North Star quer dinamizar refino de ouro no Brasil e trazer alternativas comprometidas com as práticas ESG para a produção na mineração do Pará

Ruth Rodrigues
por
-
23-04-2022 11:57:14
em Mineração
Após anunciar a sua chegada ao Pará neste ano, a companhia North Star afirma que irá mudar o nível do refino de ouro no Brasil, com práticas ESG e uma produção mais eficiente dentro do ramo da mineração no território nacional Companhia North Star garante mudar o refino do ouro usando práticas ESG em sua nova fábrica de mineração. Foto: iStock




Após anunciar a sua chegada ao Pará nesse ano, a companhia North Star afirma que irá mudar o nível do refino de ouro no Brasil, com práticas ESG e uma produção mais eficiente dentro do ramo da mineração no território nacional

Até esse sábado, (23/04), a construção do seu prédio central no Pará ainda não havia sido finalizada. No entanto, a companhia North Star comentou recentemente sobre suas expectativas para sua chegada à mineração no Brasil. Assim, a empresa afirmou que irá mudar os níveis de refino de ouro, com o uso de práticas ESG e uma alta modernização na produção, garantindo o melhor produto final para os clientes.

Refino de ouro da North Star no Pará terá uma série de alternativas para tornar a produção na mineração altamente valiosa e sustentável, com a adoção de práticas ESG

A North Star é uma empresa especializada no refino de metais preciosos e conta com filiais em todo o mundo, chegando agora à mineração no Brasil, uma vez que está desenvolvendo sua planta de produção e refino do ouro no estado do Pará. Assim, a empresa afirmou que pretende trazer padrões de qualidade de outro nível para esse processo no território nacional, com práticas ESG, modernização dos processos e ainda mais eficiência na cadeia produtiva. 

Dessa forma, Mauricio Gaioti, presidente da North Star comentou sobre as mudanças: “Antes de iniciarmos o funcionamento, já estamos trabalhando totalmente alinhados e comprometidos com os pilares do ESG. E não olhamos apenas para a preocupação com o meio ambiente, que é óbvia. Vamos propor processos sustentáveis e saudáveis em todas as etapas em que estamos envolvidos, no refino de ouro. E isso vai da seleção dos nossos clientes, passando pela preferência por contratação de mão de obra local, respeitando todas as diretrizes trabalhistas e observando o que mais podemos oferecer. Investindo, por exemplo, na capacitação dessas pessoas, e indo até os investimentos sociais para comunidades carentes em regiões de mineração ou próximas à refinaria.”

Apesar de não ter chegado ainda ao território nacional para o início da produção na mineração, a empresa já conta com o seu prédio central em construção em um ponto entre a baía do Guajará e a avenida Artur Bernardes, no bairro industrial do Tapanã, na capital paraense, que contará com três andares para abrigar os trabalhadores e uma seleção de equipamentos de alta tecnologia para garantir mais eficiência no processo de refino de ouro no Pará. 

Produção e refino de ouro no Brasil garante bons resultados e a empresa irá investir fortemente no segmento ao longo dos próximos anos para garantir ainda mais eficiência na cadeia de produção no Pará

As cadeias produtivas voltadas para o minério do ouro no Brasil são grandes destaques dentro do setor da mineração nacional e o segmento movimenta, anualmente, R$ 14,2 bilhões por ano, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), além de que o país ainda tem uma larga reserva, com muitos projetos em andamento e que podem ser ainda mais expandidos, caso recebam os investimentos necessários. 

Assim, a North Star verificou no Brasil uma ótima oportunidade de crescimento com compromisso ambiental e práticas ESG e irá investir pesado na aquisição de tecnologia de ponta para garantir um refino de ouro de alta qualidade. A companhia já adquiriu  equipamentos de refino e fundição italianos, completamente automatizados, que vão além da eficiência do processo do refino e estão altamente otimizados para garantir mais eficiência na produção, e pretende continuar com as compras neste ano. 

Com isso, o estado do Pará conseguirá não só ser referência no refino de ouro com práticas ESG, mas também um maior desenvolvimento socioeconômico em razão da movimentação de capital que será realizada com o apoio da North Star.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.