1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Multinacional Ford cria nova empresa com foco na fabricação de carros elétricos
Tempo de leitura 4 min de leitura

Multinacional Ford cria nova empresa com foco na fabricação de carros elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/03/2022 às 13:11
Atualizado em 07/03/2022 às 01:34
Multinacional - Ford - carros elétricos - carros a gasolina - combustão
Nova divisão de carros elétricos da FORD: Imagem: Insideevs/UOL

Visando o crescimento da demanda por carros elétricos, a multinacional Ford criou um plano e uma nova empresa para ajudar no cumprimento desse compromisso      

A multinacional Ford anunciou na última quarta-feira, 2, que está fazendo uma separação do seu negócio de carros à combustão e carros elétricos em duas empresas distintas. Essa nova mudança está ocorrendo em meio a um cenário de transição cada vez mais rápida, onde o destino é um futuro com cada vez mais carros elétricos.

Leia outras notícias relacionadas

Mudanças feitas pela multinacional destacam o seu compromisso com a mobilidade elétrica

Nos últimos dias, surgiram rumores de que a Ford estaria cogitando criar um spinoff de carros elétricos, com intuito de se tornar mais ágil e competitiva, ficando à frente das principais montadoras do mercado, tais como Tesla, GM e Rivian.

Além disso, o objetivo também seria trazer ainda mais recursos de investidores nesse processo de transição dos movidos à combustão aos eletrificados. Porém, essa notícia rapidamente foi desmentida pela marca do Oval Azul.

Em meados de maio de 2021, o CEO da Ford, Jim Farley, apresentou o chamado ‘Plano Ford+’, que consiste na maior oportunidade de crescimento e criação de valor da multinacional desde que Henry Ford deu início à produção do Model T.

Principais premissas da divisão interna da Ford

A Ford Blue terá seu próprio portfólio icônico de carros à combustão da multinacional, que servirá para impulsionar o crescimento e a rentabilidade, reduzindo custos, simplificando operações e melhorando a qualidade dos veículos, além de fornecer recursos de engenharia e fabricação de hardware para toda a Ford.

Já a Ford Model E irá acelerar a inovação e entrega de carros elétricos em larga escala, além de desenvolver software e tecnologias para os serviços de conexão de carros para toda a Ford. Mesmo que a Ford Blue e a Ford Model E funcionem em negócios distintos, compartilharão suas tecnologias e melhorarão as práticas relevantes que possam ajudar a alavancar a escala e demanda de carros.

Ambas ajudarão a acelerar o plano Ford+ de destravar o crescimento, criando valor aos acionistas da multinacional. A expectativa é de que os carros elétricos representem metade do volume global até o ano de 2030.  

Conheça a Ford Blue e a Ford Model E

Com o anúncio de que a partir de agora modelos à combustão e eletrificados serão separados e organizados em duas empresas distintas, porém estrategicamente dependentes uma da outra, agora abre-se espaço aos automóveis Ford Blue e Ford Model E, que fazem parte do novo negócio Ford Pro. Essa separação ajudará a colocar todo o potencial do plano Ford+ na prática, dando impulso ao crescimento da marca no atual mercado automotivo, que está cada vez mais competitivo. Segundo Farley, a multinacional Ford fez grande progresso em um pequeno período de tempo.

Ele disse ainda que seus lançamentos globais, o F-150 Lightning e o Mustang Mach-E, carros elétricos de ponta, estão além dos padrões, sem falar no aumento na demanda pelos dois modelos elétricos. Farley concluiu dizendo que a Ford Model E será o centro de inovação e crescimento da multinacional, com uma super equipe dos melhores talentos de software, elétricos e automotivos do mundo, levando às novas gerações de clientes da Ford uma nova experiência digital com os incríveis carros elétricos da marca.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos