Após 40 anos de mercado, as fabricantes de veículos Volkswagen e Fiat, encerram o ciclo dos dois carros mais vendidos no país e dá adeus ao Gol e ao Uno
A maior fabricante de veículo do planeta Volkswagen acaba de aumentar o preço do queridinho dos brasileiros. O Gol, antes sinônimo de carro popular, agora ultrapassa os R$ 90 mil com facilidade em sua versão topo de gama, equipada com motor 1.6 e câmbio automático e todos os opcionais — na variante de entrada, os valores beiram os R$ 70 mil.
Leia também
- Ford, a multinacional fabricante de veículos, convoca para 80 vagas no curso gratuito e online em parceria com Senai Bahia
- Volkswagen, Bosch, Nissan, USP e UNICAMP estudam tecnologia com etanol e realizam o sonho do carro elétrico rodar sem bateria
- Multinacional sueca em parceria com a Volkswagen desenvolve a primeira bateria de níquel, manganês e cobalto 100% reciclada, que veio para ‘salvar’ o grande fantasma dos carros elétricos no mundo
- Icônico Fusca Volkswagen, fabricado em 1955, é achado após 52 anos em ferro velho e custa mais de R$ 391 mil
- Multinacional Volkswagen lança a nova Kombi, o clássico que permaneceu em produção até 1975 aqui no Brasil terá um sucessor elétrico!
- Após a Ford anunciar o fim da Troller no Brasil, americanos descobrem que a multinacional fabricante de veículos preparava Troller com motor Ranger Raptor e câmbio de Mustang
A montadora alemã não explicou o motivo do novo aumento de preço de seus automóveis, mas a crise de falta de semicondutores e a proximidade com a aposentadoria do hatch, podem ser os principais motivos que levaram a Volkswagen a fazer o reajuste.
Além do Gol, o hatch queridinho dos brasileiros, outros carros que, em tese, seriam de entrada dentro da gama da Volkswagen também receberam um grande aumento nos preços.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Conforme pode ser visto na tabela abaixo, o Voyage – sedã do Gol, agora parte de R$ 79.590, enquanto a picape compacta Saveiro parte de R$ 73.390 na versão de cabine simples.
Confira abaixo os novos preços de Gol, Voyage e Saveiro
Versão | Preço Atual | Preço Antigo | Aumento |
Gol 1.0 MPI | R$ 68.750 | R$ 67.790 | R$ 960 (1,42%) |
Gol 1.6 MPI | R$ 76.290 | R$ 75.250 | R$ 1.040 (1,38%) |
Gol 1.6 MPI AT | R$ 84.550 | R$ 83.390 | R$ 1.160 (1,39%) |
Voyage 1.0 MPI | R$ 79.590 | R$ 78.490 | R$ 1.100 (1,40%) |
Voyage 1.6 MPI | R$ 84.990 | R$ 83.800 | R$ 1.190 (1,42%) |
Voyage 1.6 MPI AT | R$ 92.590 | R$ 91.290 | R$ 1.300 (1,42%) |
Saveiro Robust CS 1.6 | R$ 74.390 | R$ 73.390 | R$ 1.000 (1,36%) |
Saveiro Robust CD 1.6 | R$ 91.690 | R$ 90.390 | R$ 1.300 (1,43%) |
Saveiro Trendline CS 1.6 | R$ 87.090 | R$ 85.890 | R$ 1.200 (1,39%) |
Saveiro Cross CD 1.6 | R$ 113.250 | R$ 111.690 | R$ 1.560 (1,39%) |
Após 40 anos de mercado, as fabricantes de veículos Volkswagen e Fiat, encerram o ciclo dos dois carros mais vendidos no país e dá adeus ao Gol e ao Uno; Fit, Civic, Siena, Doblò, Voyage, Saveiro, Joy, Sandero e Logan, também saem de linha no mercado brasileiro
O Fiat Uno e o Gol da multinacional Volkswagen são os últimos remanescentes da chamada era dos carros populares, que chegaram a responder por 70% das vendas no Brasil. Tecnologicamente defasados, eles já não são mais tão atrativos. Outra questão é que, mesmo mais baratos, os valores também já não são mais atrativos. Outros carros que estão de saída são Fit, Civic, Siena, Doblò, Voyage, Saveiro, Joy, Sandero e Logan.
Uno e Gol são classificados como “carros populares”, que são os mais baratos de cada marca, já não têm preços tão atrativos. Tecnologicamente defasados, não têm condições de receber melhorias em segurança e eficiência energética.
No próximo ano, a legislação estabelece índices menores de emissão de poluentes para todos os novos carros produzidos no País. Em 2024, todos terão de sair de fábrica com controle eletrônico de estabilidade (ESP). O sistema atua nos freios e evita que o motorista perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo maior segurança.
Por igual razão e 2013 a montadora Volkswagen aposentou a Kombi, aos 56 anos. O Gol, hoje com 41 anos, ainda é o mais vendido da marca (empatado com o T-Cross), mas não tem a mesma representatividade que tinha nos 27 anos em que foi líder de mercado, de 1987 a 2014.
Com 51 mil unidades vendidas neste ano – 67% para frotistas – a aposentadoria do Gol deve ocorrer em 2022. Já o Uno deve sair de linha ainda este ano. Ele vendeu 19,3 mil unidades – 97% para frotistas. O desafio será posicionar a imagem diante de pessoas acostumadas a buscar um carro popular.