Nobreak evita interrupções não planejadas e reduz custos na geração de energia solar conectada à rede de distribuição quanto em modelos isolados
Apesar dos impactos causados pela pandemia, o mercado de energia solar brasileiro segue em crescimento e com excelentes perspectivas. De acordo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), só no ano passado, foram quase R$ 16 bilhões de novos investimentos, com a instalação de cerca de 3.152,9 megawatts (MW) de fonte solar fotovoltaica.
Leia também
- 446 profissionais da construção civil morreram vítimas de acidentes por choques elétricos
- Empresa de transporte busca profissionais de ensino médio, técnico e superior para vagas de emprego em São Paulo
- Instituto de Pesquisa Educação e Tecnologia que trabalha em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis, oferece 70 cursos gratuitos à distância
- L’Oréal, líder global em produtos para cabelos, perfumes, protetores solares e produtos dermatológicos, convoca candidatos sem experiência no RJ e SP para vagas no seu Programa trainee 2021
- Desenvolvedora de softwares para empresas do segmento de logística, transportes e frotistas, está com 30 vagas de emprego para as áreas técnica, comercial, administrativa, marketing e atendimento a clientes
Em razão desse cenário, empresas do setor solar já têm discutido e procurado alternativas visando acompanhar esse crescimento e melhorar o desempenho operacional, aumentar a eficiência energética, evitar interrupções não planejadas e reduzir custos desses projetos.
Nobreak melhora a eficiência dos sistemas de energia solar
Na visão de Pedro Al Shara, CEO da TS Shara, o nobreak é uma alternativa para melhorar a eficiência dos sistemas de energia fotovoltaica, trabalhando paralelamente aos módulos e inversores. Conhecido como fonte de alimentação ininterrupta (UPS), ele entra em ação caso sistema caso a irradiação solar captada seja insuficiente para abastecer o local ou algum agente externo interfira no funcionamento dos sistemas on-grid e off-grid que integram esse ecossistema.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
“Quando não há energia convertida disponível para uso, o modelo on-grid passa a ser alimentado pela rede elétrica pública. Nessa hora, o nobreak fica responsável por filtrar a eletricidade que chega aos aparelhos eletrônicos do local, protegendo-os dos distúrbios como curto-circuito ou sobtensão. Já no sistema off-grid, além de continuar mantendo a rede mais estável e limpa, o nobreak apresenta uma função adicional: ele atua fornecendo a energia necessária, armazenada previamente em suas baterias para garantir o fornecimento em períodos sem sol ou durante a noite”, explica Al Shara.
Além disso, outro ponto importante é lembrar que sistemas de energia desatualizados afetam a operação e aumentam a probabilidade de erros e tempo de inatividade não planejado. “Por isso, instalar uma rede de nobreaks que forneça acesso e suporte instantâneos a informações operacionais críticas, por exemplo, é uma boa estratégia para administrar esses sistemas, em que os impactos derivados dessa carência retardam tanto as ações das empresas como as dos usuários finais”, finaliza Al Shara.
Sobre a TS Shara
Com 30 anos de atuação, a TS Shara é uma empresa nacional, e uma das líderes de mercado e da indústria de alta tecnologia, fabricante de nobreaks e estabilizadores de tensão, protetores de redes inteligentes, sistemas de inversores solar e de telecomunicação. No segmento de baixa e média potência, é hoje uma das maiores e mais produtivas empresas no mercado brasileiro de equipamentos de proteção e energia, oferecendo uma linha completa de produtos que somam mais de 200 itens para atender o mercado SOHO.
Com fábrica em São Paulo, a empresa está presente em todo o país por meio de 250 unidades de assistência técnica, além de revendedores e distribuidores que juntos totalizam mais de 380 canais, além de exportar para mais de 15 países.
Todos os produtos fabricados pela TS Shara passam por um rigoroso controle de qualidade e são homologados em importantes centros de pesquisas e desenvolvimento, como o laboratório da TÜV Rheinland, acreditado pelo Inmetro. A TS Shara possui ainda importantes reconhecimentos, entre eles, o Certificado de Qualidade de acordo com a norma ISO 9001, que a empresa mantém há mais de dez anos.