1. Início
  2. / Automotivo
  3. / NADA pode parar a propulsão de parafuso! Movidos com motores a diesel de 120 a 137 cavalos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

NADA pode parar a propulsão de parafuso! Movidos com motores a diesel de 120 a 137 cavalos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 04/07/2024 às 13:17
NADA pode parar a propulsão de parafuso! Movidos com motores a diesel de 120 a 137 cavalos
Imagem: PSG/Divulgação

A propulsão de parafuso, com seu motor inovador, revoluciona a locomoção em terrenos difíceis, provando que nada pode pará-la.

Nos anos 70, uma equipe de cosmonautas aterrissou na Sibéria e esperava um resgate convencional. Para sua surpresa, o salvamento veio em um veículo com dois gigantescos parafusos, como se tivesse saído de um filme pós-apocalíptico. Essa é a mágica da propulsão de parafuso.

A ideia de usar parafusos para locomoção não é nova. No final do século XIX, Jacob Morath desenvolveu uma máquina agrícola nos EUA que usava parafusos para se mover. Ao longo das décadas, várias versões foram criadas, desde locomotivas a vapor até tratores projetados para andar na neve. Mas foi na União Soviética que a propulsão de parafuso encontrou seu verdadeiro lar.

A incrível história da propulsão de parafuso

Na década de 60, a empresa Sasil desenvolveu os primeiros veículos soviéticos com propulsão de parafuso. O modelo mais impressionante, o ZIL 4904, era um monstro de 8,27 metros que podia transportar mais de 9 toneladas. Ele navegava com facilidade pela neve e lama, mas era difícil de transportar em estradas normais.

Para resolver isso, surgiu o ZIL 2906 em 1975. Menor e mais ágil, foi usado por anos para resgatar cosmonautas e suas cápsulas Soyuz na implacável Sibéria. Imagine voltar do espaço e ser resgatado por um veículo tão futurista!

O motor da propulsão de parafuso

A propulsão de parafuso, com seu motor inovador, revoluciona a locomoção em terrenos difíceis, provando que nada pode pará-la.

O coração desses veículos é o motor que aciona os tambores helicoidais. Nos modelos soviéticos, como o ZIL 29061, dois motores foram instalados para melhorar o desempenho. Esses motores são essenciais para converter a potência em movimento rotacional, que é então transformado em locomoção pelos tambores.

Os motores geralmente possuem uma potência significativa, com modelos mais modernos utilizando motores a diesel de 120 a 137 cavalos. Esse tipo de motor é robusto e capaz de gerar o torque necessário para mover os pesados tambores helicoidais através de terrenos difíceis como neve, lama e até água.

A eficiência do motor em diferentes terrenos é notável. Em solos macios, o veículo atinge velocidades de até 45 km/h, enquanto na água pode chegar a 16 km/h. Essa versatilidade é o que torna a propulsão de parafuso tão especial, permitindo a travessia de áreas onde veículos convencionais falhariam.

O futuro da propulsão de parafuso

Apesar de não serem comuns, esses veículos são insubstituíveis em terrenos pantanosos e nevados. A Rússia continua a produzir versões modernas, como o CVM 2901, que é utilizado em operações de petróleo e gás na Sibéria e tem um motor potente que o torna ideal para condições extremas.

A propulsão de parafuso é uma maravilha da engenharia que prova que, em terrenos difíceis, nada pode pará-la. Desde resgatar cosmonautas até aplicações industriais, esses veículos mostram que a inovação pode superar qualquer obstáculo. E aí, o que você achou dessa tecnologia revolucionária?

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x