1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Multinacional fabricante de veículos Volkswagen aumenta o preço do Gol; sinônimo de carro popular dispara e ultrapassa os R$ 90 mil
Tempo de leitura 4 min de leitura

Multinacional fabricante de veículos Volkswagen aumenta o preço do Gol; sinônimo de carro popular dispara e ultrapassa os R$ 90 mil

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 12/04/2022 às 19:53
Atualizado em 03/06/2022 às 13:59
volkswagen - Gol - Voyage - saveiro - preço - Fiat - ford - produção
Gol sendo montado em fabrica da Volkwagen
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Após 40 anos de mercado, as fabricantes de veículos Volkswagen e Fiat, encerram o ciclo dos dois carros mais vendidos no país e dá adeus ao Gol e ao Uno

A maior fabricante de veículo do planeta Volkswagen acaba de aumentar o preço do queridinho dos brasileiros. O Gol, antes sinônimo de carro popular, agora ultrapassa os R$ 90 mil com facilidade em sua versão topo de gama, equipada com motor 1.6 e câmbio automático e todos os opcionais — na variante de entrada, os valores beiram os R$ 70 mil.

Leia também

A montadora alemã não explicou o motivo do novo aumento de preço de seus automóveis, mas a crise de falta de semicondutores e a proximidade com a aposentadoria do hatch, podem ser os principais motivos que levaram a Volkswagen a fazer o reajuste.

Além do Gol, o hatch queridinho dos brasileiros, outros carros que, em tese, seriam de entrada dentro da gama da Volkswagen também receberam um grande aumento nos preços.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Conforme pode ser visto na tabela abaixo, o Voyage – sedã do Gol, agora parte de R$ 79.590, enquanto a picape compacta Saveiro parte de R$ 73.390 na versão de cabine simples.

Confira abaixo os novos preços de Gol, Voyage e Saveiro

VersãoPreço AtualPreço AntigoAumento
Gol 1.0 MPIR$ 68.750R$ 67.790R$ 960 (1,42%)
Gol 1.6 MPIR$ 76.290R$ 75.250R$ 1.040 (1,38%)
Gol 1.6 MPI ATR$ 84.550R$ 83.390R$ 1.160 (1,39%)
Voyage 1.0 MPIR$ 79.590R$ 78.490R$ 1.100 (1,40%)
Voyage 1.6 MPIR$ 84.990R$ 83.800R$ 1.190 (1,42%)
Voyage 1.6 MPI ATR$ 92.590R$ 91.290R$ 1.300 (1,42%)
Saveiro Robust CS 1.6R$ 74.390R$ 73.390R$ 1.000 (1,36%)
Saveiro Robust CD 1.6R$ 91.690R$ 90.390R$ 1.300 (1,43%)
Saveiro Trendline CS 1.6R$ 87.090R$ 85.890R$ 1.200 (1,39%)
Saveiro Cross CD 1.6R$ 113.250R$ 111.690R$ 1.560 (1,39%)

Após 40 anos de mercado, as fabricantes de veículos Volkswagen e Fiat, encerram o ciclo dos dois carros mais vendidos no país e dá adeus ao Gol e ao Uno; Fit, Civic, Siena, Doblò, Voyage, Saveiro, Joy, Sandero e Logan, também saem de linha no mercado brasileiro

O Fiat Uno e o Gol da multinacional Volkswagen são os últimos remanescentes da chamada era dos carros populares, que chegaram a responder por 70% das vendas no Brasil. Tecnologicamente defasados, eles já não são mais tão atrativos. Outra questão é que, mesmo mais baratos, os valores também já não são mais atrativos. Outros carros que estão de saída são Fit, Civic, Siena, Doblò, Voyage, Saveiro, Joy, Sandero e Logan.

Uno e Gol são classificados como “carros populares”, que são os mais baratos de cada marca, já não têm preços tão atrativos. Tecnologicamente defasados, não têm condições de receber melhorias em segurança e eficiência energética.

No próximo ano, a legislação estabelece índices menores de emissão de poluentes para todos os novos carros produzidos no País. Em 2024, todos terão de sair de fábrica com controle eletrônico de estabilidade (ESP). O sistema atua nos freios e evita que o motorista perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo maior segurança.

Por igual razão e 2013 a montadora Volkswagen aposentou a Kombi, aos 56 anos. O Gol, hoje com 41 anos, ainda é o mais vendido da marca (empatado com o T-Cross), mas não tem a mesma representatividade que tinha nos 27 anos em que foi líder de mercado, de 1987 a 2014.

Com 51 mil unidades vendidas neste ano – 67% para frotistas – a aposentadoria do Gol deve ocorrer em 2022. Já o Uno deve sair de linha ainda este ano. Ele vendeu 19,3 mil unidades – 97% para frotistas. O desafio será posicionar a imagem diante de pessoas acostumadas a buscar um carro popular.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

Compartilhar em aplicativos