1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Motor V8 e Propulsor elétrico transforma Chevrolet Corvette em um “Monstro” nas arrancadas, E-Ray é a primeira versão híbrida do clássico supercarro americano
Tempo de leitura 3 min de leitura

Motor V8 e Propulsor elétrico transforma Chevrolet Corvette em um “Monstro” nas arrancadas, E-Ray é a primeira versão híbrida do clássico supercarro americano

Escrito por Geovane Souza
Publicado em 19/01/2023 às 16:57
Motor V8 e Propulsor elétrico transforma Chevrolet Corvette em um Monstro nas arrancadas, E-Ray é a primeira versão híbrida do clássico supercarro americano
FONTE: Chevrolet/Divulgação

Com uma potência total de 654 cavalos, o Chevrolet Corvette E-Ray híbrido acelera de 0 a 96 quilômetros por hora em apenas 2,5 segundos, segundo a montadora

Como a primeira iteração híbrida do icônico supercarro americano, o Chevrolet Corvette E-Ray é um veículo que entrará para a história automotiva. O veículo esportivo elétrico, no entanto, não é tão dedicado a reduzir as emissões quanto a oferecer um alto grau de desempenho. Isso é semelhante à abordagem adotada por outras montadoras, que estão mais preocupadas com a potência do carro.

Com uma potência total de 654 cavalos, o E-Ray Corvette não é o modelo mais potente disponível para a última geração do Corvette. Afinal, o Z06 tem 679 cavalos de potência, apesar da ausência de reforço elétrico integrado. Por ser um híbrido, o E-Ray consegue arrancar com mais fôlego, pois consegue aproveitar o torque rápido que seu motor elétrico proporciona.

Portanto, segundo a Chevrolet, leva apenas 2,5 segundos para ir de 0 a 96 quilômetros por hora (60 milhas por hora), o que é 0,1 mais rápido que o Z06. No entanto, apesar de não ser tão potente quanto a edição mais extrema do Corvette atualmente disponível, o E-Ray tem cerca de 150 cavalos a mais do que a versão padrão do veículo esportivo.

O sistema híbrido é composto por um motor V8 de 6,2 litros que gera 502 cavalos de potência e 65 quilos de torque. Esse motor é o mesmo utilizado pelo Corvette C8, de preço mais acessível, com exceção de que é acoplado a um motor elétrico que gera 162 cavalos de potência, o que resulta em uma potência combinada de 654 cavalos. Há tração apenas nas rodas traseiras, e a caixa de câmbio é automática e conta com 8 velocidades.

Além de ser um veículo elétrico, o Corvette E-Ray está equipado com alguns recursos exclusivos. Tanto os freios de carbono-cerâmica quanto a suspensão magnética que a Brembo produz se enquadram nessa categoria. O corpo é mais largo que o modelo normal em 9,14 centímetros e é um pouco mais largo que o modelo padrão em geral. O para-choque dianteiro também é exclusivo desta variante.

Apesar de já ter sido mostrado, o modelo híbrido ainda não tem data de estreia específica, ainda assim, a tendência é que o esportivo elétrico seja apresentado no segundo semestre deste ano, já como uma linha 2024. Veja no vídeo a seguir os detalhes do novo Corvette E-Ray:

Assim como a Chevrolet apresentou o Corvette E-Ray híbrido, Hyundai também aposta no segmento e irá disponibilizar uma versão com motor elétrico adicional do Kona 2024

Além da Chevrolet, com o anúncio do Corvette E-Ray híbrido, outras montadoras também têm apostado em modelos de carro que combinam motores a combustão com elétricos, a fim de atingirem novos públicos. Um exemplo disso é a Hyundai, que anunciou recentemente uma versão híbrida do SUV compacto Kona, para ser lançado em 2024.

Segundo a empresa, o Hyundai Kona 2024 terá uma versão com motor híbrido de 1,6 litros para clientes interessados em um powertrain elétrico. Este motor, segundo o fabricante do veículo, oferece “excelente aceleração e boa eficiência”. A potência combinada do sistema híbrido, que combina o motor a gasolina de 1,6 litro com um motor elétrico adicional, é de 140 cavalos de potência e o torque é de 27 kgfm.

Geovane Souza

Geovane Souza é especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

Compartilhar em aplicativos