Com um fundo criado anos 90, a Noruega têm um patrimônio de trilhões economizados para as gerações futuras
[supsystic-social-sharing id=’1′]Em tempos de crise na indústria do petróleo, a Noruega e seus cidadães poderiam estar desesperados, com caos em todo país e sua economia indo para o fundo do poço, isso se levarmos em conta que 25% do Produto Interno Produto advém da exploração de combustíveis fósseis. Mas por incrível que pareça, por lá ninguém sabe o que é crise, pelo menos não é sentida como em outros continentes. Mas por que isso não acontece por lá?
Muito simples! A partir de 1990 a Noruega iniciou o Fundo do Petróleo (“Oljefondet”), como objetivo de poupar recursos da exploração do petróleo para assegurar a qualidade de vida de seus cidadães no futuro. Este modelo serviu de modelo para a criação de um programa similar aqui no Brasil para o pré-sal.
Além de ser genial, este é o maior fundo soberano do planeta, e “pertence ao povo e para o povo”. Em outras palavras, esse dinheiro jamais pode ser tocado por políticos de alto escalão por questões levianas, há critérios rigorosos, onde a transparência e controle são fundamentais. Se você ir nas ruas e perguntar a um norueguês sobre o este fundo, ela vai dizer o seguinte:” Fundo foi criado para beneficiar os nossos filhos, e também os filhos dos nossos filhos”. Vejam abaixo o vídeo abaixo, depois continuem a leitura:
- Capacitação Gratuita! Sanepar oferece curso gratuito de encanador para profissionais que desejam aprimorar suas técnicas
- Governo Lula quer emitir dívida na China: plano inédito com impacto no futuro econômico do Brasil
- Lucro da Petrobras! Empresa entra no top 5 das petroleiras mais lucrativas do trimestre com resultados espetaculares; atrás de Aramco, ExxonMobil e Shell
- Poluição mais perigosa dos carros realmente vem do cano de escapamento? Nova pesquisa revela fonte surpreendente e negligenciada de poluição dos carros
Escândalos de corrupção na Petrobras, deixou o governo da Noruega em estado de alerta
Eles presam tanto pelo seu fundo soberano que em 2016, motivados e receosos pela repercussão dos escândalos de corrupção na Petrobras “no Brasil”, que o conselho de ética do país solicitou que o fundo da estatal ficasse em observação. A cadeia de controle da Oljefondet funciona da seguinte forma: O Ministério das Finanças controla este fundo mas quem gerencia é o Banco Central da Noruega.
O conceito norueguês é muito simples e clara: O dinheiro da gerado aplicado do fundo só pode ser mexido em circunstâncias muito especiais e apenas em cima dos rendimentos em uma taxa máxima de 4% por ano. Por incrível que pareça, isso nunca aconteceu desde que o fundo foi criado. Isso mantem um sociedade com direitos iguais e economia estável.