Após 40 anos de mercado, as fabricantes de veículos Volkswagen e Fiat, encerram o ciclo dos dois carros mais vendidos no país e dá adeus ao Gol e ao Uno
A maior fabricante de veículo do planeta Volkswagen acaba de aumentar o preço do queridinho dos brasileiros. O Gol, antes sinônimo de carro popular, agora ultrapassa os R$ 90 mil com facilidade em sua versão topo de gama, equipada com motor 1.6 e câmbio automático e todos os opcionais — na variante de entrada, os valores beiram os R$ 70 mil.
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A montadora alemã não explicou o motivo do novo aumento de preço de seus automóveis, mas a crise de falta de semicondutores e a proximidade com a aposentadoria do hatch, podem ser os principais motivos que levaram a Volkswagen a fazer o reajuste.
Além do Gol, o hatch queridinho dos brasileiros, outros carros que, em tese, seriam de entrada dentro da gama da Volkswagen também receberam um grande aumento nos preços.
Conforme pode ser visto na tabela abaixo, o Voyage – sedã do Gol, agora parte de R$ 79.590, enquanto a picape compacta Saveiro parte de R$ 73.390 na versão de cabine simples.
Confira abaixo os novos preços de Gol, Voyage e Saveiro
Versão | Preço Atual | Preço Antigo | Aumento |
Gol 1.0 MPI | R$ 68.750 | R$ 67.790 | R$ 960 (1,42%) |
Gol 1.6 MPI | R$ 76.290 | R$ 75.250 | R$ 1.040 (1,38%) |
Gol 1.6 MPI AT | R$ 84.550 | R$ 83.390 | R$ 1.160 (1,39%) |
Voyage 1.0 MPI | R$ 79.590 | R$ 78.490 | R$ 1.100 (1,40%) |
Voyage 1.6 MPI | R$ 84.990 | R$ 83.800 | R$ 1.190 (1,42%) |
Voyage 1.6 MPI AT | R$ 92.590 | R$ 91.290 | R$ 1.300 (1,42%) |
Saveiro Robust CS 1.6 | R$ 74.390 | R$ 73.390 | R$ 1.000 (1,36%) |
Saveiro Robust CD 1.6 | R$ 91.690 | R$ 90.390 | R$ 1.300 (1,43%) |
Saveiro Trendline CS 1.6 | R$ 87.090 | R$ 85.890 | R$ 1.200 (1,39%) |
Saveiro Cross CD 1.6 | R$ 113.250 | R$ 111.690 | R$ 1.560 (1,39%) |
Após 40 anos de mercado, as fabricantes de veículos Volkswagen e Fiat, encerram o ciclo dos dois carros mais vendidos no país e dá adeus ao Gol e ao Uno; Fit, Civic, Siena, Doblò, Voyage, Saveiro, Joy, Sandero e Logan, também saem de linha no mercado brasileiro
O Fiat Uno e o Gol da multinacional Volkswagen são os últimos remanescentes da chamada era dos carros populares, que chegaram a responder por 70% das vendas no Brasil. Tecnologicamente defasados, eles já não são mais tão atrativos. Outra questão é que, mesmo mais baratos, os valores também já não são mais atrativos. Outros carros que estão de saída são Fit, Civic, Siena, Doblò, Voyage, Saveiro, Joy, Sandero e Logan.
Uno e Gol são classificados como “carros populares”, que são os mais baratos de cada marca, já não têm preços tão atrativos. Tecnologicamente defasados, não têm condições de receber melhorias em segurança e eficiência energética.
No próximo ano, a legislação estabelece índices menores de emissão de poluentes para todos os novos carros produzidos no País. Em 2024, todos terão de sair de fábrica com controle eletrônico de estabilidade (ESP). O sistema atua nos freios e evita que o motorista perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo maior segurança.
Por igual razão e 2013 a montadora Volkswagen aposentou a Kombi, aos 56 anos. O Gol, hoje com 41 anos, ainda é o mais vendido da marca (empatado com o T-Cross), mas não tem a mesma representatividade que tinha nos 27 anos em que foi líder de mercado, de 1987 a 2014.
Com 51 mil unidades vendidas neste ano – 67% para frotistas – a aposentadoria do Gol deve ocorrer em 2022. Já o Uno deve sair de linha ainda este ano. Ele vendeu 19,3 mil unidades – 97% para frotistas. O desafio será posicionar a imagem diante de pessoas acostumadas a buscar um carro popular.