O mercado automotivo brasileiro é competitivo, e algumas fabricantes tradicionais e novas enfrentam dificuldades. Conheça algumas montadoras em crise ou com números de emplacamentos preocupantes no acumulado de 2024.
O ano de 2024 revelou um cenário desafiador para diversas montadoras no Brasil. Enquanto algumas celebram recordes de vendas, outras observam seus números de emplacamentos diminuírem consideravelmente, levantando questões sobre seu futuro no competitivo mercado nacional. A situação de algumas dessas montadoras em crise ou com baixo desempenho acende um alerta para suas estratégias.
Analisamos aqui algumas marcas que, pelos dados acumulados de 2024, apresentaram volumes de vendas preocupantemente baixos. Este cenário indica um período de dificuldades ou a necessidade de uma profunda reavaliação estratégica para essas montadoras em crise no país.
Kia: a sul-coreana que luta para repetir o sucesso da “irmã” Hyundai e enfrenta um período difícil
A Kia, montadora sul-coreana do mesmo grupo da Hyundai, não consegue replicar o grande sucesso de sua “irmã” no mercado brasileiro. Mesmo após um ano de grandes investimentos e lançamentos interessantes, 2024 se mostrou um ano difícil para a Kia.
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Com cinco modelos de passeio em linha, incluindo o crossover híbrido leve Stonic (R$ 149.990) e a luxuosa van Carnival (R$ 649.990), a marca registrou 5.211 unidades emplacadas até novembro, ocupando a 23ª posição. A expectativa é de um 2025 melhor para esta que é uma das montadoras em crise de volume.
JAC Motors: longa trajetória no Brasil, mas com baixo impacto e vendas modestas
Operando no Brasil ininterruptamente há mais de 10 anos, a JAC Motors nunca alcançou o mesmo nível de sucesso de novas montadoras chinesas como Caoa Chery, BYD e GWM.
Para sua linha 2025, a JAC possui apenas dois produtos: o subcompacto elétrico E-JS1 (R$ 132.900) e a recém-lançada picape média Hunter T9 (R$ 289.900). Com 1.227 unidades do E-JS1 comercializadas em 2024, a JAC ocupa a 26ª posição, indicando uma das montadoras em crise de consolidação.
Suzuki: grande potencial global, mas vendas limitadas no Brasil por aparente falta de investimento
A Suzuki, montadora japonesa com grande presença na Ásia, tem um potencial de crescimento significativo no Brasil. No entanto, devido a uma aparente falta de investimento local, suas vendas são modestas.
Atualmente, a Suzuki oferece apenas um produto em seu catálogo no país: o jipinho Jimny Sierra, disponível em seis versões, com preços entre R$ 149.990 e R$ 209.990. Até dezembro de 2024, a Suzuki emplacou 1.228 unidades, figurando na 29ª posição e se mostrando uma das montadoras em crise de portfólio.
Subaru: qualidade reconhecida mundialmente, mas com vendas mínimas e desafios de importação no Brasil
A Subaru, japonesa conhecida mundialmente pela confiabilidade e representada no Brasil pela Caoa, enfrenta um cenário complicado. A marca possui apenas um carro disponível para venda: o Forester, e são unidades do modelo 2023 que ainda restam no último lote importado.
Segundo o CEO da Caoa, a Subaru impõe dificuldades na negociação de importação de novos modelos ou de maiores volumes. Em 2024, até novembro, a Subaru emplacou apenas 148 unidades, ocupando a 32ª posição entre as mais vendidas, sendo a última entre as marcas convencionais e uma das montadoras em crise mais severa de volume.