1. Início
  2. / Indústria
  3. / Nordeste Export tem lançamento oficial no Complexo de Suape, em Pernambuco
Localização PE Tempo de leitura 3 min de leitura

Nordeste Export tem lançamento oficial no Complexo de Suape, em Pernambuco

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 06/03/2020 às 07:16
Atualizado em 07/03/2020 às 14:30
Nordeste Export tem lançamento oficial no Complexo de Suape
Nordeste Export tem lançamento oficial no Complexo de Suape

O evento em Recife acontecerá nos dias 15 e 16 de junho para tratar sobre questões de logística portuária e atividades de exportação envolvendo a Suape

O Centro Administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, sediou nesta terça-feira, dia 3 de março, o lançamento do Fórum Regional Nordeste Export, iniciativa da Una Marketing de Eventos e que fazer parte do Brasil Export, o principal evento de debates sobre o universo logístico-portuário do Brasil.

Leia também

Anfitrião do encontro, o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, alegou que os portos da região Nordeste necessitam mais cooperar do que competir, formando uma unidade com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento nacional. “A melhor forma de evitar guerra é promovendo o comércio”, observou.

O Fórum Regional Nordeste Export será realizado nos dias 15 e 16 de junho, em Recife, e as inscrições gratuitas já podem ser feitas pelo site www.forumbrasilexport.com.br. A programação está sendo definida pelo Comitê Técnico Orientador, que reúne as principais lideranças e especialistas do setor de logística e de infraestrutura portuária dos estados do Nordeste.

Entusiasta da iniciativa, o diretor de Novos Negócios do Complexo de Suape, Luiz Barros, participou de todas as atividades organizadas pelo Fórum e lembrou que a conexão entre as equipes foi feita ainda em 2019, durante a realização do Brasil Export que contou com a presença do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas. “O debate regionalizado sobre o setor, aliado a propostas e reivindicações que possam alavancar a movimentação portuária e o comércio exterior devem ser ações de nosso Comitê. Neste sentido, o Port Community System deve ser instrumento para construção de melhorias e soluções, ao gerar nivelamento de informações entre todos os atores da cadeia logística”.

No auditório do evento estiveram presentes operadores portuários, prestadores de serviço, agentes de carga, gestores públicos e outros profissionais da comunidade portuária do Nordeste. O coordenador do Comitê Regional, Aluísio Sobreira, disse frequentar o Porto de Suape desde a década de 1980 e garantiu que os trabalhos do Fórum terão como principal objetivo demonstrar as qualidades dos estados da região e buscar soluções para os principais entraves de infraestrutura, que há anos prejudicam os proprietários de carga. “Vamos identificar os problemas, abordá-los de forma abrangente e sugerir soluções. Nossa pauta será positiva”.

Antes do lançamento, o Complexo de Suape também sediou a primeira reunião do Comitê Organizador do Nordeste Export. Ao agradecer a presença de membros de vários estados da região, o diretor-presidente da Una, Fabrício Julião, explicou que o fórum será permanente e as atividades planejadas têm como intuito debater de forma clara e honesta as necessidades e particularidades dos embarcadores e dos profissionais dos portos do Nordeste.

Comitês Regionais

O comitê nacional do Brasil Export é coordenado por José Roberto Campos. Ricardo Falcão está à frente do Norte Export, o Sudeste Export é liderado por Henry Robinson e Aluísio Sobreira tem a missão de comandar o fórum do Nordeste. O Sul e o Centro-Oeste Export têm coordenação, respectivamente, de Jesualdo Silva e Cesar Meireles.

Fóruns Regionais

Calendário dos eventos: Norte Export (27 e 28 de abril, Macapá), Sudeste Export (18 e 19 de maio, São Paulo), Nordeste Export (15 e 16 de junho, Recife), Sul Export (3 e 4 de agosto, Curitiba); Centro-Oeste Export (24 e 25 de agosto, Cuiabá).

Fonte: Assessoria Imprensa Brasil Export

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos