1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Multinacional BorgWarner construirá fábrica de baterias para veículos elétricos em Piracicaba – SP
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Multinacional BorgWarner construirá fábrica de baterias para veículos elétricos em Piracicaba – SP

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/05/2022 às 09:43
BorgWarner - multinacional - veículos elétricos - carros elétricos - fábrica - Piracicaba-SP. -
BorgWarner investe em fábrica de baterias para elétricos em Piracicaba – imagem: Autodata/Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A multinacional BorgWarner construirá uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Piracicaba (SP). O anúncio foi feito 3 meses após a compra da AKASOL, fabricante de baterias

A multinacional BorgWarner anunciou na sexta-feira (13) que desenvolverá uma fábrica de baterias para veículos elétricos no município de Piracicaba (SP), dentro da sua unidade que fabrica componentes para reposição e sistemas de injeção. A informação foi confirmada pelo vice-presidente de aftermarket da multinacional para a América do Sul, Amaury Oliveira, durante entrevista na Autopar 2022. De acordo com o executivo, a empresa adquiriu a Akasol e está desenvolvendo uma fábrica de baterias em SP para equipar os veículos elétricos que serão fabricados na América do Sul e também para exportar.

Entenda os planos da multinacional BorgWarner

A expectativa, de acordo com Oliveira, é que a fábrica de baterias para carros elétricos esteja pronta já no próximo ano. A Akasol é uma fabricante de baterias para carros elétricos fundada em 2008, na Alemanha.

A unidade no Brasil se unirá a uma fábrica dos Estados Unidos e à Gigafactory 1, instalada na Europa desde o último ano. O executivo não divulgou os pormenores do projeto, como o tamanho da unidade em SP, a capacidade de produção e as empresas do setor automotivo que planeja atender. 

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Para avançar no mercado OEM e de reposição, a BorgWarner utiliza dois projetos principais, que são a compra de outras empresas que podem contribuir com seus negócios e também a expansão do seu portfólio. Durante a Autopar deste ano, uma feira de fornecedores do setor automotivo, que é realizada em Pinhais (PR), foram apresentadas novidades para o mercado de reposição, caso das novas linhas de direção e suspensão que atendem a 80% do setor de veículos premium. 

Outros lançamentos apresentados pela multinacional

Bobinas de ignição para mais de 4,5 milhões de veículos, embreagem para veículos pesados, compressores, motores de partidas start-stop nacional e sensores de oxigênio também farão parte dos lançamentos apresentados pela empresa.

A multinacional BorgWarner, além da fábrica de baterias para veículos elétricos em SP, anunciou a mudança na comunicação visual de suas peças para o setor leve de reposição com a unificação de todas as marcas como BorgWarner.

No setor pesado, as marcas serão mantidas, como a Delphi. Oliveira comentou sobre as expectativas para este ano, que a multinacional observa pontos de atenção como o dólar, a alta nos custos e a situação na China, mas que até agora o desempenho no ano é positivo e espera que continue assim nos próximos meses.

BorgWarner compra AKASOL

A BorgWarner e a AKASOL anunciaram em fevereiro deste ano um Acordo de Combinação de Negócios e, na época, o CEO da BorgWarner, Frédéric Lissalde, afirmou que a AKASOL é um excelente ajuste estratégico, pois a multinacional busca continuar expandindo seu portfólio de eletrificação e capitalização a profunda mudança da indústria rumo à implementação de veículos elétricos.

A presença de fabricação da produtora de baterias e a base de clientes em produção estabelecida são complementares à da multinacional e visam acelerar sua presença no mercado de rápida expansão de veículos comerciais e baterias fora de estrada. Sediada em Darmstadt, na Alemanha, a AKASOL desenvolve e produz baterias personalizáveis para ônibus, veículos ferroviários, veículos comerciais e veículos industriais, assim como navios e barcos.

A tecnologia de sistema da empresa é independente de células, disponibilizando uma solução flexível e de baixo custo para clientes de classe mundial. Com mais de 300 colaboradores e três fábricas na Alemanha e uma nos EUA, a empresa acredita que está bem posicionada para capitalizar a grande oportunidade de mercado na América do Norte e na Europa.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos