Investimento em EVs: GM está gastando US$ 7 bilhões, a Honda está ajudando a construir uma fábrica de US$ 4,4 bilhões e a gigante Ford está investindo mais de US$ 11,4 bilhões!
Na contramão de suas concorrentes Ford, GM e Honda, a Stellantis, detentora da produção de 16 marcas de automóveis, incluindo Jeep, Chrysler e Dodge, confirmou que está fechando uma fábrica de montagem em Belvidere, que fabrica o Jeep Cherokee SUV. A unidade emprega cerca de 1.350 trabalhadores que serão demitidos quando a instalação for fechada até o final de fevereiro.
Em um comunicado que a montadora disse a Reuters, Stellantis culpou o encerramento da fábrica pelo alto custo de eletrificar seus carros! “Nossa indústria foi afetada negativamente por uma infinidade de fatores, como a atual pandemia de COVID-19 e a escassez global de microchips, mas o desafio mais impactante é o aumento do custo relacionado à eletrificação do mercado automotivo”, afirma a empresa, acrescentando que está explorando outros usos para a fábrica e que está tentando encontrar empregos para os trabalhadores que está demitindo.
“A empresa também está trabalhando para identificar outras oportunidades para reaproveitar a instalação de Belvidere e não tem detalhes adicionais para compartilhar no momento”, disse Stellantis.
-
2 carros ‘inquebráveis’ da Toyota e Honda que o brasileiro ama e continuam valorizados mesmo anos após o uso
-
Moto da Honda faz 45 km/l, tem sistema que desliga sozinha no trânsito e custa menos que muita bicicleta elétrica no Brasil; conheça a Honda Elite 125
-
Top 5 carros automatizados baratos e econômicos disponíveis no mercado de usados: modelos de até R$ 50 mil da Fiat, Volkswagen e Renault
-
Motoristas poderão evitar a apreensão do veículo pagando IPVA atrasado com Pix no momento da abordagem neste estado brasileiro
Stellantis está gastando bilhões em veículos elétricos
Mas é isso mesmo? Seria cômico se não fosse trágico! Uma das maiores montadoras do mundo está dizendo que precisa fechar uma fábrica indefinidamente por causa de quanto está custando a eletrificação? Essa afirmação é muito ousada, especialmente porque vem de uma empresa que está na corrida das três gigantes montadoras americanas para mudar suas linhas de gasolina para baterias.
As coisas não batem, recentemente a Stellantis disse que investirá mais de 30 bilhões de euros (US$ 31,6 bilhões) até 2025 na eletrificação de sua linha de veículos. Também disse que espera que os EVs comíbam 100% de suas vendas na Europa e 50% nos Estados Unidos até 2030.
Outra vertente é o fato da Stellantis ter prometido alguns Jeeps eletrificados, e é difícil entender porque esta fábrica não poderia desempenhar um papel na fabricação desses veículos, pelo menos um dos quais será lançado no próximo ano.
Isso não quer dizer que a Stellantis não esteja gastando muito em EVs – prometeu dividir uma conta de até US $ 3 bilhões com a Samsung para uma fábrica de baterias em Indiana e está investindo US $ 4,1 bilhões em uma instalação semelhante localizada no Canadá, desta vez com LG.
Outras multinacionais da indústria automotiva como a GM, está gastando US$ 7 bilhões em uma de suas três Fábricas de baterias de veículos elétricos em andamento, a Honda está ajudando a construir uma fábrica de US$ 4,4 bilhões em Ohio (e gastando mais US$ 700 milhões para reequipar as instalações existentes) e a gigante Ford anunciou que está construindo três locais relacionados a veículos elétricos com um preço de mais de US$ 11,4 bilhões.
É muito cedo para dizer se os EVs vão se tornar um bode expiatório comum se a indústria automobilística continuar realizando demissões, mas agora temos a Stellantis culpando o mercado de eletrificação e colocando o sustento de milhares de pessoas como o custo do futuro.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.