1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Moto elétrica que se adapta ao tamanho de qualquer piloto pode chegar ao mercado
Tempo de leitura 3 min de leitura

Moto elétrica que se adapta ao tamanho de qualquer piloto pode chegar ao mercado

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 20/04/2023 às 11:21
Inovando no mundo das motos elétricas, empresa cria motocicleta que se adapta ao tamanho do piloto
Foto: Royal College of Art

Designer desenvolve nova moto elétrica capaz de mudar o mercado. O novo projeto envolve a criação de uma motocicleta capaz de se adaptar ao piloto de acordo com sua altura.

O mercado de motos elétricas vem ganhando cada vez mais destaque no mundo da mobilidade urbana e, com isso, diversos avanços estão sendo realizados e um que chamou a atenção da mídia nos últimos dias é o desenvolvimento de uma nova motocicleta sustentável que muda de tamanho de acordo com a necessidade do piloto.

Nova moto elétrica poderia “reinventar a roda” se sair do papel

Conceito de moto elétrica que se ajusta ao tamanho dos motociclistas

O novo conceito da motocicleta está sendo desenvolvida pelo designer industrial Zhengxuan Xie. O projeto compõe a graduação de Zhengxuan no Royal College of Art, em Londres, na Inglaterra. Uma das características únicas do projeto é a capacidade da moto elétrica de se ajustar para o tamanho de todos os pilotos, o que pode ser chamado de conceito “Power Inside”.

Chamada de Athena, a moto elétrica pode mudar seu formato e se adaptar para qualquer tamanho do piloto, mudando a altura do assento e outras dimensões. O designer explica que a altura do assento de uma moto elétrica ou convencional é uma das maiores dificuldades para aqueles que necessitam ter uma moto.

Por exemplo, pessoas mais baixas podem ser beneficiadas com este novo conceito, visto que o condutor teria a capacidade para decidir as dimensões da moto, desde que esteja dentro das possibilidades de ajuste. Embora seja um projeto para o futuro, a inovação chamou a atenção do mercado de motos elétricas pelo mundo inteiro.

Além disso, Zhengxuan afirma que o modelo também pode ser uma poderosa máquina. O designer estima que a motocicleta elétrica seria alimentada com uma bateria de 17,7 kWh com capacidade de 51 miliamperes, podendo disponibilizar até 348 volts de energia para o motor.

Moto elétrica do designer Zhengxuan Xie teria funções e estruturas visíveis de última geração

Outro fato interessante sobre a motocicleta Athena é que o veículo expressa funções e estruturas visualmente, o que significa que detalhes como desempenho da bateria, posicionamento do radiador ou para-lamas são exibidos nas partes das carrocerias da moto através de gráficos.

Segundo o Designer Zhengxuan Xie, o material fosco permite que os usuários sintam a força do contorno externo do modelo e, quando se aproximarem dele, possam ver sua estrutura mecânica dentro do veículo ainda mais, para sentir a potência dentro do veículo, que também é continuação do “Power Inside” na personalidade do usuário.

É importante lembrar que o mercado de motos elétricas está conquistando cada vez mais os entusiastas do mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, as vendas de motos elétricas tiveram uma grande expansão em 2022. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) foram comercializadas 7,2 mil motos e scooters movidos a bateria no último ano. Este número mostra um aumento de 2246% em relação ao ano anterior.

Shineray apresenta nova moto elétrica 

A Shineray do Brasil apresentou em março deste ano mais uma opção de moto elétrica ao mercado nacional. O modelo, chamado de Shineray SHE E-Jet, conta com um design diferente, mais moderno, com um conjunto dianteiro dos faróis e uma carenagem que chegam a lembrar detalhes da Triumph. A Shineray SHE E-Jef apresenta um design diferenciado e moderno que dificilmente passa despercebido pelas ruas, sendo este o maior destaque do novo modelo da Shineray.

O novo veículo da marca promete novos detalhes no acabamento e um maior conforto ao piloto. O projeto conta como foco um outro público enquanto aos outros modelos buscavam profissionais do setor de entrega, o novo modelo busca motociclistas que estão em busca de uma alternativa para trocar a moto a combustão pela moto elétrica.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos