A gigante dos automóveis, Hyundai, suspende totalmente sua produção de veículos na fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo. A planta já teve dois turnos suspensos pela marca e agora ficará totalmente paralisada até o dia 12 de julho
Uma das maiores montadoras do mundo, Hyundai, suspendeu a produção de veículos em sua fábrica em Piracicaba, no interior de São Paulo, que produz carros como HB20 e Creta. A montadora sul-coreana já havia suspendido dois turnos de trabalho, mantendo apenas um em operação, entretanto a falta de chips tornou a situação ainda mais complicada.
Leia também
Semicondutores são os responsáveis pela suspensão de atividades na fábrica
Atualmente, toda a fábrica de Piracicaba está com atividades suspensas, inclusive a produção de veículos. Isso ocorre devido à falta de semicondutores e o prazo previsto para que as atividades normalizem é até o dia 15 de julho. Entretanto, os dois turnos que haviam sido suspensos pela Hyundai na fábrica de Piracicaba anteriormente serão restabelecidos no dia 12 de julho.
Sendo assim, a Hyundai perderá com a paralisação em São Paulo um terço da produção de veículos mensal, o que afetará parcialmente as vendas do HB20 e outros modelos derivados como o SUV Creta, que espera a nova geração.
-
Homem constrói casa com concreto feito de papel reciclado e chama atenção em Portugal; batizada de Porta do Caracol, a moradia reúne painéis solares, jardim vertical e piscina com filtros naturais
-
Adeus ao reboco convencional? Novo material usado em paredes diminui desperdícios e etapas na obra e chama atenção de engenheiros por oferecer aplicação mais rápida e maior eficiência construtiva – conheça as vantagens do gesso liso
-
Noruega vai escavar 3 milhões de metros cúbicos de rocha para abrir túnel marítimo de 1.700 metros, onde navios passarão por dentro de uma montanha em 10 minutos, escapando de trecho que matou mais de 30 pessoas desde 1900
-
Quanto custa fazer uma calçada com piso intertravado em 2026? Veja os preços médios da obra e os gastos extras mais comuns que podem aumentar o orçamento final
A importância da fábrica de Piracicaba
A Hyundai Motor Brasil iniciou oficialmente suas obras em Piracicaba, São Paulo, no dia 25 de fevereiro de 2011. A planta ocupa uma área total de 1.390.00 m² e 130.600 m² desses são de área construída. Na fábrica de Piracicaba, também fica situado o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai no hemisfério sul.
Além disso tudo, há uma pista de testes de 3 quilômetros para que 100% dos veículos produzidos na planta sejam testados. A cidade do interior de São Paulo foi escolhida para esse enorme empreendimento devido à sua boa infraestrutura, mão-de-obra qualificada e também um parque de fornecedores locais já instalados.
Semicondutores seguem interrompendo a produção de veículos de várias montadoras
Em maio, a Nissan, que já havia paralisado a produção de veículos em sua planta em Resende (RJ), devido à pandemia, foi obrigada a fazer outra suspensão dois dias depois da General Motors também anunciar paralisação de trabalho.
As paralisações da Nissan ocorreram por cinco dias no mês de junho, também devido à falta de semicondutores. A fábrica da japonesa em Resende possui aproximadamente 2 mil trabalhadores.
Várias empresas também anunciaram a suspensão de sua produção de veículos, como a Volkswagen que paralisou suas plantas de São Bernardo do Campo, Taubaté, São José dos Pinhais e São Carlos. Outra que também foi obrigada a suspender as produções foi a alemã Mercedes-Benz, que paralisou sua fábrica em Juiz de Fora (MG) e em São Bernardo do Campo (SP).

Seja o primeiro a reagir!