em veículos elétricos.

As chamadas baterias à base de água estão sendo construídas em diversos laboratórios ao redor do mundo, com a grande vantagem de utilizarem diversos sais diluídos em água, como eletrólito, eliminando os solventes altamente voláteis utilizados nas baterias de lítio atuais. Entretanto, os projetos de baterias com eletrólitos à base de água têm apresentado uma produção de energia baixa, além de instabilidade, crescimento de estruturas metálicas nocivas no eletrodo negativo, que recebem o nome de dendritos, e também corrosão.

Baterias podem ser mergulhadas dentro da água salgada

Agora, a equipe do professor conseguiu utilizar íons metálicos naturalmente encontrados na água do mar, como potássio, sódio, cálcio e magnésio, para compor o eletrólito. Isso gerou uma bateria à base de água de cátion duplo, que armazena mais energia.

Essa implementação permitiu ainda superar a lentidão no carregamento, algo que acontecia muito nos projetos anteriores de baterias de cátion único. Na verdade, o pequeno protótipo desenvolvido pela equipe atingiu uma carga total em três minutos de carregamento.

O elemento principal da nova bateria, no entanto, não é somente a água salgada utilizada como eletrólito, mas uma superfície nanoengenheirada, composta por uma floresta de relevos de uma liga de zinco e cobre, e depois recoberta com uma camada protetora de óxido de zinco.

A superfície controla as reações eletroquímicas do componente, gerando uma maior estabilidade e velocidade de carregamento, além de evitar a expansão dos dendritos, que geram curtos-circuitos, inutilizando a bateria.

Segundo o professor, essas baterias, utilizando os novos materiais que a empresa desenvolveu, permanecem seguras mesmo se forem utilizadas inadequadamente ou mergulhadas em água salgada. O projeto de bateria à base de água pode ajudar a melhorar a tecnologia dos carros elétricos, transformando-s em uma forma confiável e segura de viajar.

Veículo elétrico pegou fogo durante carregamento no ano passado

O carro elétrico da China Wuling Hongguang Mini EV, campeão de vendas no país, já foi considerado livre de incêndios devido às suas baterias de LFP que não são propensas a explodir ou incendiar. Entretanto, em agosto passado, essa fama foi comprometida quando um desses carros elétricos utilizados para test-drive começou a pegar fogo enquanto carregava.

Os bombeiros chegaram ao local rapidamente e o incêndio do carro elétrico foi controlado sem muito esforço.

Nas fotos divulgadas, é possível observar que o modelo teve sua frente toda consumida pelo fogo, já que a porta de carregamento fica localizada na grade dianteira do modelo.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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