A gigante dos automóveis, Hyundai, suspende totalmente sua produção de veículos na fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo. A planta já teve dois turnos suspensos pela marca e agora ficará totalmente paralisada até o dia 12 de julho
Uma das maiores montadoras do mundo, Hyundai, suspendeu a produção de veículos em sua fábrica em Piracicaba, no interior de São Paulo, que produz carros como HB20 e Creta. A montadora sul-coreana já havia suspendido dois turnos de trabalho, mantendo apenas um em operação, entretanto a falta de chips tornou a situação ainda mais complicada.
Leia também
Semicondutores são os responsáveis pela suspensão de atividades na fábrica
Atualmente, toda a fábrica de Piracicaba está com atividades suspensas, inclusive a produção de veículos. Isso ocorre devido à falta de semicondutores e o prazo previsto para que as atividades normalizem é até o dia 15 de julho. Entretanto, os dois turnos que haviam sido suspensos pela Hyundai na fábrica de Piracicaba anteriormente serão restabelecidos no dia 12 de julho.
Sendo assim, a Hyundai perderá com a paralisação em São Paulo um terço da produção de veículos mensal, o que afetará parcialmente as vendas do HB20 e outros modelos derivados como o SUV Creta, que espera a nova geração.
- Mistério resolvido: Descubra por que o concreto da Roma Antiga durou milhares de anos enquanto o moderno se deteriora rapidamente
- O arranha-céu mais fino de Dubai impressiona: 73 andares e apenas um apartamento de largura em cada andar!
- Brasil negocia Nova Rota da Seda com a China para conectar o país ao maior mercado do mundo; Investimentos do gigante asiático já movimentou mais de R$ 5,8 TRILHÕES DE REAIS!
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
A importância da fábrica de Piracicaba
A Hyundai Motor Brasil iniciou oficialmente suas obras em Piracicaba, São Paulo, no dia 25 de fevereiro de 2011. A planta ocupa uma área total de 1.390.00 m² e 130.600 m² desses são de área construída. Na fábrica de Piracicaba, também fica situado o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai no hemisfério sul.
Além disso tudo, há uma pista de testes de 3 quilômetros para que 100% dos veículos produzidos na planta sejam testados. A cidade do interior de São Paulo foi escolhida para esse enorme empreendimento devido à sua boa infraestrutura, mão-de-obra qualificada e também um parque de fornecedores locais já instalados.
Semicondutores seguem interrompendo a produção de veículos de várias montadoras
Em maio, a Nissan, que já havia paralisado a produção de veículos em sua planta em Resende (RJ), devido à pandemia, foi obrigada a fazer outra suspensão dois dias depois da General Motors também anunciar paralisação de trabalho.
As paralisações da Nissan ocorreram por cinco dias no mês de junho, também devido à falta de semicondutores. A fábrica da japonesa em Resende possui aproximadamente 2 mil trabalhadores.
Várias empresas também anunciaram a suspensão de sua produção de veículos, como a Volkswagen que paralisou suas plantas de São Bernardo do Campo, Taubaté, São José dos Pinhais e São Carlos. Outra que também foi obrigada a suspender as produções foi a alemã Mercedes-Benz, que paralisou sua fábrica em Juiz de Fora (MG) e em São Bernardo do Campo (SP).