Asas de sucção de 85 pés (aprox. 26 m) são instaladas em navio que transporta suco e reduzem em 10% o uso de combustível. Solução combina inovação e sustentabilidade
Um navio especializado em transportar sucos recebeu uma inovação tecnológica que pode mudar o futuro do transporte marítimo. A empresa espanhola bound4blue instalou com sucesso quatro velas de sucção, conhecidas como eSAILs, no MV Atlantic Orchard. Cada vela tem 26 metros de altura. São as maiores do tipo já montadas em uma embarcação.
O sistema, chamado de WAPS (propulsão assistida pelo vento), ajuda o navio a se mover usando o vento. Isso reduz o uso de combustível e as emissões de gases poluentes.
A instalação das quatro eSAILs aconteceu no Estaleiro Astander, em Santander, na Espanha. O processo foi rápido. Cada unidade foi colocada em menos de um dia.
-
Ranking AnTuTu de julho de 2025: lista revela os 10 com os celulares e tablets Android mais rápidos e poderosos do mercado
-
OpenAI anuncia megaprojeto de data center na Noruega com 100 mil chips NVIDIA — e promete impulsionar a soberania de IA na Europa
-
Nasa acelera plano para instalar reator nuclear na Lua até 2029 após China e Rússia anunciarem base conjunta até 2035
-
US$ 29 bilhões — Elon Musk recebe maior incentivo da história da Tesla em meio a queda nas vendas
Eficiência sem parar o navio
O MV Atlantic Orchard é um navio de bandeira sueca. Ele pertence à empresa Wisby Tankers AB e foi fretado pela Louis Dreyfus Company (LDC).
A instalação foi planejada com cuidado para não interromper as operações do navio por muito tempo. As velas foram colocadas no lugar onde antes havia quatro guindastes de convés.
Segundo a bound4blue, essa tecnologia funciona bem tanto em navios novos quanto em embarcações já em operação. É uma solução confiável e econômica para tornar o transporte marítimo mais ecológico.
José Miguel Bermúdez, CEO e cofundador da bound4blue, explicou que as velas oferecem um caminho fácil e comprovado para operações mais sustentáveis. Ele afirmou que esse projeto mostra como a tecnologia atende às necessidades dos clientes.
“Neste caso, as unidades foram içadas para posições originalmente ocupadas por quatro guindastes de convés, com todo o trabalho elétrico e estrutural, preparação das velas e programação completa da unidade realizados em uma visita coordenada ao estaleiro”, disse Bermúdez.
Economia de combustível e menos emissões
O MV Atlantic Orchard foi construído em 2014 como um graneleiro seco. Em 2020, ele foi convertido para o transporte de sucos. Com a nova tecnologia instalada, a embarcação estará alinhada aos regulamentos ambientais da FuelEU.
Espera-se uma redução no consumo de combustível e nas emissões de gases de efeito estufa após as velas de sucção instaladas.
Navios comerciais costumam usar excesso de combustível, gerando altos custos e muita poluição. Sistemas como o WAPS usam o vento para auxiliar na propulsão, diminuindo a carga do motor e, com isso, o consumo de combustível.
Segundo o comunicado da empresa, a economia esperada pode chegar a 10%, dependendo da rota comercial.
Sistema autônomo, sem carga extra para a tripulação
O sistema também inclui uma tecnologia de controle autônomo. Isso significa que a tripulação não precisa receber treinamento específico nem operar manualmente o equipamento.
O sistema usa sensores para ajustar automaticamente três fatores: rotação do corpo, posição do flap e nível de sucção. Tudo isso permite garantir eficiência e segurança nas operações.
A bound4blue já realizou outras duas instalações de eSAILs neste ano. Essa foi a terceira. A empresa informa que essa tecnologia pode ser usada em vários tipos de navios. Entre eles, estão petroleiros, navios de carga geral e embarcações do tipo ro-ro.
Interesse cresce entre empresas do setor
Os sistemas eSAIL também podem ser aplicados em balsas e graneleiros, tanto novos quanto já em operação. O interesse por essa tecnologia está crescendo. Grandes empresas do setor, como Maersk Tankers e Eastern Pacific Shipping, já fizeram pedidos.
A LDC, responsável pelo fretamento do navio, analisou várias tecnologias para reduzir emissões e melhorar a eficiência. Após essa avaliação, a empresa escolheu o sistema da bound4blue no final de 2023.
Essa decisão reforça a confiança do setor na propulsão assistida pelo vento como solução para um transporte mais limpo.
O MV Atlantic Orchard começará suas operações com as novas velas de sucção em breve, abrindo caminho para mais inovações sustentáveis no transporte marítimo global.
Com informações de Interesting Engineering.