1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Multinacional WEG lança maior aerogerador de energia eólica do Brasil, com potência de 7MW e que pode fornecer energia mesmo sem vento. Será uma máquina com tecnologia de ponta e de montagem mais fácil
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Multinacional WEG lança maior aerogerador de energia eólica do Brasil, com potência de 7MW e que pode fornecer energia mesmo sem vento. Será uma máquina com tecnologia de ponta e de montagem mais fácil

Escrito por Sabrina Moreira Paes
Publicado em 05/07/2022 às 17:54
Atualizado em 06/07/2022 às 00:07
WEG aerogerador montagem energia eólica tecnologia
Aerogerador projetado pode gerar até 7MW e é de fácil montagem | Foto: Canva Pro

Aerogerador projetado pela WEG é mais eficiente e promete melhor rendimento na produção de energia eólica

A multinacional WEG anunciou nessa segunda-feira (4) que vai lançar uma plataforma com o maior aerogerador do Brasil em operação. Segundo a empresa, o dispositivo terá 7MW de potência e 172 metros de diâmetro para gerar energia eólica. É considerado ainda mais potente e com capacidade de trazer maior rendimento para os parques eólicos.

O equipamento inovador vai ser produzido na fábrica de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, local onde a WEG tem grande atuação, e será instalado até 2024 em diversos locais do Brasil. A empresa destaca que o aerogerador poderá fornecer energia reativa mesmo sem vento e ainda permitirá a montagem de modo mais fácil. Saiba mais na matéria de hoje.

Entenda um pouco mais sobre o funcionamento do aerogerador na produção de energia com o vídeo abaixo

O aerogerador usa energia obtida pela cinética dos ventos | Reprodução — YouTube: Plataforma de Energias Renováveis Oak Energia

A empresa já teve sucesso com aerogeradores menores e agora quer alcançar ainda mais eficiência

A empresa WEG está em contínuo crescimento e sempre buscando novas formas de ganhar destaque no mercado de energia renovável. O investimento em energia eólica também mostra o comprometimento da multinacional com o meio ambiente e o empenho para usar tecnologia a favor da geração de energia limpa.

O Diretor Superintendente de Energia da WEG, João Paulo Gualberto da Silva, aponta que a empresa já teve sucesso em projetos anteriores com um parque eólico de 2.1 MW e 650MW operacionais. Além disso, a multinacional já conta com uma plataforma de 4.2 MW, onde chegou a comercializar em torno de 1.000 MW. Com o novo aerogerador de 7MW, a expectativa é dobrar a capacidade de geração.

“Assim como nas demais plataformas, o conceito principal do design do aerogerador de 7 MW é ser um equipamento que alie competitividade com confiabilidade e facilidade de operação e manutenção, o que maximiza a produção de energia e o retorno sobre investimento aos clientes, além de trazer novas oportunidades de negócios para clientes brasileiros e também em outros países”.

WEG em comunicado oficial (2022).

Novo aerogerador da WEG tem características especiais para produção de energia eólica e pode fornecer energia até sem vento

Buscando abranger maior quantia do mercado de energia eólica, a WEG desenvolveu um novo modelo de aerogerador, diferente daqueles usados na plataforma de 4,2 MW atualmente. Além de ser maior e ter mais potência (7 MW), o novo modelo tem uma tecnologia de acionamento Medium-Speed Geared (MSG), associada a conversor de potência plena. Isso implica em uma conexão mais suave à rede elétrica, prolongando a durabilidade do equipamento e reduzindo as chances de problemas.

O equipamento também é flexível e permite adaptação com diferentes códigos de rede no Brasil, além da capacidade de fornecer energia reativa mesmo sem vento, expandindo as possibilidades. Ademais, o aerogerador facilita o processo de montagem por meio de modularidade, o que é muito útil em terrenos irregulares.

Produção das torres e do aerogerador vai acontecer no Brasil e a previsão de instalação é até 2024

Outro fator muito interessante é que o processo de fabricação das torres e do aerogerador inédito vai acontecer na fábrica de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, local onde a empresa já atua produzindo equipamentos semelhantes. Além disso, em Jaraguá do Sul fica o centro de monitoramento e análise da frota da WEG no país.

Todo o processo de fabricação será rigorosamente analisado por softwares de inteligência artificial que a WEG possui para detectar defeitos bem como o desempenho dos equipamentos perante as condições do clima. Esse novo protótipo de aerogerador para energia eólica tem previsão de instalação até 2024. A empresa também apontou que, se os testes derem certo, a produção em massa desse novo modelo deve iniciar em 2025.

Sabrina Moreira Paes

Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com MBA em marketing pela USP. Possui mestrado pela Unicamp e doutorado em andamento na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos