Multinacional alemã de tecnologia de peças automotivas, a ZF, oferece componentes de 800 volts para obter maior eficiência em veículos elétricos
Eletrônica de potência de carboneto de silício se revela como tecnologia de semicondutor para obter maior eficiência e alcance aprimorado, e a multinacional alemã ZF prepara lançamentos para produção em larga escala para atender fabricantes de veículos elétricos premium na China e na Europa. Procurando emprego? Currículo e carteira de trabalho em mãos para concorrer as 322 vagas de emprego abertas ontem para trabalhar em atividades de manutenção
Leia também
- Consultoria de RH está com mais 1555 vagas de emprego para trabalhos temporários em várias regiões brasileiras
- A turbina a vapor mais potente do mundo deixará as fábricas da General Electric para equipar uma central nuclear
- Empresa brasileira de perfuração contrata para vagas de emprego em Macaé, Bahia e Espírito Santo
- Amaggi com vagas de emprego para Ajudantes, Eletricistas, Mecânicos, Técnicos, Engenheiros neste dia, 16 de março
Fabricantes automotivos em todo o mundo estão respondendo à necessidade de tempos de carregamento mais rápidos para veículos elétricos a bateria, se tratando de veículos elétricos premium e esportivos especialmente, fontes de alimentação de veículos de alta tensão são agora projetados para 800 volts ao invés dos atuais sistemas de 400 volts.
Para atender a demanda, a multinacional ZF, reforça esta tendência de design com o desenvolvimento e produção de componentes correspondentes para a linha de acionamento elétrico. No núcleo está a eletrônica de potência que se utiliza de carboneto de silício como semicondutor.
- Usina de Belo Monte: O gigante da Amazônia que dividiu o Brasil com polêmicas, protestos e um custo bilionário
- Elon Musk aposta bilhões no ‘ouro branco’ brasileiro! Mega Projeto promete revolucionar o mercado e transformar o Brasil na maior potência econômica da América com novo petróleo do século XXI!
- Gigante chinesa desafia Elon Musk no Brasil! ‘Starlink da China’ fecha acordo com governo federal e desbanca empresa do bilionário com promessa de revolucionar mercado de internet via satélite nacional!
- Construção de túnel de 500 MILHÕES é paralisada por conta de desmatamento e cada árvore derrubada custará R$ 100 MIL
“Está se tornando evidente que a arquitetura de 800 volts se estabelecerá em futuros carros esportivos elétricos ou elétricos premium, enquanto a arquitetura de 400 volts permanecerá o padrão no mercado de maior escala e volume”, diz Bert Hellwig, responsável pelo desenvolvimento de sistemas de acionamento elétricos da ZF. “Por anos, fornecemos tecnologia de 400 volts para produção de grande volume e este ano estamos preparando o início da produção para aplicações de 800 volts”.
Tempo de carregamento influencia na eficiência dos veículos elétricos
O tempo de carregamento desempenha um papel importante na facilidade de uso dos veículos elétricos. Para que os carros elétricos se tornem sustentáveis para alcançar distâncias mais longas, a bateria deve ser capaz de atingir sua capacidade quase totalmente carregada em uma hora.
Um problema fundamental do carregamento rápido é a geração de calor por correntes mais altas. Isso requer que o cabo seja mais espesso ou resfriado. A solução é uma arquitetura de fonte de alimentação veicular que foi projetada para maior desempenho desde o início. Por esse motivo, muitos fabricantes de veículo elétricos estão planejando veículos futuros com sistemas mais altos de 800 volts.
Um componente essencial de acionamentos para veículos elétricos é a eletrônica de potência, cuja principal tarefa é converter os diferentes tipos de energia elétrica. “Fornecemos a uma fabricante chinesa o acionamento elétrico completo, incluindo eletrônica de potência, destinado a vários modelos. Para um fabricante europeu de carros esportivos, a multinacional alemã ZF fornece eletrônica de potência para aplicação de alta tensão.” Outros lançamentos de produção premium já estão previstos. “Ao projetar eletrônicos de potência para 800 volts, podemos expandir as sinergias entre carros de passeio e outras aplicações”, diz Hellwig.
A ZF está utilizando uma nova tecnologia de chip pela primeira vez para aplicação em veículos elétricos premium. Ao invés de transistores de silício, são usados componentes de carboneto de silício. A experiência e os conhecimentos obtidos com esta aplicação serão continuamente incorporados no desenvolvimento de volumes de produção mais amplos.