Energia recuperada em ações realizadas pela companhia somou 782,5 milhões de kWh, que seria capaz de suprir população maior do que a de estados como a Paraíba
As distribuidoras da Neoenergia recuperaram 782,5 milhões de kWh de energia em ações realizadas ao longo de 2021, como inspeções, substituição de medidores e outros equipamentos e regularização de clientes, além do uso de tecnologia para prevenir fraudes. A energia recuperada seria suficiente para abastecer aproximadamente 4,2 milhões de habitantes, mais do que a população de estados como a Paraíba.
Leia também
- Brasil pode ser forçado a “jogar água fora” de usinas e consumir energia térmica: contratação de térmicas exorbitantemente caras causa explosão do preço das tarifas de energia e gera prejuízos para o bolso do consumidor
- Usina Itaipu representa um dos capítulos mais bem-sucedidos da diplomacia brasileira, ao transformar um impasse fronteiriço num marco para a integração e o desenvolvimento do Brasil e Paraguai
- Neoenergia investiu mais de R$ 2 bilhões em obras na Bahia, inaugura três empreendimentos para atender a população e beneficia quase 100 mil pessoas no oeste do Estado
- WEG fecha contrato bilionário com Eletrobras para fabricar 72 turbinas de 4,2 megawatts, incluindo serviços de logística, montagem, comissionamento, operação e manutenção do parque eólico da CGT, no Rio Grande do Sul
As estratégias de prevenção e combate a desvios de energia são executadas nas cinco concessionárias da companhia – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro(SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF). “O nosso objetivo é dar mais segurança e qualidade no fornecimento para todos os nossos consumidores. Utilizamos recursos de automação e data analytics, que nos permitem monitorar e atuar nas nossas áreas de concessão com agilidade, inibindo fraudes que poderiam causar riscos para a população”, afirma Marcelo Fernandez Diretor Serviços ao Cliente da Neoenergia.
A regularização de 76 mil clientes clandestinos resultou em mais de 159 milhões de kWh recuperados
Em 2021, as distribuidoras do Nordeste e a Neoenergia Elektro realizaram 551 mil inspeções, recuperando mais de 404 milhões de kWh. A energia recuperada apenas nessas ações seria suficiente para abastecer uma população maior do que a de uma cidade como Recife (PE). A regularização de 76 mil clientes clandestinos resultou em mais de 159 milhões de kWh recuperados. Além disso, foram substituídos 553 mil medidores obsoletos ou com possível defeito por modelos mais novos.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
As empresas realizaram, ainda, o levantamento e a fiscalização da iluminação pública em mais de 1 milhão de pontos do parque, totalizando uma energia recuperada de 121 milhões de kWh. Um dos recursos utilizados pelas distribuidoras da Neoenergia para isso é a análise de dados, de forma automatizada, a partir de imagens de satélite, que são comparadas com as informações de cadastro. Os sistemas conseguem verificar se o número de postes e a localização deles equivale aos dados que estão catalogados.
A companhia assumiu a gestão da Neoenergia Brasília em março do ano passado e, desde então, a distribuidora já obteve quatro vezes mais energia recuperada do que no mesmo período de 2020. Foram realizadas mais de 46 mil inspeções, com recuperação de 90,1 milhões de kWh, e a concessionária regularizou 23 mil ligações clandestinas. A atuação contínua na iluminação pública levou à recuperação de 8,4 milhões de kWh.
Denúncia anônima
Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia reforça a importância de denunciar fraudes.
As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto nos sites das distribuidoras, na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade.
Ligações irregulares fazem modificações inapropriadas na rede, expondo a população a riscos de choques elétricos por não serem feitas com condições técnicas adequadas. Essas ligações podem interferir ainda na qualidade do serviço para os consumidores. Central de Relacionamento para denúncia anônima:
- Neoenergia Elektro: 0800 701 01 02