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Mototáxis sob novas regras! Nova lei de trânsito surpreende e propõe regulamentação rigorosa em todo o Brasil — só quem seguir as normas poderá rodar. Entenda o que muda!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/11/2024 às 09:34
Mototáxis sob novas regras! Nova lei de trânsito surpreende e propõe regulamentação rigorosa
Foto: Dall-e
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Nova lei promete regularizar o serviço de mototáxi no Brasil: deputado anuncia projeto com novas regras para mototáxis por aplicativos, visando segurança e regulamentação para profissionais e usuários.

O Projeto de Lei 271/23 traz novas regras para mototáxi e inclui motociclistas entre os que podem ser autorizados a prestar serviço de transporte remunerado individual de passageiros. Se a nova lei for aprovada, condutores de moto poderão atuar no transporte de passageiros por aplicativos em todo o País. O texto altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana, trazendo uma nova lei de regularização de mototáxi.

Saiba o que mudará com o projeto de Lei que dita novas regras para Mototáxi

Atualmente, a lei estabelece que o serviço somente será autorizado pelos municípios aos motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipo B ou superior, ou seja, que podem dirigir veículos de quatro rodas.

O projeto de Lei estende a possibilidade de autorização a pessoas com CNH tipo A, que permite conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas com motos, motonetas, triciclos e ciclomotor, trazendo a regularização de mototáxis.

Para o autor da nova Lei, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), embora a lei já tenha sido alterada às novas modalidades de transporte, como Uber, o texto final ensejou a exclusão da categoria dos motociclistas por um descuido na redação.

Segundo o parlamentar, tal limitação, que exige novas regras para mototáxi, impõe obstáculos não apenas aos motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação na categoria A que almejam realizar a prestação de serviço de transporte de passageiros por aplicativos com motocicletas, mas também aos potenciais usuários do serviço, que nele encontram uma alternativa de custo menos elevado para locomoção.

O Projeto de Lei, que trará regularização de mototáxis, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano, de Viação e Transportes, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Como são as atuais regras para mototáxis?

Hoje, o tema do mototáxi é polêmico. São Paulo (SP), por exemplo, é uma das cidades onde esse tipo de transporte é proibido. Não há regra federal a respeito e o assunto é proibido ou permitido de forma individual por cada uma das prefeituras.

Desde 2017 há projetos de lei para trazer a regularização de mototáxis, mas nunca se chegou a um consenso nacional. Apenas em 2022, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) impôs exigências para a prática nas cidades onde é permitida.

Passou-se a exigir para o desempenho da função de motofrete ou mototáxi que o condutor tenha no mínimo 21 anos de idade e pelo menos 2 anos de habilitação na categoria A. Também é exigido aprovação em “curso especializado, na forma regulamentada pelo Contran”. Por último, o profissional deve estar vestindo colete com elementos retrorrefletidos.

Capacete com viseira ou óculos de proteção específico para motos são exigidos tanto para o motorista quanto para o garupa. Já para a motocicleta, continua-se exigindo que o veículo tenha a famigerada “placa vermelha”, indicando que está registrada como veículo de categoria de aluguel. Além disso, deverão ter protetor de motor ou pernas em caso de queda, popularmente chamado de “mata-cachorro” e antena aparador de linhas, ou corta-pipa.

Manaus avança em novas regras para mototáxi

A Prefeitura de Manaus, representada pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), recebeu, na manhã desta segunda-feira (21/10), na sede do Executivo, representantes e lideranças do setor de motociclistas por aplicativo.

O principal objetivo de reunião foi alinhar demandas, fortalecer a organização da categoria e abrir caminho para elaboração de um projeto de Lei que traga mais segurança, direitos e deveres aos trabalhadores da área.

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Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

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