Neoenergia demonstra compromisso com a sustentabilidade e inicia os primeiros testes de aerogeradores da usina de energia eólica de Chafariz, na Paraíba, gerando milhares de vagas de emprego.
Um dos maiores grupos privados em energia elétrica do Brasil, Neoenergia, iniciou a fase de testes dos primeiros aerogeradores que fazem parte da usina de energia eólica de Chafariz, no sertão da Paraíba. Ao total, 20 aerogeradores estão a todo vapor na usina, correspondendo a 69,3 MW de capacidade instalada. Os testes foram realizados antecipadamente em relação ao plano de negócios, demonstrando a capacidade da Neoenergia em executar seu plano estratégico e o seu compromisso com a taxa de retorno dos seus projetos. O projeto já gerou mais de 1,4 mil vagas de emprego.
Leia também
Projetos adquiridos no Leilão da Aneel
Os testes dos aerogeradores, na Paraíba, tiveram início após a energização de uma nova subestação e uma linha transmissão adquiridas pela Neoenergia em um leilão de transmissão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no final de 2017 e entregues com antecipação de 21 meses em relação ao prazo contratual do órgão regulador.
A nova subestação, Santa Luzia II, será o ponto de conexão ao Sistema Nacional Interligado (SIN) para a usina de energia eólica na Paraiba. O projeto será ligado a outro empreendimento estratégico para a Neoenergia, o parque de energia solar Luzia, que já teve as obras iniciadas no mês de maio e será o primeiro projeto da empresa para a energia solar centralizada.
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
- Usina brasileira, uma das Maravilhas do Mundo Moderno, desbanca Três Gargantas da China e entra no Guinness Book: 3 bilhões de MWh acumulados, energia para abastecer o mundo por 43 dias
- Mercado Livre de Energia: A revolução que está fazendo as Forças Armadas economizarem milhões e transformando o setor público
- O maior projeto de energia renovável do mundo será maior que 47 países: Com 3.000 turbinas eólicas de até 20 MW e 60 milhões de painéis solares
Usina de energia eólica com capacidade de quase 500 MW
Ao total, o Complexo Eólico Chafariz, na Paraíba, terá 15 usinas, sendo um dos maiores projetos de geração de energia eólica da Neoenergia no Brasil e da Iberdrola na América Latina.
A usina possuirá capacidade instalada de 471,2 MW e terá uma grande parte de sua energia voltada ao Sistema Nacional Interligado e outra ao Ambiente Livre de Contratação (ACL). Serão instalados 136 aerogeradores com capacidade unitária de 3,465 MW, uns dos mais modernos do Mercado, que atualmente estão em fase de comissionamento e montagem.
Mais de 1,4 mil vagas de emprego geradas na Paraíba
A construção da usina de energia eólica na Paraíba teve início no segundo semestre de 2019, antecipada em relação ao plano de negócios da companhia. Foram gerados, durante as obras até agora, mais de 1,4 mil vagas de emprego e 40% desses, foram de mão-de-obra local.
Além de contribuir com a economia através da geração de empregos e renda, a neoenergia tem realizado diversas ações para beneficiar os municípios ao redor de Santa Luzia, como a instalação de placas solares em unidades de saúde, a realização de cursos de capacitação, reforma de escola e apoio à artesãs da comunidade quilombola da Serra do Talhado.