Neptune Energy anuncia descoberta de gás no prospecto Kyrre, confirmando volumes para o poço de avaliação Ofelia.
A Neptune Energy e seus parceiros divulgaram uma nova descoberta no prospecto Kyrre e confirmaram os volumes para o poço de avaliação Ofelia, ambos localizados na licença PL 929, próximo ao campo de Gjøa, no setor norueguês do Mar do Norte. A Netuno completou bem a avaliação de Ofelia, 35/6-4 ST2, na formação Agat. O volume recuperável estimado está na faixa de 16-33 milhões de barris de óleo equivalente (mmboe).
Além disso, o desvio 35/6-4 A foi perfurado no prospecto Kyrre sobrejacente, resultando em uma nova descoberta de gás. Os recursos recuperáveis estimados estão entre 11-19 mmboe de gás, elevando o volume total recuperável de ambas as descobertas para aproximadamente 27-52 mmboe. A nova achado de gás representa um avanço significativo para a indústria de energia na região.
Descoberta de gás na Grande Gjøa fortalece o potencial de desenvolvimento
O Diretor Geral da Neptune Energy para a Noruega e o Reino Unido, Odin Estensen, enfatizou: ‘ Confirmar o volume de Ofelia, bem como fazer outra achado de gás nas proximidades, fortalece ainda mais a nossa compreensão da área da Grande Gjøa, que é um importante centro de crescimento para os negócios na Noruega. As descobertas duplas permitem um desenvolvimento potencialmente rápido, de baixo custo e baixo carbono.’
-
A nova Reforma Tributária muda o rumo do petróleo e do gás no Brasil e coloca o país diante do maior desafio fiscal da década
-
Petrobras e Equinor vencem leilão no pré-sal da Bacia de Campos, arrematando bloco de Jaspe com maior lance do 3º Ciclo da Oferta Permanente e excedente recorde
-
Com mais de 5.500 km de extensão, 1,4 milhão de barris transportados por dia e ramificações que cruzam metade da Europa, este colosso subterrâneo é o maior oleoduto do mundo e um dos pilares estratégicos da economia russa
-
Entre o ouro negro e o verde da Amazônia: perfuração da Petrobras na Foz do Amazonas divide o Brasil e levanta a questão — progresso ou retrocesso às vésperas da COP30?
Localizadas 23 quilômetros ao norte da plataforma Gjøa operada pela Neptune, Ofelia Agat e Kyrre serão consideradas para desenvolvimento como tie- volta para Gjøa. A Neptune também avaliará se a descoberta de petróleo e gás da empresa Gjøa Nord (Hamlet), com volumes recuperáveis estimados entre 8-24 mmboe, pode ser desenvolvida em conjunto.
A plataforma Gjøa é eletrificada com energia da costa e produz menos da metade da intensidade média de carbono dos campos da Plataforma Continental Norueguesa1.
Diretor de Exploração e Desenvolvimento da Netuno na Noruega, Steinar Meland , disse: ‘A qualidade do reservatório na descoberta de Kyrre é muito boa, o que permite altas taxas de produção. Estamos nos preparando para várias outras oportunidades de exploração interessantes na área, como o poço Cerisa no início do próximo ano.’
Plataforma operada pela Neptune Energy
Os poços 35/6-4 ST2 e 35/6-4 A foram perfurados pela Deepsea Yantai , uma plataforma semissubmersível, de propriedade da CIMC e operada pela Odfjell Drilling.
Os parceiros no projeto incluem a operadora Neptune Energy (40%), Wintershall Dea (20%), Pandion Energy (20%), Aker BP (10%) e DNO (10%)
Perfuração Atividade Europa
Fonte: AtCoMedia. Inc